Cinema

Tamanho família: Spin, o Chevrolet para quem nunca perde essa mania

Modelo que chega para substituir de uma só vez Zafira e Meriva

Quando a atriz Malu Mader subiu ao palco do Credicard Hall, na última quarta-feira, como mestre de cerimônias do lançamento do Spin, o novo carro da Chevrolet voltado para a família, evidenciou-se a vocação do modelo que chega para substituir de uma só vez Zafira e Meriva. Para comandar o show, o marido dela, Tony Belotto e sua lendária Titãs chegaram ao palco a bordo de um Spin, que tem versões para cinco ou sete passageiros.

Baseado na plataforma do sedã Cobalt, o Chevrolet Spin inaugura um novo segmento, segundo a marca, no mercado brasileiro. Não se trata de um monovolume ou minivan, mas é um multi-purpose-vehicle, ou MPV, que tem a missão de agradar a diferentes tipos de clientes, com ou sem família.

Chega com motor 1.8 Econo.Flex, com opções de transmissão manual e automática de seis velocidades – e em duas versões de equipamentos e acabamento: LT e LTZ. Os preços são bastante atraentes. Vaõ de R$ 44.590, a versão LT manual de cinco lugares, a R$ 54.690, a LTZ completa de sete lugares.

A família Spin

– Spin LT (cinco lugares) câmbio manual: R$ 44.590

Ar-condicionado, direção hidráulica, câmbio manual de cinco marchas, ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), duplo airbag, vidros e travas elétricas, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, luz de seta auxiliar e rodas aro 15.

– Spin LT (cinco lugares) – câmbio manual: R$ 45.990

O pacote anterior com os opcionais rodas de alumínio de 15 polegadas, rádio com CD Player, MP3 e Bluetooth.

– Spin LT (cinco lugares) – câmbio automático: R$ 49.690

Tudo que o modelo anterior mais transmissão automática de seis marchas e o piloto automático.

– Spin LTZ (sete lugares) – câmbio manual: R$ 50.990

Os itens da LT, mais terceira fileira de bancos, rack de teto, computador de bordo, sensor de estacionamento e controles no volante.

– Spin LTZ (sete lugares) – câmbio automático: R$ 54.690

Tudo da versão anterior mais transmissão automática de seis marchas e piloto automático.

Motor 1.8 Econo.Flex

O motor 1.8 Econo.Flex do Spin desenvolve 108 cavalos com etanol e 106 cv com gasolina, ambos a 6.200 rpm. O torque é de 17,1 kgf.m com etanol e 16,4 kgf.m com gasolina, sempre nas 3.200 rpm. O Spin vem equipado com transmissão manual de cinco velocidades (F17 Geração 1.5) e o GF6, de seis marchas, já conhecida por equipar o Cruze e o Sonic.

A transmissão manual recebeu importantes melhorias. A primeira delas são os novos seletores de engate, que conferem menor esforço e maior precisão nas trocas de marcha. Ela conta também com sincronizadores triplos que permitem trocas mais esportivas e sem "arranhar" as marchas.

Já a GF6 – automática de seis marchas e que oferece trocas no modo sequencial – conta com o sistema adaptativo de trocas, módulo de controle integrado, que elimina cabos entre o módulo e a transmissão e também o freio motor, que mesmo quando o motorista alivia o pé do acelerador, mantem a marcha, dando a sensação de maior controle do veículo.

Espaço por fora. E por dentro

O Spin tem um visual imponente, a partir de uma frente alta, com a cara Chevolet que insinua até ser um SUV maior, e com proporções bastante considerávies. É familiar por natureza. Ideal para quem quer viajar, passear com a família ou simplesmente fazer uso cotidiano do veículo.

O interior do Spin garante espaço de sobra e salienta seu lado família. Construído sobre um entre-eixos de 2.620 metros ele oferece espaço para até sete ocupantes na versão LTZ e para cinco na versão LT.

No Spin LTZ, as três fileiras de banco estão dispostas em formato de teatro. A terceira é mais alta que a central que, por sua vez é ligeiramente mais alta que a primeira, privilegiando o espaço e a visibilidade para qualquer um dos ocupantes.

O porta-malas pode levar uma bicicleta sem que ela seja desmontada no seu interior. Com sete ocupantes, sua capacidade de carga é de 162 litros. Com cinco, ela salta para 710 litros, podendo chegar até 1.668 litros, com os bancos da fileira central rebatidos. No total, são 23 diferentes combinações de posições de bancos. Chama a atenção o porta-luvas na parte superior do painel e também o espaço nas portas dos ocupantes que andam na frente, que comportam até uma garrafa de dois litros de água.

Além destes diferenciais, o interior do Spin agrada por oferecer – em todas as versões – um acabamento Premium. Colaboram para isso o painel em dois tons e o chamado "efeito jóia", acabamentos prateados e cromados que se sobressaem e estão presentes nas maçanetas, no volante, nos botões do radio e do ar-condicionado, na alavanca de câmbio, no freio de mão e nas saídas de ar.

Posso ajudar?