A Nova Chevrolet S10, lançada em março, tem muito pouco do modelo anterior, que se gaba de ter liderado o mercado de picapes médias durante 16 anos seguidos, desde seu lançamento. Aliás, só mantém o nome. O resto é tudo novo. Para reforçar a primeira impressão, nada melhor do que uma avaliação durante a semana com um modelo top de linha LTZ, cabine dupla, com motorização a diesel.
A S10 cresceu e se tornou ainda melhor. Principalmente no que se refere ao conforto interno, para até cinco passageiros, tirando aquela velha impressão de ser uma camionete adaptada para transportar pessoas. Hoje é um automóvel que conta com uma caçamba para cargas. O espaço interno agrada. Quem vai no banco de trás tem espaço para as pernas e não sofre com os velhos solavancos comuns das picapes. Para motorista e passageiro da frente, um cockpit digno de um carrão, com equpamentos bem dispostos, ar condicionado digital, comandos à mão, porta-trecos bem distribuídos, entre outros detalhes que reforçam a boa impressão.
Na cidade, devido a seu tamanho, comporta-se como um carrão. Não é fácil encontrar uma vaga para estaciona-la, porém a S10 não se comporta como uma picapona pesada. O motor turbodiesel responde bem e garante razoável agilidade nas manobras em meio ao pesado trânsito urbano.
Mas quando vai para a estrada, ela encontra seu melhor desempenho. É rápida, veloz e – apesar de diesel – silenciosa. Não encontra dificuldades nas arrancadas, nos momentos em que precisa de força para uma ultrapassagem rápida e muito menos para atingir velocidades mais altas. O difícil, numa auto-estrada, é mantê-la nos limites permitidos.
Durante a avaliação, levamos a S10 para um passeio fora de estrada, já que conta com sistema de tração nas quatro rodas e opção de reduzida. Nada de barro, mas em caminhos de terra bastante difíceis, a picape da Chevrolet superou os mais diversos obstáculos. Em situações mais críticas, mesmo tracionada, devido aos pneus não serem para o off road, um pouco de dificuldade para avançar. Patinou um pouco mas foi adiante, numa demonstração que ela tem condições de ser utilizada nas viagens de fim de semana para o sítio ou fazenda, sem fazer feio.
Motorização preza pela força
O novo motor 2.8 Turbodiesel CTDI conta com 47,9 kgfm de torque disponíveis já nas 2.000 rpm. A potência também não fica atrás: são 180 cv a 3.800 rpm. A tração 4×4 da Chevrolet S10 também é nova. Conta com acionamento eletrônico, por meio de um seletor no console central. É mais intuitivo e prático, já que permite o acionamento com o carro em movimento e dispensa o uso de alavancas.
A versão LTZ avaliada conta com a inédita e exclusiva transmissão automática de seis marchas, que inclui o sistema Active Select, que permite o controle total da transmissão, por meio de trocas manuais, e maior esportividade. Além disso, o câmbio conta com o sistema Clutch to Clutch, que proporciona mudanças suaves e extremamente rápidas e com o EC 3, sistema que gerencia o travamento do conversor de torque, proporcionando menor consumo de combustível.
Equipamentos de série
-Ar condicionado digital, com acabamento cromado,
– direção hidráulica,
– freios com ABS,
– computador de bordo,
– airbag duplo,
– chave canivete,
– coluna de direção regulável,
– desembaçador do vidro traseiro,
– farol de neblina,
– retrovisores com luzes indicadoras de direção,
– tampa traseira com chave,
– CD player/MP3 com Bluetooth,
– piloto automático com controles no volante ,
– vidros elétricos nas quatro portas,
– bancos do motorista com ajustes elétricos,
– controles de tração e de estabilidade,
– controles do sistema de som, áudio e piloto automático no volante,
– luz de neblina traseira,
– lanternas traseiras em LED,
– regulagem elétrica dos faróis,
– bancos revestidos em couro,
– rodas de liga leve aro 17, pneus 255/65R17,
– parachoque traseiro com molduras cromadas,
– estribos laterais
– rack de teto
Ficha Técnica
- Modelo: Chevrolet S10 Turbo
- Motor: Diesel Eletrônico Chevrolet 2.8 Turbodiesel CTD
- Cilindrada: 2.776 cm³
- Injeção combustível: Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica
- Potência máxima Turboalimentado, intercooler com injeção direta eletrônica
- Torque máximo: 47,9 kgfm a 2.000 rpm
- Transmissão: 6L50 – Automática de 6 velocidades
- Rodas: liga leve aro 17
- Pneus: 255/65R17
- Distância entre eixos: 3.096 mm
- Comprimento total: 5.347 mm
- Largura carroceria: 1.882 mm
- Largura total: 2.132 mm
- Altura mín.do solo: 1.827 mm
- Caçamba: 1.061 litros
- Capacidade de carga: 1.039 kg
- Tanque de combustível: 76 litros
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 10s3
- Preço: R$ 135.250,00