O Trailblazer, desenvolvido em conjunto com a nova S10, chega em uma única versão LTZ, mas com duas motorizações. Não à toa, entra no topo da lista dos modelos da marca comercializados no Brasil. Com motor 3.6 V6 Gasolina 4×4, custará R$ 145.450. Já com o 2.8 Diesel 4×4 sairá por R$ 175.450.
O preço assusta? Um pouco. Mas basta dar uma olhada no que o Trailblazer oferece e como ele se comporta na cidade, estrada e até no offroad que a impressão de carro caro fica para trás. O GuarulhosWeb participou nesta quarta-feira do evento de lançamento, que contou com teste drive entre São Paulo e Sorocaba, em mais de 200 quilômetros, em meio ao pesado trânsito da Capital, em véspera de feriado, pela rodovia Castelo Branco e um bom trecho em terra até uma pista "fora de estrada" em uma fazenda na cidade do interior.
Trata-se realmente de um carrão. Daqueles que deixam o motorista e até mais seis ocupantes em posição de destaque. É completo. Vem com uma série de equipamentos de série (não há itens opcionais) para garantir conforto, segurança, além de oferecer desempenho prá lá de satisfatório. Com o modelo movido a gasolina, nenhuma dificuldade para deslanchar a velocidades próximas aos 150 km/h em condições de teste. O câmbio automático de seis marchas é suave. Só quando pisa um pouco mais no acelerador, as reduções são perceptíveis, dando pequenos tranquinhos, mas nada que o desabone. Em meio ao congestionamento, a tranquilidade de uma sala de estar.
Com um comprimento total de 4,88 metros e largura de 1,90 metro, o utilitário da Chevrolet tem um interior espaçoso. Manuseio e estabilidade são auxiliados por uma distância entreeixos de 2,85 metros e com bitolas (dianteira e traseira) de 1,57 e 1,59 metros, respectivamente. Poucas coisas se colocarão a frente do Trailblazer, graças a sua distância mínima do solo de 232 milímetros.
O novo Trailblazer será comercializado em sete diferentes cores no mercado brasileiro. A sólida, Branco Mahler e as metálicas, Preto Carbon Flash, Prata Polaris, Bege Desert, Cinza Aztec, Cinza Artemis e Cinza Cyclone.
Interior espaçoso
No interior, a Trailblazer oferece excelente espaço interno, contando com uma terceira fileira de bancos retráteis. A capacidade do porta-malas traseiro vai de 205 litros a 1.830 litros, este último com todos os bancos rebatidos. Os designers também conseguiram elevar as segunda e terceira fileiras de assentos, sem sacrificar o espaço para a cabeça. Este estilo de bancos, lembrando os de um teatro, permite melhor visibilidade para todos os ocupantes. E os assentos da terceira fila oferecem conforto e espaço, mesmo para adultos, em viagens longas.
O interior do Trailblazer tem semelhanças com o da versão LTZ da nova S10. Os comandos ficam posicionados no console central, incluindo o regulador do ar-condicionado. As linhas e a qualidade do acabamento garantem uma aparência de luxo em todas as interfaces de controle e superfícies – painel digital na cor ice blue com computador de bordo, console central integrados e assinatura do design Chevrolet no painel dual cockpit. O interior do novo Trailblazer tem a funcionalidade e a ousadia esperada de um verdadeiro SUV.
O sistema de climatização do Trailblazer possui controle eletrônico de temperatura, além de uma unidade de controle adicional para os passageiros dos bancos traseiros. Um controle de intensidade do ar condicionado foi instalado na parte traseira do teto, juntamente com quatro saídas de ar, garantindo maior conforto aos ocupantes.
Um sistema de entretenimento premium mantém o condutor e os passageiros entretidos em viagens longas.
Robustez em todas as versões
O novo Chevrolet Trailblazer chega equipado com tração integral em qualquer uma das versões, para ser usado dentro e fora da estrada. Ele tem ângulos de ataque de 30o e 22o de saída. E 23,2 centímetros de altura em relação ao solo.
Para o mercado brasileiro o novo Trailblazer virá equipado com duas opções de motor. Um inédito e moderno motor V6 de 3.6 litros e 239 cavalos, alimentado por gasolina e o já conhecido e elogiado 2.8 Turbodiesel CTDI
O novo motor HFV6 possui 24V e 4 comandos de válvulas continuamente variáveis, que conferem maior torque em toda faixa de rotação. O sistema de comando de válvulas variável, é acionado por uma corrente de dentes invertidos, que não requer ajustes durante a vida útil do motor. Além disso, os pistões são forjados para reduzir sua massa. O motor HFV6 oferece excelente desempenho e dirigibilidade, com reduzido consumo de combustível.
Junto a estes dois motores, o novo TrailBlazer estará disponível com uma transmissão automática de seis marchas – GR6. Além de toda comodidade e conforto de uma transmissão automática, esta caixa conta com o sistema Active Select, que permite o controle total da transmissão, por meio de trocas manuais, e maior esportividade. Além disso, o câmbio conta com o sistema Clutch to Clutch, que proporciona mudanças suaves e extremamente rápidas e com o EC3, sistema que gerencia o travamento do conversor de torque, proporcionando menor consumo de combustível.
O sistema de tração 4×2 e 4×4 High/Low é acionado eletronicamente "Shift on the Fly" por meio de um seletor no painel, dispensa alavanca e permite trocas com o carro em movimento.
Luxo e sofisticação na versão LTZ
– ABS com EBD,
– controles de tração e estabilidade,
-ar-condicionado digital,
-computador de bordo,
-piloto automático com comandos no volante,
– rodas aros 18 com pneus 265/60R18, sistema premium de som,
– rádio double din com CD Player, MP3, Bluetooth, entrada mini-USB e entrada auxiliar,
– quatro tomadas de 12V.
– garantia de três anos sem limite de quilometragem
– airbag motorista e passageiro
– airbag lateral de cortina nas três fileiras de banco