A Chery – primeira chinesa a ocupar espaços no Brasil, mas de forma tímida com o Tiggo, Cielo e Face – quer mexer na parte de baixo da tabela de preços, oferecendo no país o modelo mais barato do mercado. Trata-se do supercompacto QQ, que chega nesta semana por R$ 22.900,00, com um número de equipamentos de série que nunca figuram em nossos populares. Mas ainda deixa nos consumidores a velha pulga atrás da orelha, comum aos produtos chineses. O QQ é equipado com motor 1.1 litro Acteco a gasolina, 16 válvulas, que produz potência de 68 cavalos.
QQ é uma sigla originada por seu significado em inglês (lê-se Quiu Quiu), que – em chinês – significa objeto ou pessoa de muita graça, "fofo", delicado. No Brasil ele será chamado de "Que-quê", remetendo ao som em português das suas letras. Com visual diferenciado e personalidade marcante, o Chery QQ oferece – dentro de suas limitações – conforto, qualidade e segurança por preço competitivo
A Cherry, em seu material de divulgação, tenta pegar o consumidor pela beleza. Vê na frente do QQ, em forma de U, um sorriso. "Os faróis, em forma de gota dágua, integram elegantemente o capô do motor e para-choque dianteiro. Os traços externos apresentam-se em harmonia entre as linhas circulares e quadradas presentes no design do Chery QQ. Além disso, as proteções laterais, para-choques e retrovisores externos são da mesma cor do veículo", apresenta o material.
Carro se apresenta subcompacto em tudo
O QQ conta com rodas aro 13 e pneus 155/65 e se caracteriza por ser um carro pequeno em todos os sentidos. Tem 3.550 mm de comprimento, 1.495 mm de largura, 1.485 mm de altura e distância entre-eixos de 2.340 mm. Destaca-se, porém, pelo bom número de itens itens embarcados neste segmento.
Vem equipado com ar condicionado, direção hidráulica, airbag duplo, faróis de neblina dianteiros e traseiros, vidros, travas e retrovisores elétricos, faróis com regulagem de altura e rádio AM/FM com CD Player MP3 com entrada USB. Além disso, o modelo apresenta painel digital com regulagem de intensidade da luz, o que permite ao motorista uma melhor visibilidade do painel durante a condução noturna.
O Chery QQ conta ainda com limpador e desembaçador traseiro, aviso sonoro do cinto de segurança desatado, luz de aviso de porta aberta e de baixo nível de combustível, além de brakelight e spoiler traseiro como importantes acessórios de segurança e estabilidade, respectivamente.
Para garantir mais conforto a todos os passageiros, o Chery QQ traz apoio para os pés do motorista e assentos traseiros bi-partidos e rebatíveis, o que proporciona maior capacidade no transporte de carga, ampliando o espaço do veículo, além de contar com rack de teto, que facilita o carregamento de objetos e garante um visual jovem.
O apoio para a cabeça nos bancos dianteiros e traseiros é ajustável no sentido vertical, sendo conveniente para os diferentes estilos de condução e garantindo a permanência do conforto. Além disso, o banco do motorista é ajustável manualmente em quatro posições.
O Chery QQ oferece também porta-copos e porta-objetos na parte inferior do painel. Ainda na dianteira, o modelo possui porta-mapas nas laterais das portas e porta-revistas no encosto dos bancos. A abertura das tampas do porta-malas e do bocal de abastecimento pode ser acionada internamente, o que proporciona maior comodidade ao condutor que não precisará usar a chave de contato do veículo para abrir as tampas externas. A capacidade do porta-malas é de 190 litros e a do tanque de combustível é de 35 litros.
Para completar, o Chery QQ conta com alarme antifurto com travamento das portas à distância e fechamento automático dos vidros. O acionamento feito pela chave do QQ permite abrir e fechar o veículo sem a necessidade de inserir a mesma no cilindro da porta.