Novo motor 1.6 8V Hi Power e chegada da versão GT Line. Essas são as principais novidades na linha 2013 dos modelos Logan, Sandero e Sandero Stepway. Segundo a Renault, o novo propulsor foi desenvolvido pela equipe de engenharia do Renault Tecnologia Américas (RTA), instalado no Brasil, para satisfazer o gosto dos motoristas brasileiros, e traz tecnologia e do know-how da marca francesa na Fórmula 1.
Ainda de acordo com a Renault, um dos principais benefícios do novo motor 1.6 8V Hi-Power é o fato dele ser mais econômico, quando comparado com o propulsor antigo. Dados da fábrica informam que os modelos equipados com essa nova motorização são, aproximadamente, 10% mais econômico no ciclo urbano e 5% ao trafegar do trânsito rodoviário.
Comparando-se com o antigo Hi-Torque, o novo propulsor Hi-Power que passa a equipar Sandero e Logan anotou ganho de 10% na potência, usando etanol , e 2,5% com gasolina. São 106 cv e 98 cv, respectivamente. O torque também melhorou significativamente, principalmente com etanol no tanque: 7% a mais, ou seja, 15,5 kgfm. O número com gasolina foi mantido em 14,5 kgfm.
A velocidade máxima obtida pelo propulsor Hi-Power é de 174 km/h (com etanol) e 172 km/h (com gasolina). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,2 segundos (com etanol) e em 11,8 segundos (com gasolina). O Hi-torque precisava de 11,7 segundos e 12,1, segundos, respectivamente.
As mudanças técnicas na linha 2013 de Logan e Sandero incluem mudanças nas relações de marchas, para beneficiar o consumo de combustível. O câmbio continua sendo o mesmo manual de cinco marchas feito pela Renault no Chile.
Sandero GT Line
A linha 2013 do Sandero ganhou uma nova versão, batizada de "GT Line", com objetivo de realçar a esportividade do modelo. A denominação já é conhecida do brasileiro, pois serviu para nomear a série limitada, também do modelo Sandero, no final de 2010. Seu preço sugerido é de R$ 38.470.
Externamente, a versão apresenta faróis com máscara negra e os faróis de neblina com moldura preta. Ainda na dianteira, chama a atenção o monograma estilizado com a inscrição "GT Line", entre a grade frontal e a tampa do capô, ao lado do farol esquerdo.
O novo pára-choque frontal, desenvolvido exclusivamente para a verção GT Line, conta com ampla entrada de ar para o radiador, pintada na cor preta instalada na parte central. Além disso, a parte inferior do pára-choque dianteiro, que abriga os faróis de neblina, é em preto.
Nas laterais, estão expostos adesivos esportivos, fixados na parte superior das portas, avançando sobre os pára-lamas. Os retrovisores são na cor preto brilhante e as rodas 15 polegadas, confeccionadas em liga leve, também na cor preta, têm desenho exclusivo.
Na parte traseira, o visual esportivo é garantido pelo aerofólio na cor preto brilhante, combinando com os retrovisores externos, pelas lanternas traseiras escurecidas e pelo extrator de ar integrado ao pára-choque, que é exclusivo dessa versão esportiva e traz um extrator de ar na parte inferior, pintado na cor preta.
No interior, destaque para a presença do vermelho nos cintos de segurança e nas costuras do banco. Mesclando um tom escuro, com costuras vermelhas, o tecido dos assentos conta ainda com desenhos em relevo, realizados por meio do processo de gravação a calor conhecido como "Embossagem". Os encostos de cabeça dianteiros possuem a inscrição "GT Line". Volante e manopla de câmbio são em couro.
O GT Line sai completo de fábrica, com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, farol de neblina, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas na cor preta, rádio com CD e MP3 (do tipo double DIN) e comando satélite na coluna de direção. Completam a lista: freios com sistema ABS e airbags para motorista e passageiro.