O Sonic, novo compacto Premium da Chevrolet, foge um pouco ao padrão que a marca está impondo na renovação de sua linha. Tem uma frente diferente, que chama a atenção pelos faróis redondos, que conseguem casar com a grade dianteira para manter a assinatura da gravata dourada. Mas ele se destaca pelo eficiente motor Ecotec 1.6 16V, que cai como uma luva para um carro deste segmento. O modelo avaliado, um Hatch com câmbio automático de seis marchas, na versão LTZ, reúne todas as qualidades oferecidas no carro que tem a difícil tarefa de substituir o Astra.
O Farol Autos avaliou o modelo durante uma semana, quando rodou cerca de 400 quilômetros, metade na cidade e outra na estrada, onde demonstrou força, agilidade e ótimo desempenho, tanto na descida de uma serra cheia de curvas como na subida. Equipamentos bem à mão, troca de marchas na hora certa, respondendo ao acelerador sem trancos desnecessários, garantindo satisfação nas mais diferentes condições.
O motor 1.6, que estava em desuso pela Chevrolet, rende 120 cavalos quando abastecido com etanol e 116 com gasolina, a 6.000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 16,3 kgfm e aparece já nas 4.000 rpm. Com gasolina, o torque é de 15,8 kgfm, na mesma rotação. O câmbio automático 6 velocidades se adapta ao estilo de condução do motorista e faz trocas de marchas rápidas.
Durante a avaliação, abastecido com gasolina, o consumo de combustível deixou um pouco a desejar. Apesar de compacto, na cidade faz cerca de 8km/l a 9km/l. Já na estrada, consegue passar dos 10 km/l. Números um tanto acanhados e que poderiam ser melhores.
Bom espaço interno
Em termos de espaço interno, o Sonic Hatch acomoda bem até cinco passageiros, se bem que, com quatro, todos vão mais confortáveis. Há porta-trecos distribuídos por todo o carro, acesso fácil aos equipamentos disponíveis no painel, entre outros. O único problema é o espaço no porta-malas. São apenas 265 litros, igual ao de modelos menores.
O duplo cockpit – uma característica Chevrolet – incorpora um painel envolvente que flui até às portas do condutor e do passageiro da frente. À esquerda e à direita, as saídas redondas do sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado sobressaem da superfície do painel.
O painel de instrumentos retoma a inspiração nas "motos" presente no exterior, incluindo um mostrador analógico e um visor digital LCD. A iluminação na tonalidade Ice Blue acrescenta uma sensação de requinte e contemporaneidade ao habitáculo.
Os locais para os compartimentos porta-objetos foram engenhosamente concebidos. Além dos dois porta-luvas, um deles com tomada USB integrada, vários pequenos compartimentos e bolsas nas portas, bem como três porta-copos à frente, asseguram um espaço amplo para arrumação de objetos de diversos tamanhos. Todos os dispositivos eletrônicos instalados no porta-luvas superior podem ser operados através dos comandos no volante ou por meio do sistema de áudio.
Equipamentos de série
– ar-condicionado,
– airbags dianteiros,
-direção hidráulica,
-computador de bordo,
-ABS com EBD,
– trio elétrico,
– rodas em liga leve aro 16,
– pneus 205/55 R16
– desembaçador do vidro traseiro.
– sensor de estacionamento,
-faróis de neblina dianteiros,
– apliques cromados nas maçanetas internas,
– friso lateral cromado,
– descansa braço central,
– controles para o rádio no volante
– rede porta-objetos no porta-malas.
Opcionais:
– câmbio automático de seis marchas,
– piloto automático
– revestimento dos bancos em couro
Família Sonic
LT
Hatch R$ 46.200
Sedã R$ 49.100
LTZ
Hatch R$ 48.700
Sedã R$ 51.500
LTZ
com câmbio
automático
Hatch R$ 53.600
Sedã R$ 56.100
FICHA TÉCNICA:
Carroceria : Hatch, 5 passageiros, 5 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Motor: LFJ – 1.6 DOHC Flex
Cilindrada (cm3): 1.598
Válvulas: DOHC, quatro válvulas por cilindro (Dual CVVT)
Potência máxima líquida: Etanol: 120 cv a 6.000 rpm /Gasolina: 116 cv a 6.000 rpm
Torque máximo líquido: Etanol: 16,3 kgfm a 4.000 rpm / Gasolina: 15,8 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão: MH9 – Automático de 6 velocidades
Direção: Hidráulica
Freios: Discos dianteiros, tambor traseiro
Roda: Alumínio – 6j x 16
Pneus: 205/55 R16
Distância entre eixos: 2.525 mm
Comprimento total: 4.039 mm
Largura carroceria: 1.735 mm
Largura total: 2.004 mm
Altura: 1.517 mm
Porta-malas: 265 litros
Tanque de combustível: 46 litros
Preço: R$ 53.600