Cinema

Recall: consumidor poderá ser punido se não atender o chamado

Projeto de Lei prevê vistoria veicular anual com comprovantes do serviço

Tramitam na Câmara dos Deputados oito projetos sobre recall, chamada pública feita pelo fabricante de um produto para conserto ou troca de peça. Um deles, em especial, faz com que o comprovante de recall se torne exigência para a vistoria anual de veículos. Ou seja, o consumidor que não atender ao chamado, ficaria impedido de renovar o licenciamento anual.

Para diversos advogados, apesar de se tornar uma possível exigência, a norma não fere o Direito do Consumidor. "Um particular não pode colocar a comunidade em risco, por conta da utilização de um bem potencialmente perigoso. Tudo sem prejuízo da responsabilidade civil da cadeia de fornecimento: fabricante, montadora, vendedores, em caso de acidente de consumo. São relações jurídicas distintas", afirma Fabio Martins Di Jorge, do Peixoto e Cury Advogados. "O projeto de lei tenta equilibrar um pouco essa relação consumidor/fornecedor. O recall é o reconhecimento de uma falha e a convocação para sua supressão. O consumidor negligente deve, de alguma forma, ser punido", concorda Rodrigo Giordano de Castro, também do Peixoto e Cury Advogados.

Posso ajudar?