Cinema

Sonic LTZ Hatch: Uma delícia de compacto

Se destaca pelo eficiente motor Ecotec 1.6 16V, que cai como uma luva para um carro deste segmento

O Sonic, novo compacto Premium da Chevrolet, foge um pouco ao padrão que a marca está impondo na renovação de sua linha. Tem uma frente diferente, que chama a atenção pelos faróis redondos, que conseguem casar com a grade dianteira para manter a assinatura da gravata dourada. Mas ele se destaca pelo eficiente motor Ecotec 1.6 16V, que cai como uma luva para um carro deste segmento. O modelo avaliado, um Hatch com câmbio automático de seis marchas, na versão LTZ, reúne todas as qualidades oferecidas no carro que tem a difícil tarefa de substituir o Astra.

O Farol Autos avaliou o modelo durante uma semana, quando rodou cerca de 400 quilômetros, metade na cidade e outra na estrada, onde demonstrou força, agilidade e ótimo desempenho, tanto na descida de uma serra cheia de curvas como na subida. Equipamentos bem à mão, troca de marchas na hora certa, respondendo ao acelerador sem trancos desnecessários, garantindo satisfação nas mais diferentes condições.

O motor 1.6, que estava em desuso pela Chevrolet, rende 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece já nas 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. O câmbio automático 6 velocidades se adapta ao estilo de condução do motorista e faz trocas de marchas rápidas.

Durante a avaliação, abastecido com gasolina, o consumo de combustível deixou um pouco a desejar. Apesar de compacto, na cidade faz cerca de 8km/l a 9km/l. Já na estrada, consegue passar dos 10 km/l. Números um tanto acanhados e que poderiam ser melhores.

 

Bom espaço interno

 

Em termos de espaço interno, o Sonic Hatch acomoda bem até cinco passageiros, se bem que, com quatro, todos vão mais confortáveis. Há porta-trecos distribuídos por todo o carro, acesso fácil aos equipamentos disponíveis no painel, entre outros. O único problema é o espaço no porta-malas. São apenas 265 litros, igual ao de modelos menores.

O duplo cockpit – uma característica Chevrolet – incorpora um painel envolvente que flui até às portas do condutor e do passageiro da frente. À esquerda e à direita, as saídas redondas do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado sobressaem da superfície do painel.

O painel de instrumentos retoma a inspiração nas "motos" presente no exterior, incluindo um mostrador analógico e um visor digital LCD. A iluminação na tonalidade Ice Blue acrescenta uma sensação de requinte e contemporaneidade ao habitáculo.

Os locais para os compartimentos porta-objetos foram engenhosamente concebidos. Além dos dois porta-luvas, um deles com tomada USB integrada, vários pequenos compartimentos e bolsas nas portas, bem como três porta-copos à frente, asseguram um espaço amplo para arrumação de objetos de diversos tamanhos. Todos os dispositivos eletrônicos instalados no porta-luvas superior podem ser operados através dos comandos no volante ou por meio do sistema de áudio.

Equipamentos de série

– ar-condicionado,

– airbags dianteiros,

-direção hidráulica,

-computador de bordo,

-ABS com EBD,

– trio elétrico,

– rodas em liga leve aro 16,

  pneus 205/55 R16

– desembaçador do vidro traseiro.

– sensor de estacionamento,

-faróis de neblina dianteiros,

– apliques cromados nas maçanetas internas,

– friso lateral cromado,

– descansa braço central,

– controles para o rádio no volante

– rede porta-objetos no porta-malas.

Opcionais:

– câmbio automático de seis marchas,

– piloto automático

– revestimento dos bancos em couro

Família Sonic

LT

Hatch R$ 46.200

Sedã R$ 49.100

LTZ

Hatch R$ 48.700

Sedã R$ 51.500

LTZ

com câmbio

automático

Hatch R$ 53.600

Sedã R$ 56.100

 

FICHA TÉCNICA: 

Carroceria : Hatch, 5 passageiros, 5 portas, motorização dianteira, tração dianteira

Motor: LFJ – 1.6 DOHC Flex

Cilindrada (cm3): 1.598

Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)

Potência máxima líquida: Etanol: 120 cv a 6.000 rpm /Gasolina: 116 cv a 6.000 rpm

Torque máximo líquido: Etanol: 16,3 kgfm a 4.000 rpm / Gasolina: 15,8 kgfm a 4.000 rpm

Transmissão: MH9 – Automático de 6 velocidades

Direção: Hidráulica

Freios: Discos dianteiros, tambor traseiro

Roda: Alumínio – 6j x 16

Pneus: 205/55 R16

Distância entre eixos: 2.525 mm

Comprimento total: 4.039 mm

Largura carroceria: 1.735 mm

Largura total: 2.004 mm

Altura: 1.517 mm

Porta-malas: 265 litros

Tanque de combustível: 46 litros

Preço: R$ 53.600

Posso ajudar?