Cinema

Dodge Journey vira Fiat Freemont

Primeiro SUV da Fiat entra na briga com o Captiva pelo mercado nacional

A Fiat acaba de lançar seu primeiro modelo resultante da associação da marca italiana com o grupo Chrysler, o Freemont. Produzido em Toluca, no México, e recentemente lançado na Europa, o modelo que já estava no Brasil com marca Dodge e nome Journey chega em duas versões com a logomarca Fiat: a Emotion sairá por R$ 81.900, e a Precision, para sete pessoas, por R$ 86.000.

O primeiro SUV (veículo utilitário esportivo) da Fiat, segundo o material de divulgação, combina flexibilidade e funcionalidade. Chega para brigar com a Chevrolet Captiva e os coreanos Kia Sportage e Hyundai ix 35. Suas dimensões – 4.888 mm de comprimento, 1.878 mm de largura e entre-eixos 2.890 mm – oferecem espaço para até sete pessoas, o que torna um carro direcionado à família.

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Ainda segundo o fabricante, todos os ocupantes têm o máximo de visibilidade externa. As três fileiras dos bancos estão posicionadas para criar o efeito "anfiteatro", ou seja, a segunda fileira está em posição mais elevada que a primeira e a terceira acima da segunda. São 30 diferentes configurações dos bancos possíveis.

O acesso à terceira fileira de bancos é facilitada pelo ângulo de 90º de abertura das portas traseiras e do sistema Easy Entry da segunda fileira.

Com um simples movimento os bancos da terceira fileira podem ser ocultados sob o assoalho do veículo, ampliando o espaço para as bagagens.

A Fiat informa que o conforto do motorista é assegurado pela posição de dirigir mais elevada, pelos seus assentos ergonômicos. Há ainda mais de 20 espaços porta-objetos, um porta-malas dotado de duplo compartimento, que oferece – dependendo da disposição dos bancos – capacidade de transportar até 2.301 litros de bagagens.

Motor de 2.4 litros 16 Válvulas oferece 172 CV de potência

O Freemont oferecido ao mercado brasileiro é equipado com um motor de quatro cilindros, de 2.4 litros, com 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote – DOHC. Ele desenvolve potência máxima de 172 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 22,4 kgfm a 4.500 rpm.

O modelo está disponível com transmissão automática, conversor de torque, quatro marchas à frente – com opção de mudanças sequenciais – e uma à ré. Segundo a marca italiana, o escalonamento de marchas foi projetado para aproveitar ao máximo a potência e torque entregues pelo motor, numa ampla faixa de utilização, e sem abrir mão do baixo consumo e emissões de poluentes.

O crossover da Fiat tem suspensão dianteira independente (McPherson), molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás e barra estabilizadora. Na traseira foi adotado o sistema Multilink 4 braços, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados a gás e barra estabilizadora. As rodas são de liga leve e aro de 16 polegadas com pneus 225/65 R16 (Emotion); ou de aro de 17 polegadas que calça pneus 225/65 R17 (Precision).

O modelo se destaca também por oferecer equipamentos de segurança, como até seis airbags, sistema antibloqueio de freios (ABS), programa Eletrônico de Estabilidade (ESP – Electronic Stability Program) e sistema anticapotamento (ERM – Electronic Roll Mitigation). O Freemont possui também um sistema inteligente de controle de reboque (TSC – Trailer Sway Control), que evita oscilações perigosas.

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