Cinema

Ainda sem local definido, Jac anuncia construção de fábrica no Brasil

Com investimento de R$ 900 milhões, chinesa está de olho em seu segundo maior mercado

Depois de lançar a Jac Motors no Brasil com grande estardalhaço, o Grupo SHC anunciou que será sócio majoritário dos chineses em uma fábrica no país, em um local que será anunciado somente daqui a três ou quatro meses. O protocolo de intenções foi assinado nesta segunda-feira, 1º , pelo presidente da marca, Sergio Habib, e o vice-presidente mundial da Jac, Daí Maofang.

Serão investidos R$ 900 milhões na construção da unidade, com capacidade inicial para produzir 100 mil veículos por ano, o que deverá gerar cerca de 3.500 empregos e 10.000 indiretos. Durante a coletiva de imprensa, Habib adiantou que o modelo produzido não será nenhum daqueles já trazidos ou em vias de ser importado da China. Além do J3 já lançado, a minivan J6 está sendo apresentada oficilamente nesta quarta-feira.

"É um passo importante para a Jac Motors Brasil. Este anúncio chega em um momento muito positivo, pois já conquistamos cerca de 1% das vendas em quatro meses de operação no País", diz Habib.

De acordo com o executivo chinês, o mercado brasileiro revelou um potencial altíssimo em um curto espaço de tempo para os negócios internacionais da Jac Motors. "O Brasil já é segundo maior mercado mundial da marca", destaca Maofang.

Em 2012, a Jac Motors prevê o lançamento de mais dois modelos, o sedã luxuoso J5 e o subcompacto J2. Até o final do próximo ano, a marca espera contar com cerca de 150 concessionárias em todo o País – atualmente, são 50 lojas, sendo 35 próprias e as demais de investidores nomeados.

Cogita-se que a nova fábrica possa ser construída no Nordeste, provavelmente em Pernambuco, mas há interesses da Bahia também. Porém, o estado de São Paulo não está escartado.

Posso ajudar?