Sábado pela manhã, acordo cedo e vejo o Camaro amarelo à minha disposição. Imediatamente, postei uma foto no Facebook com a seguinte legenda: "olhem o que encontrei preso em minha garagem nesta manhã gelada. Preciso libertá-lo". Nem preciso dizer que recebi dezenas de comentários de amigos e familiares despejando os mais diversos sentimentos, desde boa sorte, ótimo passeio e até um tanto de inveja. Faz parte.
Mais uma vez em companhia de meu garoto de nove anos, fomos para a estrada, sentir a força da máquina. Lógico que sempre procurando respeitar todas as normas e leis de trânsito. Mas com o pé pedindo para acelerar mais. Já tinha, em alguns pontos da cidade, sentido que o Camaro é excepcional nos oito cilindros de seu motor em V, com 6,2 litros que geram mais de 400 cavalos de potência. Mas ainda faltava a adrenalina da velocidade e da aceleração rápida.
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Saindo do primeiro pedágio numa auto-estrada, deixei o câmbio automático sequencial de seis marchas na posição manual. E aí veio o que o Camaro oferece de melhor: bastou uma pisada para sentir a potência do motor em minhas mãos. Em poucos segundos, o velocímetro projetado no para- brisa dianteiro (o Head-Up Display – HUD – é um capítulo à parte) exibia 160 km/h com o giro do motor na casa dos 5.000. Fantástico.
Ao longo da viagem, na faixa da esquerda, como já senti com outros carros avaliados mais fortes, percebia os automóveis saindo rapidamente da frente, abrindo passagem. Deve ser, de novo, a impressão que o Camaro causa quando vem se aproximando. Quem vê os faróis retangulares pelo retrovisor, invariavelmente sai da frente. Vez ou outra, geralmente carros mais velhos oferecem uma certa resistência – talvez, só Freud para explicar esse fenômeno. Nestas horas, uma rápida manobra pela faixa da direita torna-se necessária.
Como o carro é muito (mas muito mesmo) rápido, o piloto não pode descuidar um instante. Precisa dirigir para si e para todos os demais que estão pelo caminho. Chegar a 180 km/h ou mais é coisa de segundos. O juízo pede para que a gente não abuse desse potencial ou mesmo o explore em uma rodovia onde há regras a serem seguidas. Mas que fique claro. Manter-se no limite dos 120 km/h é uma das tarefas mais difíceis.