A Renault entregou ao papa Bento XVI um veículo 100% elétrico – desenvolvido a partir do modelo Kangoo Maxi Z.E. (as iniciais "Z.E." vêm do inglês "Zero Emition") -, fabricado especialmente para atender às necessidades de mobilidade do papa.
O veículo, previsto para os deslocamentos do Papa em sua residência de verão em Castel Gandolfo, é de cor branca e com o brasão papal nas portas. Esta é uma versão ecológica e sustentável do "Papamóvel". O modelo, fabricado a partir do Kangoo Maxi Z.E., tem 4,6 m de comprimento e 1,8 m de largura. Ele é equipado com um motor elétrico de 44 kW (60 cv) e uma bateria de íon-lítio, que oferece uma autonomia média de 170 Km – em ciclo misto NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu Normalizado).
O modelo conta também incluem soluções específicas, como teto solar, vidros laterais traseiros removíveis, portas laterais basculantes e soleiras elétricas escamoteáveis, para facilitar o acesso ao veículo.
SsangYong conceito ecológico
No Salão do Automóvel de Paris 2012, a SsangYong Motor Company vai apresentar o seu conceito de carro elétrico ecológico, e-XIV.Trata-se de crossover elétrico que também conta com um pequeno motor a gasolina.
As dimensões do e-XIV são: 4,160 mm de comprimento, 1.790 milímetros de largura, 1,575 milímetros de altura, e com uma distância entre eixos milímetro 2600. O teto de vidro proporciona visibilidade para os passageiros, enquanto células solares fornecem energia livre de poluição solar.
Porsche do Fittipaldi
O Porsche usado pelo bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, foi vendido por US$ 875 mil, em um leilão em Monterey, na Califórnia. O carro foi conduzido pelo piloto em 1974, na primeira temporada do IROC (International Race of Champions), uma corrida internacional disputada por pilotos de diversas categorias.
O modelo Porsche 911 RSR vendido no leilão é basicamente a versão antiga daquele que disputará as 6 Horas de São Paulo, quinta etapa do WEC (World Endurance Championship), chamado atualmente de Porsche 911 RSR (997). Este protótipo será usado pela equipe alemã Team Felbermayr-Proton, que disputará as categorias LMGTE Pro e LMGTE Am, além da britânica JWA Avila, da LMGTE Am.
"É claro que houve uma evolução muito grande no carro, a tecnologia, mas o modelo de hoje é nada mais do que a evolução daquele que eu pilotei", disse Emerson Fittipaldi, que em 1974 também conquistaria seu segundo título mundial de Fórmula 1.
O público brasileiro terá a oportunidade de ver o Porsche 911 RSR (997) dos dias 13 a 15 de setembro, no Autódromo de Interlagos, onde será realizada a quinta etapa do WEC. Os ingressos podem ser adquiridos no site http://www.livepass.com.br/.
O próximo Golf
O novo Golf, que será apresentado oficialmente ao mundo no Salão de Paris, foi revelado em Berlim, 36 anos depois do modelo original ser lançado na Europa. Trata-se da sétima geração do modelo, que já tem mais de 29 milhões de unidades vendidas nos quatro cantos do mundo.
Com mais espaço para os passageiros e avançados recursos tecnológicos, o Golf será 100 kg mais leve do que o carro que substitui, ajudando a torná-lo até 23 % mais eficiente.
Em 4.255 milímetros de comprimento, o novo Golf é 56 mm mais longo que seu antecessor, com uma distância entre eixos 59 milímetros maior, totalizando 2.637 mm.
Todos os modelos Golf agora contarão com sistemas touchscreen como padrãocom tela de 5,8 polegadas, cor e com sistema de navegação por satélite de até oito polegadas. Ele opera com gestos com os dedos, que será familiar para usuários de smartphones. Entre os bancos dianteiros, o espaço é maior, em virtude do freio de estacionamento eletrônico. E, pela primeira vez, em um Volkswagen, o compartimento por baixo do apoio de braços central inclui, opcionalmente, um suporte para telefone universal com antena indutiva, o que não apenas aumenta a intensidade do sinal de um aparelho, mas também reduz a perda de carga da bateria do telefone.