Cinema

Cruze Sport6: Hatch da Chevrolet conquista pelo apelo esportivo

Sport6 tem a traseira pouco mais curta que o sedã

O Chevrolet Cruze, lançado ano passado na versão sedã, ganhou praticamente todos os prêmios e concursos que participou em seu segmento. O bom número de equipamentos tecnológicos embarcados, visual e força do motor 1.8 Ecotec, aliado ao câmbio de seis marchas, serviram para conquistar rapidamente a imprensa especializada e o público. Neste primeiro semestre, nasce a primeira cria da família em grande estilo: o Sport6, a versão hatchback que não deixa a desejar nem em desempenho e muito menos em espaço interno.

O Farol Autos avaliou um modelo LTZ, o top de linha equipado com câmbio automático e tudo que a Chevrolet oferece para seu modelo médio, durante cinco dias. As impressões foram ótimas, ainda mais que o Sport6 mantém as mesmas características do irmão e acaba por cair no gosto de quem quer fugir do engessamento dos sedãs. 

O Sport6 tem a traseira mais curta que o sedã. Pouco. São apenas nove centímetros a menos, mas que garantem maior esportividade. E ainda consegue ter espaço interno praticamente idêntico ao de sedã, algo incomum na concorrência. Tanto os passageiros da frente, como até três atrás, têm bom nível de conforto. Falta apenas a saída de ar condicionado traseira.

A capacidade do porta-malas é de 402 litros com os bancos em posição normal. Com o rebatimento dos bancos traseiros para frente (60/40), o volume de carga sobe para 872 litros. Os vários espaços de arrumação existentes no porta-luvas de dois níveis, no console central e nas bolsas das portas, assim como as bolsas das costas dos bancos, podem ser utilizados para arrumar uma grande variedade de objetos.

Motorização eficiente

O 1.8 Ecotec 6 disponível no Cruze Sport6 é idêntico ao da versão sedã. Rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já disponível nas 2.200 rpm.

O câmbio automático da versão avaliada conta seis velocidades e a opção de mudanças no modo sequencial, oferecendo a escolha entre esportividade ou conforto. Ela se adapta ao estilo de condução do motorista e conta com um sensor de inclinação que modifica as marchas segundo a necessidade. Em uma descida, ela reduz marchas para a ajudar a segurar o carro, mesmo sem a intervenção do motorista. Em subidas, ela evita trocas desnecessárias de marcha.

Um capítulo à parte é o sistema de entretenimento integrado do Sport6. Semelhante ao do Cruze, ele utiliza uma tela de 7 polegadas, localizada no console central. O sistema de navegação oferece mapas do Brasil e da Argentina e tem uma sofisticação poucas vezes vista: mostra, por exemplo, indicações para postos de gasolina, quando o tanque do carro entra na reserva. Graças ao sinal de velocidade que o sistema recebe, mesmo que você entre em um túnel, onde não há sinal de GPS, seu sistema continuará atualizando sua posição no mapa e te dando alguma instrução se necessário. Além disso, o carro dispõe de rádio com leitor de CD e MP3 e USB. A versão LT sai de fábrica com um amplificador de quatro canais e seis alto-falantes. Já o modelo LTZ, oferece sistema Premium de áudio.

Equipamentos de série

– airbags duplo e laterais de cortina

– faróis e lanterna de neblina,

– controles de tração e estabilidade,

– freios com ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD),

– sistema ISOFIX,

– rodas de alumínio aro 17 com design exclusivo,

– ar-condicionado eletrônico com AQS,

– computador de bordo,

– direção elétrica progressiva,

– retrovisor interno eletrocrômico,

– retrovisores externos elétricos com desembaçador e rebatimento elétrico,

– vidros elétricos,

– volante com comandos para acessar as funções do sistema de som,

– piloto automático

– viva-voz através de Bluetooth,

– central multimídia com tela LCD de sete polegadas e Navegador GPS integrado com sistema de som AM/FM stereo, CD player, MP3, USB e entrada auxiliar.

– bancos revestidos em couro

– teto solar de fábrica

– sensor crepuscular,

– sensor de estacionamento,

– acionamento do motor através de interruptor Start-Stop no painel

Cruze Sport6

  • LT Manual – R$ 64.900
  • LT Automático – R$ 69.900
  • LTZ Manual – R$ 77.400
  • LTZ Automático* – R$ 79.400

*modelo avaliado

 

Ficha técnica

  • Motor: Ecotec 1.8
  • Cilindrada : 1.796 cm3
  • Potência máxima líquida: 144 cv a 6.300 rpm (etanol) e 140 cv a 6.300 rpm (gasolina)
  • Torque máximo líquido: 18,9 kgfm a 3.800 rpm (etanol) e 17,8 kgfm a 3.800 rpm (gasolina)
  • Transmissão: GF6 – Automática de 6 velocidades à frente sincronizadas
  • Freios: ABS com EBD
  • Roda: 7j x 17
  • Pneus: 225/50 R17
  • Distância entre eixos : 2.685 mm
  • Comprimento total: 4.510 mm
  • Largura carroceria: 1.790 mm
  • Largura total: 2.098 mm
  • Altura: 1.477 mm
  • Porta-malas: 402 l
  • Tanque de combustível: 60,3 l
  • Velocidade máxima: 197 km/h

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