A Fiat não faz segredos de que pretende lançar em um futuro bastante próximo uma nova geração de seu hatch compacto Palio, que deve utilizar a mesma plataforma do Novo Uno. Mas enquanto ele não chega, a versão atual – lançada em 2009 – se apresenta como uma boa opção entre os pequenos. Ainda mais na versão com o motor E.TorQ 1.6 16V, avaliado durante uma semana pelo Jornal do Farol Autos.
Trata-se de uma nova motorização, lançada no ano passado, que cai com uma luva para quem quer algo mais de um carro de entrada, principalmente pelo bom desempenho tanto na estrada como na cidade. O motor produz 115 cv de potência (gasolina) e 117 cv (etanol). O torque máximo, segundo a Fiat, 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol) é atingido a 4.500 rpm.
Leia os outros Testes Rápidos que já publicamos aqui
Na prática, esses números se revelam em um carro rápido, fácil de usar em meio ao tráfego urbano. É esperto. E conta com um pacote de equipamentos, que garantem razoável nível de conforto em se tratando de um compacto. A versão Essence conta com direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo e volante com regulagem de altura. Ou seja, é ideal para o dia a dia. E quando vai para a estrada, não faz feio. Tem uma boa retomada e se comporta bem na hora em que é necessário um pouco mais de força, como numa ultrapassagem. Só não queira levar muita bagagem. Como compacto que é, o porta-malas é bastante limitado. São só 290 litros de capacidade.
JOGO RÁPIDO
PARA FRENTE
- Motor bastante eficiente para um compacto, que garante agilidade em diferentes condições;
- Número interessante de equipamentos de série embarcados
ESTACIONADO
- Consumo de combustível
- Porta-malas limitado, mesmo sendo um compacto
CONTRAMÃO
- Lançamento em breve de uma nova família Palio, que será montada na plataforma do Novo Uno com design totalmente diferente
DE OLHO NA CONCORRÊNCIA
Confira aqui quem são os compactos que concorrem em motorização e preços:
- Fiat Palio 1.6 16V Essence Dualogic – R$ 39.230,00;
- Corsa Maxx Econo.Flex 4p (1.4) Hatch – R$ 34.036,00;
- Agile LT Flex Power 4p (1.4) Hatchback – R$ 36.116,00;
- Ford Fiesta Rocam Flex 5p (1.6) Hatch- R$ 34.770,00 207 XR Flex 5p 8v (1.4) Hatch – R$ 37.790,00;
- Sandero Expression Hi-Torque 8v (1.6) – R$ 34.740,00;
- Novo Gol I-Motion Total Flex 4p (1.6) – R$ 35.930,00;
- Fox Total Flex 4p (1.6) – R$ 36.640,00;
Palio 1.6 16V Essence – R$ 36.860,00