Cinema

Chevrolet Cobalt – Um sedã compacto Premium superior

Veículo quebra imagem de ser somente uma versão sedã do Agile

Em uma primeira olhada, dá para dizer que se trata da versão sedã do Chevrolet Agile. Sim, parece. Mas o novo Cobalt, que acaba de ser lançado no Brasil, é um pouco mais que isso. A semelhança com o hatch é grande, mas vem montado numa plataforma, que segue a determinação da fábrica em renovar completamente sua linha até o final de 2012.

Assim, o Cobalt inaugura alguns conceitos entre os sedãs compactos Premium, a começar pelo enorme espaço interno, que deixa para trás alguns modelos até maiores. Chega para ocupar o lugar deixado pelos descontinuados Astra da própria marca e até um pouco do espaço do Vectra, apesar de oferecer – por enquanto – apenas motorização 1.4, com câmbio mecânico.

Trata-se de um carro voltado para os consumidores da classe C, que buscam dar um passo adiante. São pessoas que já têm um automóvel, mas que querem realizar novos sonhos, mas com os pés no chão. Por valorizarem demais a família, privilegiam espaço interno, mas não querem pagar muito mais por isso. Nesse sentido, conforme pesquisas realizadas pela Chevrolet durante o desenvolvimento do produto, demonstram ser mais conservadores. Não é de se estranhar o visual clássico do modelo. As linhas laterais, por exemplo, lembram bastante o irmão Prisma. A traseira remete ao Vectra. Só a dianteira mesmo segue a identidade mundial da marca, por isso a grande semelhança ao Agile.

Para caber no bolso do público-alvo, a Chevrolet traz o Cobalt, por enquanto, em três versões: o modelo de entrada, o LS começa custando R$ 39.980, já com ar-condicionado e direção hidráulica, entre outros itens. Por R$ 43.780,o LT oferece também airbag duplo frontal, grade dianteira cromada, freios ABS com EBD, vidros elétricos nas portas dianteiras. Para quem quer tudo, tem o LTZ por R$ 45.980 que traz rodas de liga leve, farol de neblina dianteiro, rádio AM/FM com leitor para CD/MP3, Bluetooth e entrada USB, computador de bordo, espelhos retrovisores com regulagem elétrica e acionamento elétrico para todos os vidros.

A Chevrolet adianta que no primeiro trimestre de 2012 irá lançar o Cobalt com motorização 1.8 e câmbio automático de seis marchas, a exemplo do que é oferecido atualmente no Cruze, confirmando que o modelo deve preencher a faixa deixada pelo Astra. Sem adiantar valores, é de se prever que o modelo chegue custando entre R$ 55 mil e R$ 60 mil.

O HOJE teve um rápido contato com um modelo LTZ, durante o evento de apresentação, na pista de provas da General Motors, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Impressiona o bom espaço interno e refinamento nos equipamentos eletrônicos oferecidos. Em um circuito que se assemelha bastante a estradas vicinais, com piso cheio de imperfeições, subidas e descidas, que se assemelham a uma serra, o motor 1.4 EconoFlex sente um pouco nas retomadas, pedindo reduções seguidas de marchas. Porém, a suspensão bem calibrada passa a sensação de conforto a motorista e demais ocupantes. No banco de trás, ótima surpresa com espaço de sobra para as pernas, semelhante a carros médios bem maiores, isso graças a excelente distância entreeixos, a maior da categoria.

Posso ajudar?