Cinema

AVALIAÇÃO – VW Amarok Highline, uma senhora picape

O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana a Amarok, picape média da Volkswagen, que tem comportamento de carro grande

A Highline, versão top de linha, que custa R$ 130.550,00, tem tudo de bom que um veículo desse segmento pode oferecer: motor biturbo diesel de 2.0 litros, que oferece 180 cavalos de potência, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4, além de cabine dupla e um acabamento de primeira, que realça o conforto para motorista e até quatro passageiros a mais.


O câmbio de oito marchas é o principal destaque do modelo, principalmente quando se roda com a Amarok na cidade. Apesar do tamanho avantajado da picape, o comportamento é de carro de passeio. É ágil e rápida em meio ao trânsito. Nada a ver com aquelas picaponas que mais pareciam caminhões quando você se aventurava a disputar espaço entre simples carros de passeio. Desta forma, acaba sendo ótima opção para quem quer parecer acima de tudo em um modelo de comportamento discreto.
Neste sentido, o câmbio automático de oito velocidades faz toda a diferença, já que possibilita ao condutor andar na medida certa, sem precisar forçar demais o motor e com trocas precisas sem qualquer tipo de solavanco. Muitas vezes, você até esquece que existe um câmbio ali, tamanha é a suavidade e precisão nas trocas.


Segundo a VW, oO novo câmbio também garante um excepcional comportamento fora de estrada e nível de consumo abaixo da mesma versão equipada com câmbio manual. Ao longo da avaliação, o computador de bordo indicava média entre 7 e 8 km/l de diesel na cidade, apontando para quase 12 km/l numa autoestrada e velocidade sempre próxima aos 120 km/h.


A VW informa que a oitava marcha foi configurada como "overdrive", para operar com o motor em rotação reduzida sempre que as condições de terreno e aceleração permitirem, economizando combustível. A primeira marcha foi calculada para esforços acima do normal, como no uso off-road, para arrancar com carga em subidas íngremes ou quando o veículo é usado para reboque.


Conforto superior
A utilização do motor em baixa rotação contribui para reduzir o ruído e as vibrações dentro da cabine, elevando o conforto desfrutado pelos ocupantes ao mesmo nível de um automóvel de luxo. Para isolar o trem de força da melhor forma possível, a Amarok utiliza conversores de torque aperfeiçoados, com coxins especialmente calibrados.


Além do modo convencional de troca automática de marchas em "Drive" (D), a transmissão automática também pode trabalhar no modo esportivo (S), no qual as mudanças de marchas são feitas em rotações mais altas, resultando em aceleração mais rápida. A transmissão automática da Amarok também permite a troca de marchas manual, de modo sequencial, proporcionando maior prazer ao dirigir para aqueles que querem ter o controle total do veículo em estradas sinuosas ou em situações "off-road".


Maior potência
O motor 2 litros biturbo TDI, com 180 cv (132 kW), tem torque máximo de 42,8 kgfm (420 Nm), que garante excelente desempenho e rodagem suave. Com o câmbio automático e tração 4MOTION, a Amarok chega a 100 km/h em apenas 10,9 segundos. A velocidade máxima é de 179 km/h, alcançada em sétima marcha.

Todas as versões da Amarok trazem de série airbags frontais e freios ABS. A Amarok dispõe também, como equipamento standard, da exclusiva função off-road para o sistema ABS, que otimiza sua eficiência em estradas não pavimentadas, reduzindo as distâncias de frenagem. As versões Highline e Trendline podem contar opcionalmente, com o sistema ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade -, Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA). O ELD (bloqueio eletrônico do diferencial), que contribui para a estabilidade do veículo, é standard em toda a linha.


O interior da Amarok se alinha ao carros da Volkswagen, diferenciando-se no segmento pela utilização de materiais agradáveis ao toque, de elevada resistência, pelo conforto dos bancos, pela interação intuitiva entre o usuário e o veículo e pelo baixo nível de ruídos. Com um dos maiores habitáculos da sua classe, a Amarok cabine dupla oferece tanto ao usuário profissional como a quem a utiliza como veículo de transporte e lazer um ambiente extremamente agradável.


Na Amarok com cabine dupla, o comprimento da caçamba é de 1.555 mm, , assim como sua largura (1.620 mm). A superfície de carga é de 2,52 m². A Amarok consegue transportar na caçamba um palete padrão Euro (1.200 mm x 800 mm) na transversal. Esta vantagem se deve à ampla distância de 1.222 mm entre as caixas das rodas, obtida pelo posicionamento da suspensão traseira do veículo.


O que a Amarok Highline oferecede série

• Quadro de instrumentos com insertos cromados
• Volante, alavanca de câmbio e freio revestidos em couro
• Gaveta sob o banco do motorista
• Banco do motorista e passageiro com ajuste de altura
• Alças de apoio nas colunas dianteiras (A) e traseiras (B)
• Alças de segurança no teto (4)
• Descansa-braço central com porta-objetos
• Assoalho da cabine revestido em carpete
• Alto-falantes (4 + 2 tweeters)
Funcionais
• Direção hidráulica
• Ar-condicionado Climatronic "dual zone"
• Desembaçador do vidro traseiro
• Retrovisores com acionamento elétrico
• Radio RCD-510 com CD-changer, entrada SD-card e tela "touch-screen"
• Sistema Bluetooth para RCD-510
• Travamento central e alarme keyless
• Duas tomadas de 12V na cabine e uma na caçamba
• Vidros com acionamento elétrico
• Tração 4Motion permanemte
• Travamento mecânico do diferencial traseiro
• Volante multifuncional com comandos do rádio
Página 2 de 2
• Antena incorporada à carcaça do retrovisor esquerdo
• Computador de bordo
• Piloto automático
• Limpador do pára-brisa com temporizador variável
• Sensor traseiro de estacionamento
Externos
• Carcaças dos retrovisores parcialmente cromadas
• Maçanetas cromadas
• Molduras das caixas roda na cor da pick-up
• Pára-choque dianteiro na cor da pick-up e frisos cromados na grade do
radiador, entrada inferior de ar e moldura dos faróis de neblina
• Pára-choque traseiro cromado
• Pneus 255/60 R18
• Rodas de liga leve de 18" (inclusive estepe)
• Faróis de neblina
• Protetor do carter
• Para-barro
Segurança
• ABS off-road, EDL, TCS, EBC, BAS, EBD
• Airbag para motorista e passageiro

Posso ajudar?