Cinema

Cruze, uma nova página da Chevrolet no Brasil

A General Motors escolheu a Alemanha para mostrar aos jornalistas brasileiros sua nova arma para recuperar espaços perdidos entre os sedãs médios.

A General Motors escolheu a Alemanha para mostrar aos jornalistas brasileiros sua nova arma para recuperar espaços perdidos entre os sedãs médios. Sai de cena o velho – e com missão cumprida – Vectra e entra o inovador Cruze, o carro global da marca que vem conquistando consumidores nos mais diversos países onde está presente. Produzido em São Caetano do Sul, no ABC paulista, o Cruze apresenta o que há de mais moderno em tecnlogia tanto em equipamentos embarcados como na motorização, um honesto 1.8 litro Ecotec6 que conta com duas opções de câmbio: manual e automático, ambos de seis marchas.

O carro, apresentado no campo de provas da ADAC, uma associação que reúne os automóveis clubes da Alemanha, vem para agradar quem espera mais de um sedã desse porte, por preços bastante competitivos. A versão mais em conta, a LT com câmbio manual, sairá por R$ 67.900. Com apenas R$ 2 mil a mais será possível levar o mesmo carro mas com câmbio automático. E não pensem que são valores de entrada por modelos básicos. A GM caprichou no número de itens de série, levando em consideração os desejos de quem busca conforto, requinte e performance.

O Cruze de entrada vem com rodas de liga leve, aro 17, pneus 225/50 R17, sistema de entretenimento e controle de climatização integrados no console central, com iluminação ice blue, Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), controle de tração, freios ABS com EBD de última geração e PBA – assistência de frenagem de pânico, airbags frontais e laterais , além de diversos outros equipamentos naturais desse segmento. O mesmo LT, mas com bancos revestidos em couro, custará R$ 71.900,00. Já o top de linha, o LTZ, que incorpora – além de tudo que vem no LT – airbag de cortina, tela de sete polegadas com navegador, sistema de entretenimento, e controle de climatização embutida no console central, custará R$ 78.900.

Sedã médio da marca apresenta o que há de mais moderno em tecnologia

A bordo do Cruze, percebe-se um habitáculo marcado por requinte e beleza. Segue a tendência inaugurada pela GM no Agile do dual cockpit, uma solução encontrada para aproximar o condutor e o passageiro numa experiência compartilhada. O elemento central é o console, que inclui o visor e os comandos dos sistemas de informação, entretenimento e climatização.

A instrumentação do painel foi desenhada com a ajuda da técnica de modelagem tridimensional. Os mostradores analógicos do velocímetro e do conta-giros, com indicadores auxiliares do nível de combustível e da temperatura do motor, apresentam uma iluminação de fundo assegurada por diodos de tipo LED, que emitem uma luz clara e nítida em tom branco e azul (Ice blue), característicos dos Chevrolet. Entre estes mostradores encontra-se uma tela de cristal líquido no centro do painel de instrumentos, que exibe as informações do computador de bordo. O forro dos bancos pode ser de tecido e couro preto na versão LT ou couro cinza na LTZ. O ar-condicionado tem comandos eletrônicos e inclui função AQS (Air Quality System), que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído. Tem garantia de 3 anos sem limite de quilometragem.

O Cruze é produzido em dez diferentes países. É fabricado nas plantas de Adelaide (Austrália), Gunsan (Coréia do Sul), Lordstown (Estados Unidos), Norsom II (China), São Caetano do Sul (Brasil) e São Petesburgo (Rússia). Além delas, o sedã é montado em regime de CKD em Vidamco (Vietnã), Halol (Índia), Rayong (Tailândia) e Valencia (Venezuela). Ele também está à venda em mais de 70 países, da Albânia até a Nova Zelândia, assim como em países como os Estados Unidos, Alemanha e Canadá.

Destaques

  • Console central com local para acomodar objetos, dois suportes para copos (ajustáveis) e tomada de 12V;
  • Apoio de braços regulável com uma entrada USB e entrada auxiliar para ligar dispositivos móveis;
  • Compartimento coberto com 62 mm de profundidade, na zona superior do console central;
  • Porta-copos nas portas, com capacidade para acomodar uma garrafa de 1,5 litro (dianteiras) ou de 0,5 litro (traseiras);
  • Grande porta-luvas com iluminação;
  • Pequeno compartimento de arrumação do lado do condutor e suporte para óculos;
  • Bolsas nas costas dos bancos suficientemente amplas para acomodar livros, mapas de estradas ou computadores portáteis de fina espessura;
  • Encostos do banco traseiro bipartido (60/40), com dois suportes para copos no apoio de braço central;
  • Ganchos de conveniência atrás e no porta-malas;
  • Iluminação com temporizador. Luzes de cortesia traseiras e luzes de leitura para os assentos dianteiros;
  • Travamento central das portas e vidros de comando elétrico, estes com função de abertura total automática;
  • Retenção de energia auxiliar. Depois de desligada a ignição, permite o funcionamento dos vidros e do sistema de áudio durante 10 minutos;
  • Porta-malas com ampla abertura e capacidade de 450 litros.

Posso ajudar?