Durante muito tempo, o Chevrolet Camaro só aparecia no Brasil em eventos importantes, como o Salão do Automóvel apenas para demonstrar o que a marca é capaz de produzir para os mercados europeu e norte-americano. Um ou outro consumidor mais endinheirado arriscava-se em realizar a importação, independente do modelo que se tornou um verdadeiro ícone da indústria automobilística mundial. Aquele carro dos sonhos que divide o imaginário popular com as Ferraris da vida.
Agora, será diferente. A General Motors irá comercializar o Camaro no Brasil. Será o SS, equipado com motor V8. O esportivo terá transmissão sequencial/automática de seis velocidades, exclusiva da versão SS. Com ela, conforme informa a fábrica, o motorista pode desfrutar do conforto da transmissão automática ou trocar as marchas conforme a sua necessidade, por meio de borboletas atrás do volante, permitindo que o motorista pilote da maneira mais esportiva possível: sem tirar as mãos da direção.
Motor de 400 cv – "O câmbio sequencial, com borboletas no volante, é uma unanimidade hoje. Praticamente todos os superesportivos e até os carros de corrida utilizam esta tecnologia. É um item fundamental, para conseguir aliar em um único carro a agressividade de condução com mais de 400 cv de potência, ao conforto necessário para se rodar também nas grandes cidades", afirma Ronaldo Znidarsis, diretor geral de Vendas e Marketing da General Motors do Brasil.
Além da transmissão de seis marchas de última geração, o Camaro virá com outra importante tecnologia: o desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma longa estrada, o sistema de gerenciamento do motor desliga quatro dos oito cilindros, trazendo ainda mais economia de combustível.
Sob o capô, o Camaro SS virá equipado com o motor V8, longitudinalmente disposto, de 6.2 litros, 16 válvulas. São 406 cv a 5.900 rpm e impressionantes 55,6 kgfm de torque, a 4.200 rpm. Além disso, o Camaro virá equipado com controle de tração, sistema que ajuda o motorista a domar toda essa cavalaria, mas que pode ser desligado, para proporcionar uma condução ainda mais esportiva.
O Chevrolet Camaro, que será apresentado ao público no 26º Salão do Automóvel, evento que será realizado entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro de 2010, já está preparado para as ruas brasileiras. Além de já poder receber nossa gasolina, sua boa altura livre em relação ao solo, de 15,6 cm – só para efeito de comparação, um Chevrolet Agile tem 16 cm -, lhe permite trafegar sem problemas por nossas ruas e estradas. As rodas têm aro 20 e utilizam pneus 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR 20 na traseira.
O preço? Isso a General Motors ainda não divulgou. Provavelmente só será informado aos 45 minutos do segundo tempo, quando o veículo será lançado oficialmente. Por enquanto, o negócio é sonhar.