Disponível nas concessionárias da marca em todo país, a Frontier 2014 têm preços que começam em R$ 91.990.
O design renovado da Frontier na série especial "10 Anos", lançado no fim do ano passado, foi aprovado pelos clientes e agora está disponível em todas as versões do utilitário produzido em São Jose dos Pinhais (PR). Assim, a linha inteira do modelo passa a contar com o para-choque e a grade frontal redesenhados, que deixam a picape ainda mais robusta.
As versões têm agora nova nomenclatura. A de entrada "XE" passa a se chamar "S", a intermediária "SE" vira "SV Attack", enquanto a "LE" torna-se "SL". A mudança padroniza as versões da Frontier com a de outros modelos da Nissan, como, por exemplo, March e Versa.
A Nissan também aperfeiçoou a oferta de itens de série em todas as versões. Desde a versão de entrada "S", a Frontier passa a contar agora computador de bordo; detalhes prateados nos anéis do painel de instrumentos e botões dos vidros elétricos e acabamentos cromados dos botões do sistema de ar-condicionado, freio de estacionamento, saídas de ar e maçanetas internas. A "S" ganhou ainda o sistema keyless de chave.
Na opção intermediária "SV Attack", a Frontier 2014 traz novo rádio 2DIN com CD, mp3 e entradas auxiliar e para cartão SD e rodas de liga leve com design diferenciado na cor titanium, mesma tonalidade dos farois de neblina e do detalhe da parte inferior do para-choque.
A SL AT tem novas rodas de liga leve aro 18, acabamento prateado na parte inferior do para-choque, além de novo design dos farois de neblina, que agora são cromados. A versão passa a contar com frisos laterais na cor do veículo; volante de couro com novo design; bancos de couro com a identificação das versões estampada; chave inteligente I-Key; controle dinâmico do veículo (VDC); câmera de ré e ar-condicionado digital automático de duas zonas. Toda a linha da picape Frontier conta airbag e freios com sistema antitravamento ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) como item de série.
Entre os incrementos que a Nissan fez na linha nos últimos anos estão a inclusão como itens de série do para-choque traseiro cromado, protetor de radiador de aço; acabamento interno em tom mais escuro; rádio 2DIN com display colorido de 4.3 e câmera de ré; conexão USB e iPod; controle do sistema de áudio no volante; entre outros. Uma das melhorias mais significativas veio no ano passado, quando a linha ganhou o a terceira geração do motor YDK 2.5 turbodiesel, com potência (até 32%) e torque (26%) maiores. O propulsor desenvolve 190 cv a 3.600 rpm nas versões 4×4 e 163 cv a 3.600 rpm nas com tração traseira (4×2).
Mesmo mais forte e potente, o motor ficou até 10% mais econômico em comparação ao da segunda geração, resultado direto da tecnologia empregada na construção do novo propulsor. As inovações também reduziram as emissões e tornaram a picape da Nissan a primeira do segmento a atender às normas do PROCONVE L6, que desde o ano passado vigoram no Brasil.
Para reduzir os níveis de emissões de gases produzidos pelo motor da picape Frontier, a Nissan do Brasil buscou o que a marca tem de melhor no mundo. Desta forma, trouxe para o País o que é oferecido atualmente aos consumidores europeus de veículos comerciais leves, mercado com um dos maiores níveis de exigência na redução de emissões por parte dos automóveis. Assim, o novo motor 2.5 turbodiesel atinge índices 26% menores, em média, em relação à geração anterior (YDK2).
Entre as modificações estão a troca de componentes para reduzir o atrito das partes móveis da unidade principal e, também, no cabeçote – que recebeu a última geração do sistema de injeção eletrônica de combustível de alta pressão. A Frontier passou a contar ainda com o filtro de partículas de diesel (DPF, em inglês), que está diretamente relacionado ao controle de emissões.
