Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo no final do ano passado, as primeiras unidades do novo modelo, o J3 S 1.5 Jet Flex, começam a desembarcar no Brasil nas próximas semanas. O preço está definido: vai custar R$ 37.490.
Com proposta tipicamente esportiva, mas não só na aparência e sim "no coração", nasce o J3 S 1.5 Jet Flex. O modelo herda o motor 1.5 16V VVT do J5. Para receber a tecnologia flex fuel, porém, ele foi inteiramente retrabalhado por engenheiros da JAC Motors e da Delphi, tanto no Brasil como na China. O resultado foi a eliminação do tanque de gasolina para partida a frio.
Através de um sistema de pré-aquecimento do combustível diretamente nos bicos injetores, que é fundamental quando se usa o etanol, em razão de seu baixo poder calorífico, o J3 S 1.5 Jet Flex dispensou a necessidade do "tanquinho". Com gasolina, etanol ou qualquer mistura percentual possível entre esses dois combustíveis, o motor dá a partida normalmente em qualquer temperatura de funcionamento e nas mais variadas condições climáticas.
Como resultado da adoção do motor 1.5 16V VVT com a tecnologia Jet Flex, o J3 vai se apropriar da terminação "S" com todos os méritos. O motor desenvolve 125 cv (gasolina) ou 127 cv (etanol) a 6.000 rpm, com torque máximo de 15,5 kgfm (G) e 15,7 kgfm (E) a 4.000 rpm. A taxa de compressão do motor foi mantida em 10:1. Por se tratar de um carro com massa reduzida, isto é, 1.070 kg, o J3 S 1.5 Jet Flex nasceu com um temperamento verdadeiramente esportivo. De 0 a 100 km/h, o modelo precisa de apenas 9,7 segundos. Atinge 197 km/h de velocidade máxima.
Por fora, as mudanças são marcantes. Na frente, o J3 Sport possui forte personalidade, que pode ser observada pelos faróis de máscara negra. Já as laterais chamam atenção pelo novo conjunto de rodas de alumínio, com desenho exclusivo para a versão, além de faixas laterais (pretas ou brancas, dependendo da cor da carroceria) que também realçam a linhagem esportiva. Na traseira, a logotipia "J3 S" e "Jet Flex" identificam o novo top de linha da família J3.
Por dentro, as modificações não foram menos contundentes. Para começar, as soleiras e o conjunto de pedais são de aço inoxidável e as sapatas são inspiradas em verdadeiros modelos de competição. Já a iluminação do painel de instrumentos (cluster e rádio com CD player) perdeu a iluminação indireta azul e recebeu a cor predominantemente vermelha, como convém a um bom esportivo. Os bancos, por sua vez, têm novo revestimento. Por fim, o pomo da alavanca de câmbio é preto (prata no J3 1.4).
• Vidros elétricos dianteiros e traseiros
• Desembaçador traseiro
• Limpador traseiro
• Retrovisores elétricos
• Lâmpadas halógenas
• Faróis com regulagem elétrica de altura
• Faróis de neblina (dianteira)
• Lanternas de neblina (traseira)
• Brake light
• Luzes de leitura
• Alças de segurança dianteiras e traseiras
• Parassol com espelho de cortesia
• Parassol com espelho iluminado
• Acendedor de cigarros
• Retrovisor interno antiofuscante
• Luzes de segurança nas portas
• Porta revistas
• Banco traseiro bipartido 60/40
• Bancos em veludo
• Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
• Airbag duplo
• Portas com barras de proteção lateral
• Cintos traseiros laterais de 3 pontos
• Chave com destravamento remoto das portas
• Alarme anti-furto
• Travamento automático das portas à 15 km/h
• Freio ABS com EBD
• Sensor de estacionamento traseiro
• Porta copos
• Acendedor de cigarros / tomada (12V)
• Antena impressa no para-brisa
• Iluminação azul no painel de instrumentos
• Volante com regulagem de altura
• Direção hidráulica
• Ar-condicionado
• CD MP3 player com entrada USB
• Abertura interna da tampa do tanque de combustível
• Seis alto-falantes