Cinema

Freelander 2 – Design novo por dentro e por fora

Mesmo com robustez, SUV britânico garante design sofisticado e silêncio na condução

A linha 2011 do Freeelander 2 traz design renovado em comparação com sua versão anterior. O para-choque dianteiro e a grade frontal sofreram modificações, assim como os conjuntos óticos traseiros e dianteiros que ganharam novo acabamento. Os faróis de neblina também ganharam nova moldura.

Todas as maçanetas de abertura das portas e do porta-malas chegam agora na cor da carroceria, assim como os espelhos retrovisores (com área 10% maior) e os esguichos limpadores dos faróis dianteiros.

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Por dentro, o SUV inglês ganhou duas novas opções de cores de bancos na versão HSE, que vem em couro premium Windsor, além de diferentes opções de acabamento em materiais nobres. Os assentos possuem dois níveis de ajuste elétrico, com 10 ou 14 posições diferentes, de acordo com a versão.

Em relação a segurança, o veículo conta com Command Driving Position , que proporciona ao motorista boa visibilidade dos quatro cantos do veículo e nove air bags, incluindo um para proteger os joelhos do condutor.

Propulsor silencioso e eficiente

De acordo com a Land Rover, o novo propulsor é silencioso e eficiente, pois possui um turbo compressor de geometria variável, o que otimiza seu desempenho.

Desenvolvido especialmente para o novo motor SD4, esse turbo compressor de geometria variável traz um sistema de refrigeração a água, que lhe permite funcionar em temperaturas extremamente elevadas, além de proporcionar mais potência e torque.

O motor também traz o sistema common rail de injeção de combustível, com injetores de elevada velocidade e com máxima otimização no processo de combustão.

O veículo ainda é equipado com o Sistema Inteligente de Gestão de Potência (IPMS) que utiliza a energia cinética gerada pelas frenagens como fonte de energia para o carregamento da bateria, dispensando a utilização de combustível para tal.

Um sistema de sensores posicionado no coletor de escape permite o monitoramento extremamente preciso da temperatura interna do turbo compressor, o que proporciona maior eficiência do turbo, menor consumo de combustível, sem que seu desempenho e robustez sejam comprometidos.

Dados da montadora inglesa informam que o modelo pode chegar a até 972 quilômetros com um tanque de diesel. Sai da imobilidade aos 100 km/h em 9,5 segundos e sua velocidade máxima é de 190 km/h.

Em relação ao barulho, a tampa do motor traz nervuras adicionais que reduzem os ruídos emitidos. Uma camada emborrachada foi aplicada no topo e na base do motor para absorver o ruído gerado pelo funcionamento dos injetores.

Transmissão – A transmissão é automática de seis velocidades Aisin Warner AWF21, e traz o exclusivo sistema Terrain Response que, ao giro de um botão, adapta todas as configurações de motor, câmbio e tração do veículo de acordo com o tipo de piso em que se trafega – asfalto, areia, terra/lama ou grama/neve.

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