Lançado no final de 2008, o Fiat Linea chegou com a missão de brigar no disputado mercado dos sedãs médios, ocupando o lugar deixado pela marca ao descontinuar o Marea. Para sair do lugar comum da concorrência, ofereceu diferencias como motores de 1.9 litro ou 1.4 Turbo, além do câmbio automatizado batizado de Dualogic. A estratégia não deu certo e o carro não emplacou. Ficou patinando em vendas e demorou para cair no gosto dos consumidores.
No fim do ano passado, uma nova tentativa de fazer o Linea virar, com a adoção do novo motor 1.8 16V E.TorQ, produzido pela FPT – Powertrain Technologies, que dá ao Fiat Linea mais prazer ao dirigi-lo. O Jornal do Farol Autos avaliou um modelo LX, com câmbio mecânico, durante uma semana, quando percorreu cerca de 500 quilômetros entre estradas e cidade. De cara, deu para perceber que, em termos mecânicos, o carro evoluiu. Aliás, o câmbio mecânico garante muito mais agilidade que o travado Dualogic, que demora demais para responder.
Segundo informa a Fiat, o segredo da eficiência do motor E.TorQ, que apresenta alto rendimento mecânico, está no reduzido peso das peças móveis, visando alto torque, excelente desempenho, redução do nível de ruídos e vibrações, economia de combustível, além de baixos níveis de emissão de poluentes.
Tem capacidade para desenvolver 130 cv de potência máxima rodando com gasolina, e 132 cv, com etanol. O torque máximo de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol) é atingido a 4.500 rpm, o que garante rápidas acelerações e tranqüilidade nas ultrapassagens. O Fiat Linea equipado com este motor chega à velocidade máxima de 190 km/h (gasolina) e 192 km/h (etanol). Na versão LX avaliada, a potência máxima é de 127 cv .
Uma das principais vantagens do Linea frente aos concorrentes é a boa lista de equipamentos de série ou opcionais. Entre seus itens estão presentes recursos como Blue&Me NAV com navegador GPS integrado ao painel do veículo, seis airbags, ar-condicionado automático digital, sensores de estacionamento, chuva e crepuscular, entre outros.
Jogo rápido
Para frente
- Novo motor E.Torq 1.8 16V demonstra muito mais efi ciência que o 1.9 oferecido no lançamento do veículo em 2008;
- Rápido nas respostas, efi ciente nas acelerações;
Estacionado
- Consumo de combustível satisfatório para o porte e desempenho do carro;
- Com câmbio mecânico, mais segurança e menor incômodo, comum na versão com o Dualogic;
Contramão
- Dificuldades para superar primeiras impressões deixadas por versões com motor 1.9 e câmbio Dualogic
A Família Linea
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Linea LX 1.816V Flex (modelo avaliado) R$ 55.450,00;
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Linea LX Dualogic® 1.8 16V Flex R$ 58.430,00;
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Linea HLX 1.8 16V Flex R$ 58.180,00;
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Linea HLX Dualogic® 1.8 16V Flex R$ 61.140,00;
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Linea Absolute Dualogic® 18.16V Flex R$ 67.030,00;
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Linea T-Jet 1.4 16V Turbo Gasolina R$ 71.290,00;
De olho na concorrência
No mercado de sedãs médios, há diversos modelos que fazem frente ao Linea, seja em tamanho, espaço e preços.
Os principais são:
– Chevrolet Vectra
– Honda City
– Honda Civic
– Renault Fluence
– Peugeot 408
– Ford Focus Sedã
– Nissan Sentra
– Citroën C4 Pallas
– Toyota Corolla
– Volkswagen Bora Sedã