Avaliado pelo HOJE durante uma semana, o crossover Peugeot 3008 Griffe pode ser considerado uma das melhores surpresas do mercado deste ano. Sem um tamanho exagerado, o monovolume importado da França demonstra ser excelente opção para quem busca um carro não muito grande mas, ao mesmo tempo, que ofereça bom espaço interno, dirigibilidade agradável e – o melhor – um motor eficiente e econômico.
O 3008 disputa espaço tanto entre os SUV compactos como entre as minivans, oferecendo itens comuns nas duas faixas e ao mesmo tempo com vasta tecnologia embarcada. Lembra um pouco os modelos da co-irmã Citröen, como os modelos da família C4 Picasso. Tem para-brisas avançado, muito espaço interno, posição alta de condução e modularidade inteligente, sem perder as características de um utilitário esportivo, com elementos de estilo que passam robustez.
Durante a avaliação, chamou a atenção o bom desempenho do motor 1.6l 16V Turbo High Pressure, que garante ótimos níveis de consumo tanto na estrada como na cidade. Durante uma viagem mais longa, mantendo a velocidade na faixa dos 120 km/h e ar condicionado acionado, foi possível chegar perto dos 15 km/l de gasolina. Na cidade, a média sempre ficou em torno dos 10 km/l.
A Peugeot aponta que se trata de uma nova tendência, a de downsizing de motores, que contempla alta performance e baixos níveis de consumo e emissão de poluentes. Fabricado com bloco em alumínio, é extremamente leve. Alimentado por um sistema de injeção direta, o motor de 1.598 cm3 de cilindrada e cabeçote composto de 16 válvulas com comando de admissão variável e balancins roletados desenvolve 156 cv de potência a 6.000 rpm.
Toda essa teoria se traduz na prática no prazer de dirigir nas mais diferentes condições. Quando precisa de uma arrancada mais forte, basta pisar. O 3008 responde de forma suave e rápida, sem trancos – comuns em alguns modelos que dispõe de turbocompressor. Para completar, a caixa automática sequencial de seis velocidades garante eficiência nas retomadas, já que trabalha sempre com o melhor regime de rotação.
Diferente, carro se destaca nas ruas
Difícil querer comparar o estilo do 3008 com outro modelo disponível no mercado brasileiro. Ele se apresenta compacto e ao mesmo tempo se impõe perante os demais. Tem uma frente que segue a cara Peugeot, com faróis afilados que se integram a uma grade frontal diferenciada, que contribui para ressaltar o caráter do modelo, remetendo ao universo dos utilitários esportivos. Os para-choques reforçam as aspirações aventureiras, graças às proteções pretas, onde se inserem os faróis de neblina.
Na traseira, jeitão de hatchback, com linhas sinuosas. A presença de uma tampa inferior do bagageiro e as largas proteções pretas na parte inferior do para-choque ilustram o espírito aventureiro do veículo.
Por dentro, o 3008 oferece um ambiente bem agradável e confortável para todos os ocupantes. O condutor dispõe de equipamentos bem distribuídos, em um painel de instrumentos elegante, com números e agulhas brancas do mostrador sob um fundo negro.
O console central surge na continuidade visual do painel de instrumentos e continua até englobar a alavanca da caixa de velocidades, incluindo um console bem generoso, que separa os bancos da frente, funcionando ainda como apoio central de braços. Nele, o condutor também encontra à sua disposição as funções de climatização do veículo, sistema de áudio, os seletores de ajuste do display e do freio elétrico de estacionamento, bem parecido com o freio de dedo, oferecido anteriormente no Citroën C4 Picasso.
Os ocupantes do 3008 aproveitam a luminosidade proporcionada pela grande superfície envidraçada do veículo, na qual se integram 1,70 m² do para-brisa. Disponível de série na versão topo de gama Griffe, o gigantesco teto panorâmico de vidro – um capítulo a parte -, cuja área possui 1,60 m², eleva a superfície envidraçada total para 5,34 m².
Destaques
- Um grande volume refrigerado no console central, sob o apoio de braços dianteiro, permite alojar uma garrafa de 1,5 l
- porta-luvas com volume de 4 litros;
- Um espaço fechado abaixo do volante, com volume de 3,7 litros;
- Dois grandes compartimentos rígidos nas portas com 7 litros cada;
- Dois porta-copos disponíveis no console central;
- Um porta-óculos encontra-se fixado no teto, em cima da porta do condutor;
- Duas tampas de 3,8 litros à direita e 3,3 litros à esquerda, sob os pés dos passageiros de trás;
- Porta-revistas atrás dos encostos dos bancos da frente;
- Duas bolsas rígidas nas portas, cada uma com 2,5 litros.
- Três tomadas de 12V (à frente do console central, na parte posterior dela para os passageiros da segunda fileira de bancos e no bagageiro);
- apoio de braços central que dá acesso ao porta-malas;
- Os cortinas para-sol nas janelas
- compartimento de bagagens facilmente acessível graças à divisão da tampa em duas
- capacidade de 512 litros no porta-
- Head Up Display – Visualização Elevada de Informações
- Freio Elétrico de Estacionamento
- Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa
- Climatização Inteligente, com ar-condicionado digital bi-zone
- oito airbags, sendo dois frontais, dois laterais (que protegem o tórax e a bacia dospassageiros da frente) e quatro do tipo cortina (para a cabeça dos passageiros da frente e de trás);
- freios ABS de última geração,
- ESP (Controle Dinâmico de Estabilidade),
- REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem),
- AFU (Assistência a Frenagem de Urgência)
- ASR (Assistência Anti-derrapagem)
- sensores de obstáculo traseiro.
Ficha Técnica
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Motor 1,6 l 16 V
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Potência máxima 156 cv / 6.000 rpm
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Torque máximo 240 Nm / 1.400 rpm
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Tração dianteira
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Transmissão Automática (6 frente e 1 ré)
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Freios ABS
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Pneus 225/50 R17
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Velocidade máxima 202 km/h
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Aceleração de 0 a 100 km/h 9,5 s
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Tanque 60 litros
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Porta-malas 512 litros
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Dimensões
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Entreeixos 2.613 mm
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Comprimento 4.365 mm
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Largura 1837 mm
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Altura 1.635 mm
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3008 Allure R$ 80.900,00
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3008 Griffe R$ 88.900,00