Cinema

Salão, shows, meio ambiente e super- máquinas

Evento começa nesta quarta e vai até 7 de novembro

Para o grande público – espera-se 600 mil visitantes – o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo abre as portas nesta quarta-feira, dia 27. Mas para a imprensa antecipar o que tem dentro do Anhembi, houve dois dias de cansativas e animadas coletivas com os executivos das principais fábricas de carros do país e do exterior. Sob o forte calor, característica do já cansado e inadequado pavilhão de exposições, que não tem qualquer isolamento térmico, momentos de festa, proporcionados por grandes shows nos estandes, e – lógico – novidades. Supercarros que chegam para disputar espaço em nossas já congestionadas ruas e avenidas.

Para quem não tem condições de embarcar nos carrões – muitos com valores acima dos R$ 100 mil – pelo menos fica a impressão de chegar perto deles. De sonhar. De desejar – um dia, quem sabe, se Deus quiser – ser o feliz proprietário de uma máquina dessas. Uma casa lotérica instalada entre os estandes, sem dúvidas, poderia ser um negócio da China…

E por falar em China, eles vieram com tudo para São Paulo, mostrar como pretendem tomar as ruas brasileiras. Neste caso, vale mais os preços mais competitivos do que investimentos em qualidade. Mas essa é outra história.

Seria impossível colocar numa página de jornal tudo que o Salão oferece. Por isso, o Guarulhos Hoje trouxe um apanhado geral do que as principais fábricas oferecerão nesta edição. Ficou evidente, de uma maneira geral, que existe uma preocupação marcante com o meio ambiente, palavra comum em todas as apresentações. Algumas, como Ford, se adiantaram neste processo e já prometem colocar a venda alguns modelos, como o Fusion Hybrid, que chega por módicos R$ 130 mil.

Confira algumas novidades:

Mercedes – Cuidadosamente preparada pela equipe da AMG, o Mercedes-Benz SLS AMG GT3 faz sua estreia mundial no Salão do Automóvel de São Paulo. O superesportivo inaugura as pistas na temporada de 2011 do GT3.

Chevrolet – A marca da gravata dourada leva ao Salão quatro modelos para os mais diferentes bolsos. Coloca oficialmente a Nova Montana à venda. Destaca o recém chegado sedã Malibu e mostra – em primeira mão -, pelas mãos do mito Emerson Fittipaldi, o novo Omega, que ganha a assinatura Fittipaldi Edition e sairá por R$ 128 mil. Mas a maior estrela ficou mesmo para o esportivo Camaro, que chega por R$ 185 mil. Um valor para poucos, mas bastante atraente ao público que se destina. É o carro com mais de 400 cavalos de potência mais barato no mercado brasileiro. Tem ainda o conceito Aveo RS, o Agile Crossport e o Celta White.

Ford – A Ford tem como principais atrações o Fusion Hybrid, que custará R$ 130 mil, o Novo Edge por R$ 122 mil e a apresentação oficial do seu carro global New Fiesta ao público brasileiro. Tem ainda as atrações internacionais Mustang Shelby, Edge Sport e F-250 Super Duty, pelo novo conceito de utilitário esportivo Explorer América e pelo carro futurista Start.

Fiat – Na comemoração de 35 anos de Brasil, a Fiat expõe 30 carros, mas reserva como destaques os carros conceitos – FCC III, Uno Cabrio e Uno Ecology -; além da nova versão do Uno, a Sporting, que está chegando às concessionárias; e a pré-apresentação do Fiat Bravo, um modelo que deve fazer sucesso no mercado brasileiro.

Volkswagen – A Volkswagen mostra o Novo Jetta, maior e mais esportivo, o Novo Touareg, primeira versão híbrida da marca, Novo Passat, Amarok Cabine Simples, Saveiro Rocket, picape conceito, Gol Rallye, Linha BlueMotion do Fox e Gol, além do L1 Concept, uma proposta para fazer o carro mais econômico do Planeta.

Renault – Pela primeira vez, os brasileiros podem ver o Fluence, sedã médio da marca que vem para substituir o Mégane. A Renault também mostra o show car "Sandero Stepway Concept, além do ZX1, concept-car de linhas futuristas. Ainda tem o Clio, Novo Logan, Sandero Stepway, Grand Tour e duas séries especiais inéditas: o Symbol Connection, e o Sandero GT Line, versão esportiva do hatch compacto premium.

Hyundai – A marca coreana que vem crescendo a passos largos no Brasil apresenta mais um carro que promete ganhar espaços frente a concorrência: o Sonata, médio grande, com um belíssimo design, que custará na faixa de R$ 100 mil. Também mostra o 11º carro conceito da marca, o Nuvis, que incorpora tecnologia de motorização híbrida, uma tendência para o futuro não tão distante.

Nissan – Além dos sete modelos da linha 2011 já comercializados pela marca no país, a Nissan lança o Livina Night & Day e a Frontier Strike. Mas as maiores atenções se voltam para o LEAF – o primeiro carro 100% elétrico a ser comercializado em grande escala no mundo – e o March, o primeiro popular japonês a ser vendido no mercado brasileiro.

JAC – A marca chinesa JAC chega ao Brasil com planos ambiciosos. E sua estreia se dá com o modelo compacto J3, que chegará ao mercado no primeiro trimestre de 2011 por algo em torno de R$ 30 mil. Apresentado nas versões hatch e sedã, tem linhas elegantes e um design moderno.

Audi – A Audi apresenta quatro novos modelos. O maior destaque fica para o compacto Premium A1, que traz um novo conceito na categoria por ter sido criado e desenvolvido pela própria Audi e vir com toda tecnologia dos seus irmãos maiores. Tem também o top de linha Audi A8 que exagera em tecnologia de ponta. A terceira estrela do estande é o Audi RS5, equipado com motor V8 FSI de 450 cavalos. Fechando com chave de ouro, a Audi mostra o superesportivo R8 Spyder, o conversível que atinge velocidade máxima de 313 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

Posso ajudar?