O Honda City mudou apenas três anos após seu lançamento, mantendo algumas características marcantes, como bom nível de tecnologia embarcada, conforto, confiabilidade, potência, excelente espaço interno e amplo porta-malas.
O modelo 2013, avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb, que percorreu pouco mais de 400 quilômetros entre cidade e estrada, apresenta novos para-choques dianteiro e traseiro, nova grade frontal e novo desenho para as lanternas traseiras. Nas ruas, em meio ao trânsito, dá para perceber que o modelo ficou mais atraente, mas nada que um leigo perceba sem reparar nos detalhes.
A autonomia do veículo também ganha destaque. O tanque de combustível passa a ter capacidade ampliada para 47 litros, cinco a mais do que em seu modelo anterior. Os cinco litros a mais permitem ir um pouco mais longe, principalmente se estiver abastecido com etanol, quando o consumo sempre é um tanto sofrível. Faz cerca de 7 km/l na cidade.
O modelo avaliado foi um EX automático, o topo de linha do City, que traz novas rofsd aro 16 e bancos mais elegantes com revestimento em couro. Ao todo, são cinco versões: DX (MT), LX (MT/AT) e EX (MT/AT). A LX e EX receberam como item de série sensores de estacionamento. A versão LX apresenta ainda rodas de liga leve de 15 polegadas em novo desenho e novo sistema de freios.
Internamente, o veículo dispõe em todas as versões de nova iluminação em seu painel e novo conjunto de instrumentos.
Na versão EX foram incorporados dois novos itens: o Paddle-Shift, sistema que permite trocas de marcha manuais com o acionamento de aletas localizadas no volante, e o tweeter, componente que controla os sons mais agudos.
Outro item de destaque no novo City é o painel blackout, que dá acesso às informações claras e precisas sobre autonomia, consumo instantâneo, consumo médio, hodômetro parcial e hodômetro total. O modelo também possui sistema avançado de som com rádio CD-Player (MP3/WMA) e entrada auxiliar (P2/USB). O ar condicionado digital é encontrado na versão EX, e, manual, na DX e LX.
O projeto do Honda City promoveu ao máximo de forma simples o acesso a todos os comandos disponíveis no automóvel. Por meio de suaves toques, acionam-se da regulagem do volante e dos bancos reclináveis aos controles de climatização e de áudio, todos os itens podem ser facilmente manuseados pelo condutor ou pelos passageiros.
Motorização
O ponto alto do City fica sob o capô: o motor i-VTEC Flex de 1.5l, que equipa todas as versões (DX, LX e EX) e dá conta do recado. Cona com desempenho bastante satisfatório tanto na cidade como na estrada. Oferece 115 cv a 6.000 rpm (gasolina) e 116 cv a 6.000 rpm (álcool), com torque de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm.
Para uma resposta mais eficiente e precisa da direção, o modelo conta com o EPS (Electric Power Steering), sistema de direção eletricamente assistida, que o torna mais leve em baixas velocidades e firme em altas.
Segurança em primeiro lugar
A segurança do condutor e passageiros do veículo ganha prioridade na elaboração do projeto do novo modelo. Por esse motivo, a versão LX passa a vir equipada com o sistema de freios ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), componente que dimensiona a pressão apropriada de cada roda em frenagens bruscas, evitando o travamento e mantendo a estabilidade do veículo. A versão DX terá freios dianteiros a disco e traseiros a tambor.
O novo sedã foi projetado com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e na dispersão de impactos em uma grande área. O modelo ainda traz recursos anti-furto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme e imobilizador na chave e trava de segurança nas portas traseiras. Tanto o capô quanto as portas estão protegidos para evitar o arrombamento.
O Honda City 2013 tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e estará disponível nas cores Branco Taffeta Sólido, Prata Global Metálico, Cinza Paladium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Grená Rubi Metálico e Preto Cristal Perolizado.
City EX AT – R$ 64.990,00