Modelos compactos concebidos para vender muito na versão 1.0 quando equipados com motorização 1.6 geralmente sobram. Como são fortes, tornam-se ideais para se apresentar como o modelo esportivo da família. Assim, ganham um razoável número de equipamentos de série para justificar esse apelo. Acabam com preços meio salgados, próximos a de modelos superiores mas não tão bem equipados. Assim é o Fiat Palio Sporting.
Equipado com motor 1.6 16V E.torQ Flex, já presente em diversos outros modelos da Fiat, o Palio Sportin apresenta alto desempenho com economia de combustível, níveis de emissões reduzidos, baixos índices de ruídos e vibrações e alta confiabilidade. Tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm rodando somente com gasolina. Com etanol, a potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm. Durante avaliação do Farol Autos, sobrou tanto na cidade como na estrada.
Em circuito urbano, é daqueles carros deliciosos de dirigir. Pequeno, ágil ao extremo, rápido e seguro. Como tem uma série de equipamentos de série dignos de modelos superiores, acaba esbanjando em conforto principalmente para o motorista e acompanhante do banco dianteiro. Como é compacto, não é ideal para levar famílias. Com o apelo esportivo, torna-se ideal para jovens solteiros. Na estrada, tem bom desempenho. Não encontra dificuldades para atingir rapidamente velocidades mais altas, arranca com tranquilidade e oferece razoável nível de segurança, garantido pelos equipamentos embarcados.
Detalhes que primam pelo estilo
O Fiat Palio Sporting vem com uma variedade de detalhes estéticos que ressaltam sua vocação esportiva. Conta com aerofólio esportivo preto na traseira, faixas Sporting nas laterais e na tampa traseira, mini-saias laterais esportivas pretas, moldura cromada no para-lama dianteiro, molduras nas caixas de roda, ponteira de escapamento dupla cromada, revestimento externo esportivo nas colunas das portas, spoiler esportivo preto nos para-choques, faróis biparábola com moldura e canhões negros, mais rodas de liga-leve de 16 polegadas, pneus 195/55R16 verdes.
Internamente, a versão se distingue por cintos de segurança de cor esportiva, cobertura esportiva dos pedais, soleira interna esportiva nas portas e detalhes em cor esportiva no pomo do câmbio, maçanetas internas e nos aros dos alto-falantes, volante em couro e tapete de carpete com a inscrição Sporting.
São opcionais que estavam presentes na versão avaliada freios ABS, sidebags dianteiros, airbag para o motorista e para o passageiro dianteiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, kit de parafusos antifurto nas rodas, rádio CD player, vidros elétricos traseiros e comandos do rádio no volante.