O Jornal do Farol Autos esteve durante uma semana com o Novo Gol 1.0, com o pacote Trend. Na verdade, trata-se de um carro bastante básico. Não fosse alguns poucos itens oferecidos por esse pacote, daria para afirmar que se trata de um verdadeiro pé-de-boi, um carro que aguenta bem o tranco do dia-a-dia, mas oferece quase nenhum conforto ao motorista e passageiros.
O desempenho surpreende por se tratar de um 1.0, equipado com o motor EA 111 1.0 l Total Flex, com 72 cv com gasolina e 76 cv usando etanol. Ele responde de maneira mais do que satisfatória no trânsito da cidade, seu habitat natural. Porém, em dias mais quentes, suas limitações – por ser básico demais – são mais sentidas. Sem ar condicionado e direção hidráulica, o motorista vai – literalmente – suar a camisa.
Nesse sentido, questiona-se se compensa economizar tanto para ter um modelo tão espartano. Em um financiamento, de médio ou longo prazo, os valores gastos a mais por esse tipo de equipamento, quase que essenciais nas grandes cidades, onde o trânsito pesado consome boas horas de qualquer um, acabam se diluindo nas prestações. E também vale destacar que o modelo mais básico do Novo Gol está acima de concorrentes diretos. Sem ter nada de opcional, custa a partir de R$ 28.180,00 com quatro portas.
O modelo avaliado contava com o pacote Trend, que significa revestimento das portas em tecido, contagiros, detalhes internos cromados, faróis duplos, aerofólio traseiro, supercalotas, chave canivete, logo "Trend", revestimento diferenciado dos bancos, bancos dianteiros com cobertura lateral dos assentos, regulagem da iluminação do instrumento combinado, preparação para som e antena no teto.