Cinema

Renault lançará SUV Duster brasileiro em novembro

Carro foi mostrado à imprensa, e deve movimentar o final de ano

A Renault do Brasil mostrou à imprensa especializada na última sexta-feira, em uma conferência pela internet, ao vivo, seu primeiro utilitário esportivo, que será produzido em São José dos Pinhais, no Paraná. Trata-se do Duster, um SUV (Sport Utility Vehicle), que será lançado em novembro, como uma nova opção para o consumidor.

A entrada da Renault neste mercado se justifica pelos números. As vendas de modelos SUVs no mercado brasileiro de veículos de passeio entre 2000 e 2010 tiveram um crescimento superior a 16 vezes, enquanto o mercado cresceu 2,2 vezes no mesmo período. Em termos de participação do segmento SUV no mercado, houve um salto de 1% das vendas de veículos de passeio, em 2000, para 7,6% no ano passado. Em 2010, esta faixa do mercado contou com 13 veículos SUV, mais que o dobro se comparado há 10 anos.

O Renault Duster terá versões com tração 4×4 e 4×2, com motorizações flex de 1.6 e 2.0. Não há previsão de motores diesel no Brasil. Segundo a Renault, será um veículo que permitirá ao motorista guiar em outros tipos de terrenos, além do asfalto, graças, por exemplo, aos bons ângulos de entrada e de saída: 30 graus e 35 graus, respectivamente.

Outro fator determinante para um bom fora-de-estrada é a altura livre em relação ao solo, que no caso do Renault Duster é de 221 mm. As amplas dimensões externas conferem ao Duster a imagem de um veículo imponente, além de contribuir para a dirigibilidade, conforto interno e espaço para bagagens. O Renault Duster tem 4,3 metros de comprimento e 1,8 metro de largura. O espaço para passageiros permite acomodar com conforto cinco pessoas e o porta-malas conta com capacidade para até 475 litros.

Posso ajudar?