Quem pretende ter um carro em torno de R$ 100 mil, mas não quer saber de sedãs e busca algo de porte, invariavelmente, vai atrás de modelos enquadrados como crossover ou SUV (Sport utilitys). E não faltam opções nessa faixa. Tem os coreanos Hyundai Tucson e i35, Kia Sportage, passando pelo Chevrolet Captiva, VW Tiguan e Mitsubishi Pajero, entre outros. Nesse campo, um vem se destacando, justamente por ganhar mercado ao longo de 2010, primeiro ano da nova versão comercializada no Brasil, quando 18.752 unidades ganharam as ruas. Trata-se do Honda CR-V, avaliado pelo Guarulhos Hoje durante uma semana em sua versão top de linha, a ELX.
Visualmente, o CR-V, tanto na versão LX (4×2) como na EXL (4×4), com os novos capô, grade frontal e para-choques, ficaram bem atraentes. Por dentro, deixa de lado a economia comum em alguns modelos de origem asiática e oferece itens bem interessantes, como espelho com iluminação e um descansa-braço nos bancos dianteiros com tamanho maior e mais ergonômico. Já a versão top de linha avaliada recebeu outros atrativos, como sensor de chuva, maçanetas externas cromadas, acendimento automático do farol baixo e uma roda de liga leve aro de 17 polegadas.
O painel conta com computador de bordo, que oferece informações básicas, como consumo médio e instantâneo, temperatura externa, hodômetro total e dois parciais, autonomia e indicação de porta aberta. Mas ainda é controlado por um botão no centro do painel, cujo acesso não é dos melhores. A versão EXL conta com teto solar elétrico, acabamento do volante e detalhes de portas em couro e controle de som no volante. O modelo possui porta-malas double deck com capacidade para 1.011 litros. Ótimo para dividir bagagens pequenas e as compras do supermercado. Mas quando precisa colocar volumes maiores, há um trabalho a mais.
O preço sugerido do CR-V EXL (4WD) é R$ 102.910,00. Já o LX 2WD sai por R$ 88.410,00.