O condutor nota rapidamente que o torque maior do novo motor facilita muito o rodar, principalmente nas cidades. Afinal, com mais força plena em rotações baixas (2.000 rpm), menos trocas e reduções de marchas. Esse detalhe faz muita diferença para o motorista, que não precisará reduzir a velocidade da caixa de câmbio ao passar em uma lombada ou depressão. Em alguns casos é possível fazer isso até com a quinta marcha engatada. E o menor uso do câmbio significa, claro, maior eficiência no consumo de combustível, tornando o novo motor até 10% mais econômico na estrada e até 9% na cidade.
PREÇOS E VERSÕES
Confira quanto custa cada versão e o que ela traz de série na linha 2014:
Frontier S 4×2 (R$ 91.990)
Motor 2.5 16V turbodiesel, de 163 cavalos
Airbag duplo frontal
Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)
Câmbio manual de 6 velocidades
Ar-condicionado manual
Direção hidráulica com ajuste de altura do volante
Computador de bordo com medições de distância percorrida, velocidade média, consumo médio de combustível e tempo de viagem.
Console central dianteiro com tampa, três porta-objetos, dois porta-copos e apoio de braço integrado
Espelhos retrovisores com ajuste elétrico
Travas e vidros com acionamento elétrico nas 4 portas
Chave com telecomando para abertura e fechamento das portas
Limpador do pára-brisa intermitente variável com sensor de velocidade Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras
Regulagem de altura do banco do motorista
Abertura interna do tanque de combustível
Espelhos retrovisores na cor do veículo
Grade frontal na cor do veículo
Maçanetas externas das portas na cor do veículo
Para-barro rígido nas rodas dianteiras e traseiras
Para-choques dianteiro na cor do veículo
Para-choques traseiro cromado
Rodas de liga leve aro 16
Tampa da caçamba com chave
Cintos de segurança dianteiros de 3 pontos com pré-tensionadores
Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos
Imobilizador do motor
Preparação para áudio com antena, fiação e 4 alto-falantes
Frontier S 4×4 (R$ 100.490)
Todos da versão S 4×2 mais:
Motor 2.5 16V turbodiesel, de 190 cavalos
Sistema de tração Shift on the Fly
Tração 4X4 e reduzida
Frontier SV Attack 4×2 (R$ 98.990)
Todos da versão S mais:
Motor 2.5 16V turbodiesel, de 163 cavalos
Pneus A/T (All Terrain) com escrita na cor branca
Rack de teto com adesivo "FRONTIER"
Rodas de liga leve aro 16 na cor Titanium
Rádio AM/FM/CD com MP3, 4 alto-falantes e entrada auxiliar
Alarme perimétrico
Estribos laterais
Faróis de neblina
Bancos com revestimento em tecido nas cores preto/cinza
Volante de 3 raios revestido em couro
Adesivo " ATTACK"
Espelhos retrovisores na cor Titanium
Farois com máscara negra
Grade frontal na cor Titanium
Maçanetas externas das portas na cor Titanium
Frontier SV Attack 4×4 (R$ 107.990)
Todos da versão SV Attack 4×2 mais:
Motor 2.5 16V turbodiesel, de 190 cavalos
Tração 4X4 e reduzida
Sistema de tração Shift on the Fly
Frontier SL 4×4 AT (R$ 128.590)
Todos da versão SV Attack mais:
Motor 2.5 16V turbodiesel, de 190 cavalos
Transmissão automática de 5 velocidades
Tração 4X4 e reduzida
Sistema de tração Shift on the Fly
Grade frontal cromada
Espelhos retrovisores cromados
Ar-condicionado digital de duas zonas automático
Câmera traseira com imagem integrada ao display do rádio
Chave inteligente presencial (I-Key)
Controle de estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control)
Rádio AM/FM/CD Player com display 4,3" colorido, função MP3, entrada auxiliar para MP3 player, conector USB no console central e 6 alto-falantes
Controle de áudio no volante
Espelho retrovisor interno eletrocrômico com bússola digital
Espelhos nos para-sois motorista e passageiro com iluminação
Manopla do câmbio com revestimento em couro
Controlador automático de velocidade com comando no volante
Porta-óculos no teto
Regulagem de altura dos faróis
Bancos com revestimento em couro e relevo "FRONTIER"
Sistema de fixação de carga Cargo Channel