O Chevrolet Cruze, lançado ano passado na versão sedã, ganhou praticamente todos os prêmios e concursos que participou em seu segmento. O bom número de equipamentos tecnológicos embarcados, visual e força do motor 1.8 Ecotec, aliado ao câmbio de seis marchas, serviram para conquistar rapidamente a imprensa especializada e o público. Neste primeiro semestre, nasce a primeira cria da família em grande estilo: o Sport6, a versão hatchback que não deixa a desejar nem em desempenho e muito menos em espaço interno.
O Farol Autos avaliou um modelo LTZ, o top de linha equipado com câmbio automático e tudo que a Chevrolet oferece para seu modelo médio, durante cinco dias. As impressões foram ótimas, ainda mais que o Sport6 mantém as mesmas características do irmão e acaba por cair no gosto de quem quer fugir do engessamento dos sedãs.
O Sport6 tem a traseira mais curta que o sedã. Pouco. São apenas nove centímetros a menos, mas que garantem maior esportividade. E ainda consegue ter espaço interno praticamente idêntico ao de sedã, algo incomum na concorrência. Tanto os passageiros da frente, como até três atrás, têm bom nível de conforto. Falta apenas a saída de ar condicionado traseira.
A capacidade do porta-malas é de 402 litros com os bancos em posição normal. Com o rebatimento dos bancos traseiros para frente (60/40), o volume de carga sobe para 872 litros. Os vários espaços de arrumação existentes no porta-luvas de dois níveis, no console central e nas bolsas das portas, assim como as bolsas das costas dos bancos, podem ser utilizados para arrumar uma grande variedade de objetos.
Motorização eficiente
O 1.8 Ecotec 6 disponível no Cruze Sport6 é idêntico ao da versão sedã. Rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já disponível nas 2.200 rpm.
O câmbio automático da versão avaliada conta seis velocidades e a opção de mudanças no modo sequencial, oferecendo a escolha entre esportividade ou conforto. Ela se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Em uma descida, ela reduz marchas para a ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, ela evita trocas desnecessárias de marcha.
Um capítulo à parte é o sistema de entretenimento integrado do Sport6. Semelhante ao do Cruze, ele utiliza uma tela de 7 polegadas, localizada no console central. O sistema de navegação oferece mapas do Brasil e da Argentina e tem uma sofisticação poucas vezes vista: mostra, por exemplo, indicações para postos de gasolina, quando o tanque do carro entra na reserva. Graças ao sinal de velocidade que o sistema recebe, mesmo que você entre em um túnel, onde não há sinal de GPS, seu sistema continuará atualizando sua posição no mapa e te dando alguma instrução se necessário. Além disso, o carro dispõe de rádio com leitor de CD e MP3 e USB. A versão LT sai de fábrica com um amplificador de quatro canais e seis alto-falantes. Já o modelo LTZ, oferece sistema Premium de áudio.
Equipamentos de série
– airbags duplo e laterais de cortina
– faróis e lanterna de neblina,
– controles de tração e estabilidade,
– freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD),
– sistema ISOFIX,
– rodas de alumínio aro 17 com design exclusivo,
– ar-condicionado eletrônico com AQS,
– computador de bordo,
– direção elétrica progressiva,
– retrovisor interno eletrocrômico,
– retrovisores externos elétricos com desembaçador e rebatimento elétrico,
– vidros elétricos,
– volante com comandos para acessar as funções do sistema de som,
– piloto automático
– viva-voz através de Bluetooth,
– central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som AM/FM stereo, CD player, MP3, USB e entrada auxiliar.
– bancos revestidos em couro
– teto solar de fábrica
– sensor crepuscular,
– sensor de estacionamento,
– acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel
Cruze Sport6
-
LT Manual – R$ 64.900
-
LT Automático – R$ 69.900
-
LTZ Manual – R$ 77.400
-
LTZ Automático* – R$ 79.400
*modelo avaliado
Ficha técnica
-
Motor: Ecotec 1.8
-
Cilindrada : 1.796 cm3
-
Potência máxima líquida: 144 cv a 6.300 rpm (etanol) e 140 cv a 6.300 rpm (gasolina)
-
Torque máximo líquido: 18,9 kgfm a 3.800 rpm (etanol) e 17,8 kgfm a 3.800 rpm (gasolina)
-
Transmissão: GF6 – Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
-
Freios: ABS com EBD
-
Roda: 7j x 17
-
Pneus: 225/50 R17
-
Distância entre eixos : 2.685 mm
-
Comprimento total: 4.510 mm
-
Largura carroceria: 1.790 mm
-
Largura total: 2.098 mm
-
Altura: 1.477 mm
-
Porta-malas: 402 l
-
Tanque de combustível: 60,3 l
-
Velocidade máxima: 197 km/h