Cinema

Novo Palio – Compacto que conquista pela aparência

Melhor carro popular do ano" segundo Abiauto foi testado durante dez dias"

Fechando a série de avaliações dos veículos vencedores do Prêmio Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), concedido aos melhores veículos que circulam no país, o Jornal do Farol Autos traz o Fiat Palio Attractive 1.0, que levou o título de "melhor carro popular do ano".

Trata-se da nova geração do modelo, lançado em novembro, que se apresenta como um novo carro. Se o médio Bravo já foi chamado de Puntão, devido à semelhança com o hatch da marca, o novo Palio pode muito bem atender por Puntinho, principalmente pela frente que lembra bastante o irmão maior.

O Jornal do Farol rodou durante dez dias 450 quilômetros com um modelo 1.0 Attractive, recheado de equipamentos opcionais, o que aumenta sensivelmente a sensação de conforto e encarece o modelo. Apesar das limitações naturais de um carro de baixa cilindrada, o novo Palio vai bem em vários aspectos, principalmente no trânsito urbano. O bem acabado interior garante uma sensação de conforto não muito comum em carros dessa faixa. Aliás, ele é um pouco maior que a versão anterior. O baixo consumo, mesmo quando abastecido com álcool, cumpre o papel de carro econômico.

O modelo avaliado contava com diversos conteúdos que aumentam ainda mais o conforto e a segurança dos ocupantes, como sidebags e airbags dianteiros, sensores crepuscular e de chuva, para-brisa térmico, rádio CD player com MP3 e entrada iPod/USB, faróis de neblina, Logopush na tampa traseira e chave canivete com telecomando, entre outros itens.

Fiat investe no estilo italiano da marca

O novo Palio nem de longe lembra as versões anteriores. Tudo é diferente. Conforme divulga a Fiat, sua linha de cintura elevada e inclinada define a vocação do modelo ao revelar esportividade. Também o para-brisa bem inclinado denota dinamismo, enquanto as curvas suaves formam um perfil entre um hatchback e um monovolume, com modernidade e sofisticação. Já o desenho harmonioso e dinâmico dos vidros, em conjunto com o vinco lateral que nasce no para-lama dianteiro e termina logo após a traseira, alonga o modelo edetermina um elemento bonito e forte.

Superfícies suaves predominam na lateral, definidas por vincos e curvas sutis. Do canto externo do farol parte a linha de cintura que margeia os vidros, continua pela coluna C e se estende até o vidro traseiro. Um outro vinco mais forte transcorre a lateral, embutindo as maçanetas e se encontrando com o canto externo da lanterna. O teto do carro faz uma leve curva em direção à traseira, e as janelas acompanham a curva, irradiando dinamismo e energia. As caixas de roda bem salientes funcionam como um elemento surpresa, rompendo o grande plano lateral e se fundindo aos para-choques.

Na traseira o destaque vai para as lanternas. Alongadas verticalmente e com traços muito originais, elas invadem a região do vidro traseiro, e chamam a atenção tanto pelo arrojo quanto pela funcionalidade, já que são facilmente vistas por outros motoristas.

Desempenho honesto para um carro com motor 1.0

A bordo do novo Palio Attractive, o desempenho do motor Fire 1.0 EVO não faz feio em diferentes condições. Com gasolina, produz potência máxima de 73 cavalos e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com etanol, a potência é de 75 cv e o torque máximo, de 9,9 kgfm a 3.850 rpm.

Na cidade, mesmo com o ar condicionado acionado, responde bem em diferentes situações. Somente em condições mais extremas, como em ladeiras íngremes, ele apanha um pouco. Nessas horas, das duas, uma. Ou desliga o ar ou reduz as marchas, algumas vezes apelando para a primeira, deixando o motor gritar. O consumo, com etanol, fica na casa dos 7 km/l. Com gaolina, durante a avaliação, passou de 11km/l.

Na estrada, já são outros quinhentos. Vai muito bem numa autoestrada, sem grandes dificuldades para andar no limite máximo permitido de 120 km/h. Nessas condições, com etanol, segundo o próprio computador de bordo, faz média de 12 km/l. Depois, com gasolina o consumo chega à casa dos 14 km/l. Já na subida de uma serra, com apenas o condutor a bordo, reduções constantes à quarta e terceira marchas garantem um desempenho até que satisfatório. O consumo cai bastante e o motor berra. Porém, algo mais do que natural para um 1.0, diga-se.

Fiat Palio Attractive 1.0

De série

  • direção hidráulica,
  • pneus verdes,
  • desembaçador temporizado e limpador / lavador traseiro,
  • brake-light,
  • comando interno de abertura do porta-malas e do reservatório de combustível,
  • computador de bordo A e B (com indicadores de distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso),
  • Follow Me Home,
  • relógio digital,
  • iluminação no porta-malas,
  • MyCar Fiat,
  • luz de leitura dianteira com dimmer e interruptores nas portas,
  • console central com porta-objetos e porta-copos (dois dianteiros e um traseiro),
  • bolsas porta-objetos nas portas dianteiras,
  • porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros, porta-luvas inferior e superior (este quando não houver airbag),
  • retrovisores externos com comandos internos mecânicos,
  • para-brisa degradê,
  • banco traseiro rebatível,
  • acabamento do painel com insertmolding,
  • para-sóis com espelho do lado do motorista e do passageiro,
  • alerta de limite de velocidade

Opcionais

  • ar-condicionado,
  • volante em couro com seis comandos de rádio,
  • para-brisa térmico,
  • vidros elétricos dianteiros e/ou traseiros,
  • travas elétricas nas portas + trava automática que é acionada a uma velocidade superior a 20 km/h,
  • retrovisores externos com regulagem elétrica,
  • Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas),
  • airbag para o motorista,
  • airbag para o passageiro dianteiro,
  • ABS nos freios,
  • sensor crepuscular,
  • sensor de chuva,
  • espelho retrovisor interno eletrocrômico,
  • dois modelos de auto-rádio CD player (um com entrada USB e para iPod),
  • rodas de liga-leve 14",
  • faróis de neblina,
  • spoiler,
  • chave tipo canivete com telecomando

Ficha técnica

  • Motor 999,1 cm³
  • Potencia máxima 73 cv / 6.250 rpm (gasolina)
  • 75 cv / 6.250 rpm (álcool)
  • Torque máximo (ABNT/regime) 9,5 Kgfm / 3.850 rpm (gasolina)
  • 9,9 Kgfm / 3.850 rpm (álcool)
  • Sistema de Freios Hidráulico com comando a pedal
  • e (ABS opcional)
  • Direção Hidráulica com pinhão e cremalheira
  • Rodas 5,5X14
  • Pneus 175/65 R14

Dimensões externas

Comprimento 3.875 mm
Largura 1.670 mm
Altura 1.504 mm
Distância entre-eixos 2.420 mm
Volume do porta-malas 290 litros (750 litros com bancos traseiros totalmente rebatidos)
Tanque de combustível 48 litros

Desempenho
Velocidade máxima 156 km/h (gasolina) / 157 km/h (etanol)
0 a 100Km/h 15,8 s (gasolina) / 15,0 s (etanol)
Preço A partir de R$ 30.990,00

Posso ajudar?