Cinema

Pajero Dakar HPE Flex, o novo brasileiro da Mitsubishi

Veículo permite bom desempenho na cidade e faz bonito em terrenos acidentados

A Mitsubishi está mais brasileira do que nunca. A marca japonesa acaba de lançar um novo modelo com tecnologia nacional, produzido na fábrica localizada em Catalão, Goiás. Trata-se do Pajero Dakar HPE Flex, 4×4, que chega ao mercado com preço sugerido de R$ 134.990. O veículo tem motor 3.5L V6 MPI, projetado para funcionar com gasolina ou etanol.

O motor tem seis cilindros em "V", 3,5 litros e 24 válvulas, desenvolvendo potência de 205 cv a 5.000 rpm com etanol e 200 cv a 5.000 rpm com gasolina. O torque chega a 33,5 kgf.m a 3.500 rpm (etanol) e 31,5 kgf.m a 3.500 rpm (gasolina). Segundo a fábrica, o tanque teve sua capacidade aumentada para uma maior autonomia, podendo receber até 90 litros de combustível.

O câmbio é automático de quatro marchas e pode ser operado pelo modo sequencial Sports Mode, que permite ao motorista optar pela troca manual de marchas.

De acordo com a Mitsubishi, a versão nacional do Pajero Dakar HPE incluiu um trabalho de calibração no sistema de suspensão, que deixou o veículo mais preparado para rodar nas ruas e estradas do Brasil. A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Já a traseira é 3-link, com amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.

O 4×4 tem sistema de tração Super Select 4WD completo, permitindo até 16 combinações de marcha e tração. São quatro modos distintos de seleção: 4×2, 4×4, 4×4 bloqueado e 4×4 bloqueado com reduzida. Com exceção da reduzida, é possível fazer a troca da tração com o veículo em movimento, rodando em velocidade de até 100 km/h.

Para transpor os terrenos mais acidentados, o veículo tem ângulo de ataque de 36º e de saída de 25º, com possibilidade de inclinação lateral que chega a até 45°, além de capacidade máxima de subida de 35º.

Modelo 3.2 MT Diesel chega neste mês

Também neste mês, será lançada uma nova versão com motorização diesel de 3.2 L e câmbio manual. Com cinco lugares e interior em tecido, a versão MT é equipado com sistema Easy Select 4WD, que permite a troca da tração de forma simplificada. O preço parte de R$ 131.990.

Os veículos estão disponíveis nas cores vermelho Bordeaux, verde Pantanal, branco Alpino, cinza Londrino, prata Rodhium, prata Técno e preto Ônix.

Sistema multimídia e Acabamento diferenciado

O Pajero Dakar mede 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm. Possui faróis integrados ao para-choque, luzes de neblina com moldura na cor grafite e contorno cromado, além de grade frontal com moldura cromada. Para-barro nos para-lamas dianteiro e traseiro preserva a carroceria e a pintura em situações extremas.

Os para-choques dianteiro e traseiro contam com proteção central inferior e as rodas de liga leve com 17 polegadas apresentam desenho exclusivo e usam pneus 265/65 R17.

Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas também recebem acabamento cromado. Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo.

Entre os destaques do novo modelo estão também o sistema multimídia com GPS em 3 D, em português, com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com controle de áudio e piloto automático, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e terceira fileira com bancos embutíveis no assoalho, deixando mais espaço para o porta-malas – que pode chegar a 1.920 litros -, além do ar-condicionado independente na terceira fileira.

Posso ajudar?