Entre as diversas opções no mercado de hatchbacks médios premiuns (modelos que oferecem um pouco a mais ao consumidor, além do básico), tem um carro que muitas vezes passa despercebido, mas que pode ser uma ótima pedida em se tratando de custo-benefício. Por R$ 55,1 mil, é possível ter acesso a um modelo completo, com motorização 1.8 flex e câmbio automático. Trata-se do Nissan Tiida SL, com câmbio automático, que o Farol Autos avaliou durante uma semana. O Tiida tem origem japonesa, é fabricado no México e chega ao Brasil livre de impostos de importação graças ao regime automotivo. Assim, consegue se tornar uma opção bastante viável. Com design bem interessante, que preza por bom espaço interno e até no porta-malas, em se tratando de um hatchback, o carro da Nissan agrada bastante. O modelo avaliado, bem completo de fábrica, incluindo teto solar e bancos de couro, além de ar condicionado digital, veste muito bem o motorista e até mais quatro acompanhantes.
O desempenho, tanto na cidade como na estrada, agrada bastante. O câmbio automático não pipoca. Responde bem aos comandos no pé e tornar o carro ágil até nas manobras mais rápidas, permitindo retomadas rápidas e reduções precisas. Na estrada, não encontra dificuldades para desenvolver velocidades até acima do permitido. O único senão fica por conta da autonomia baixa, já que tem um tanque de dimensões reduzidas. Com etanol, difícil rodar mais de 250 quilômetros na cidade sem precisar parar para reabastecer. Na estrada, dá para ir um pouco mais além.
O Tiida conta com um computador de bordo bem simples, acionado a partir do botão no centro do painel, o que dificulta seu acesso. Assim, o motorista para obter informações instantâneas sobre consumo ou autonomia, por exemplo, precisa enfiar a mão no meio do volante, o que não é nem um pouco prático.
Motorização 1.8 Flex
O Tiida conta com motor 1.8 16V Flex de 126 cavalos quando abastecido a álcool e 125 cavalos a gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 17,5 kgfm a 4.800 rpm com ambos os combustíveis e a taxa de compressão atinge 9,9:1. Na versão automática, acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos e chega aos 178 km/h de velocidade máxima abastecido com etanol. Quando abastecido com gasolina, os resultados mudam para 11,1 segundos e 177 km/h.
O Nissan Tiida Hatch tem a suspensão adaptada às condições de pavimentação brasileira. A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira com eixo de torção, ambas com amortecedores de mecanismo "ripple-control", que absorve com maior eficiência as ondulações do terreno proporcionando maior conforto e estabilidade. O sistema de suspensão do Tiida Sedan é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora, subchassi isolado e mola espiral de compensação na dianteira e no eixo traseiro com eixo de torção, barra estabilizadora, coxim do eixo de suporte, além do mecanismo "ripple-control.