Com muitas inovações e carroceria mais leve, chega ao Brasil a sétima geração da station wagon A6 Avant 3.0 TFSI quattro, com preço sugerido de R$ 330.990. A nova perua da Audi traz soluções e tecnologias de ponta já utilizadas nas famílias A7 e A8, como o Audi Night Vision, que detecta e alerta para a presença de pessoas e animais até 300 metros à frente do veículo quando escurece; o ACC (Adaptative Cruise Control), um controle de cruzeiro adaptativo que regula automaticamente a distância e velocidade dos veículos à frente; e o Audi Pre Sense Plus, que proporciona maior segurança por antecipar uma situação de emergência, antes da percepção do motorista e, automaticamente, acionar o sistema de freios, modificar o posicionamento dos assentos e fechar totalmente os vidros e o teto solar. Outro equipamento de ponta é o head-up display que projeta as principais informações sobre o pára-brisa em forma de símbolos e dígitos.
Lançada recentemente no mercado europeu, a nova A6 Avant vem equipado de série com diversos sistemas de segurança, idênticos aos incorporados ao modelo sedã, como carroceria ultra leve, direção assistida eletromecânica e o sistema Audi Drive Select. A Audi oferece também, como opcional faróis Full LEDs.
Elegância e esportividade no design
A sétima geração do A6 oferece um modelo com visual elegante e sofisticação dos equipamentos. Com 4,92 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,46 m de altura, a perua traz bastante espaço interno e conforto aos passageiros, principalmente para quem viaja no banco traseiro, graças a distância entre-eixos, que cresceu para 2,91 metros.
Na dianteira, os destaques são a grade baixa single-frame, assinatura atual dos modelos da marca alemã, e os faróis bi-xenônio com LEDs, que enfatizam a visual mais impactante. A tecnologia xênon plus inclui luzes de circulação diurna geradas por LEDs e controle inteligente dos módulos de luz.
A iluminação para todos os tipos de condições climáticas substitui os faróis de neblina, cuja localização tradicional na entrada de ar recebeu sensores do radar do ACC (Adaptive Cruise Control) com função Stop&Go. Seu alcance é de 60 metros – quatro vezes maior do que luzes de nevoeiro convencionais, além de utilizar menos energia. Em combinação com o xenon plus e os faróis LED, a Audi também oferece luzes traseiras com tecnologia LED, dando um efeito tridimensional ao conjunto.
O porta-malas tem capacidade de 565 litros, que pode chegar até 1.680 litros com os bancos rebaixados, e possui porta-traseira com abertura e fechamento elétricos. A novidade é que a tampa do porta-malas também pode ser aberta com o pé. Quando está com as mãos carregadas, por exemplo, o usuário do veículo pode abrir a porta com um ligeiro movimento embaixo do pára-choque (semelhante a um chute), onde um sensor capta o movimento da perna e abre automaticamente a tampa. A Avant também vem equipada com spoiler traseiro e rodas de liga leve de 18 polegadas, com pneus 245/45 R18. O acabamento da soleira das portas é em alumínio e o modelo vem ainda com frisos decorativos brilhantes.
A perua Audi é oferecida com 13 opções de cores externas e diversas combinações de cores internas para assentos, painéis, tapetes e teto. Também é equipada com ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com memória para o motorista, teto solar Open Sky panorâmico, volante esportivo em couro, multifuncional com shift paddles, entre outras facilidades. Os sistemas de som Bang&Olufsen ou Bose são oferecidos como opcionais.
Motor e transmissão
Equipado com motor 3.0 TFSI, de 300 cv de potência e 440 Nm de torque máximo entre 2.900 e 4.500 rpm, o modelo tem desempenho esportivo: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,6 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Em relação ao consumo, segundo a marca alemã, a nova perua é 21% mais econômica do que a versão anterior e faz, na média cidade/estrada, 12,2 km/litro de combustível.
O motor com compressor mecânico, em conjunto com a transmissão S tronic de dupla embreagem e sete marchas, somados à tração quattro, possibilitam à perua A6 Avant o desempenho de um carro esportivo.
No chassi, os braços da suspensão são feitos em alumínio e a direção eletromecânica é altamente eficiente. O sistema Audi Drive Select, que altera os parâmetros de dirigibilidade do carro, é de série com quatro modos de dirigir: Dinâmico, Auto (normal), Conforto e Individual, que atua de acordo com a preferência do próprio motorista, que pode escolher as regulagens da direção, da aceleração e da suspensão.