Baseado na versão Dynamique, o Duster Tech Road está disponível em três configurações: 1.6 16V Hi-Flex com câmbio manual de cinco marchas; 2.0 16V Hi-Flex com transmissão manual de seis marchas e 2.0 16V Hi-Flex, com caixa automática de quatro velocidades, ambas com tração 4X2. O último modelo foi cedido pela Renault, para avaliação do GuarulhosWeb.
Na verdade, o modelo reúne uma série de equipamentos, além do motor eficiente e câmbio automático, que propiciam grande satisfação a motorista e até mais quatro acompanhantes. O SUV, apesar desta versão não contar com tração das quatro rodas, acaba cumprindo bem o papel, de carro robusto para enfrentar o trânsito da cidade e rodovias, sem se aventurar no fora de estrada. Nada mal para um veículo que custa R$ 62.150 na versão avaliada. Ou seja, completo e com preço honesto.
O motor 2.0 16V cumpre bem sua função nas mais diversas situações. Desenvolve a potência de 142 cv (etanol) / 138 cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 19,7 kgfm (gasolina) / 20,9 kgfm (etanol) a 3.750 rpm. Já o câmbio automático também conta com a função “Kick down. Acionada quando o motorista pisa até o fim, e de forma rápida, o pedal do acelerador, a central eletrônica avalia e realiza a redução de uma ou duas marchas, conforme os dados avaliados por ela. Essa operação melhora a aceleração disponível, como, por exemplo, na realização de ultrapassagens. Ou seja, o carro não pipoca.
O bem estar é garantido justamente pelos equipamentos embarcados, como o sistema Media Nav que oferece uma tela sensível ao toque (touch screen) de 7 polegadas, integrada ao painel do veículo. Com display colorido e botões grandes, os menus são de fácil identificação e configuração. Em poucos toques, o motorista tem acesso a úteis tecnologias, graças a um sistema totalmente intuitivo. Na função rádio, por exemplo, o equipamento exibe as estações por frequência, com opção de memorização de até 12 emissoras. As músicas podem ser executadas por meio do celular (via Bluetooth) ou por fonte auxiliar (via USB). A entrada auxiliar faz parte da conectividade do Media Nav e permite conexão ao mp3 player.
Outra importante função do equipamento é a de GPS. Para permitir que o motorista chegue ao seu destino sem ter problemas com o caminho, o sistema de navegação tem uma fácil programação de destinos e vasta lista de pontos de interesse. É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. A hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações importantes também são passadas ao condutor.
O Media Nav do Duster Tech Road oferece comandos satélites na coluna de direção e possibilita que o motorista manuseie as funções mais úteis como, trocar de música, atender e terminar chamadas, trocar estações do rádio sem tirar as mãos do volante.
O Duster Tech Road tem visual esportivo, com destaque para os faróis de máscara negra e as rodas de alumínio aro 16, na cor cinza Inox. Nas laterais, ganham realce os adesivos na parte de baixo da porta com a inscrição Tech Road” harmonizando ainda mais o design e o adesivo preto na coluna B.
Apesar de ter um design não tão moderno, em comparação com outros modelos da concorrência, que primam por linhas futuristas e seguem praticamente na mesma toada, o Duster prima pela robustez. Com 4,32m de comprimento e 1,82m de largura, não chega a ser grande demais que se torna um problema para, por exemplo, encontrar vagas. O espaço para passageiros permite acomodar com conforto cinco pessoas e o porta-malas conta com capacidade para até 475 litros.
São de série do Duster Tech Road direção hidráulica, ar-condicionado e travas e vidros elétricos, freios com sistema ABS e airbag duplo também já são de série. Também vem equipado com computador de bordo, bolsas do tipo canguru atrás dos bancos dianteiros, porta-malas e porta-luvas com iluminação, retrovisores externos com regulagem elétrica, sensor de estacionamento traseiro e volante com revestimento em couro e com regulagem de altura. O único opcional fica por conta dos bancos com revestimento em couro.