As expectativas em relação ao Salão Internacional de Frankfurt (IAA) sempre são grandes. Afinal, o maior evento da indústria automobilística mundial – via de regra – serve para que as maiores empresas, principalmente as de origem européia, sobretudo com sedes na Alemanha, ditem as regras para os próximos anos. E a edição de 2011, aberta na semana passada com a presença de 10 mil jornalistas dos quatro cantos da terra, inclusive este editor que viajou até lá a convite da Chevrolet do Brasil, não poderia ser diferente.
Porém, contrariando edições passadas, onde novos conceitos e tendências eram mostrados ao mundo, desta vez o que mais chama a atenção é o "muito mais do mesmo". As fábricas, desde aquelas que produzem carros básicos até as mais sofisticadas, oferecem cada vez mais modelos parecidos uns com os outros. Cada uma procura apresentar uma novidade tecnológica, como novos sistemas de iluminação, navegação ou segurança, alguns designs diferenciados, mas – principalmente aquelas que buscam modelos de grande volume de vendas – apostam mais em compactos.
O grande exemplo pode ser visto na Volkswagen que teve como principal estrela em Frankfurt o Up, um modelo mais do que compacto, que representa uma mudança de paradigma para a marca, demonstrando ir ao encontro do que o grande público busca: carros pequenos por fora mas com espaço interno, de baixa cilindrada, bom desempenho e baixo consumo de combustível. Aliás, o quesito sustentabilidade segue em alta, mas já não figura como grande novidade. Modelos híbridos ou elétricos se tornaram lugar comum. Até a Cadilac, com seus carrões milionários, já tem uma opção "ecologicamente correta", o Ciel.
Há também sinais de que o Brasil se projeta para o mundo. Uma das principais estrelas da Chevrolet na Alemanha foi um conceito que nasceu por aqui. A Colorado, um projeto brasileiro que deve servir como base para a nova picape mundial da marca, inclusive na substituição da S10 que tem os dias contados por aqui.
No mais, o IAA encanta pela grandiosidade. São mais ou menos 10 vezes o tamanho do Anhembi, de São Paulo. Ao todo, 1.012 exibidores que divulgaram 183 novidades, sendo 89 de fabricantes de carros. avilhões inteiros são ocupados pelas três grandes marcas alemãs de luxo: Mercedes Benz, BMW e Audi. Aliás, a última montou uma arena própria, onde suas novidades transitavam envolvendo os visitantes. Há espaço para autopeças e até para os antigos. É praticamente impossível ver tudo, com detalhes, em apenas dois dias.
Veja abaixo algumas das novidades do evento:
O jornalista Ernesto Zanon viajou a Frankfurt a convite da Chevrolet