Cinema

LANÇAMENTO – Honda CR-V 2013 recebe motor flex pela primeira vez

Nova tecnologia, que dispensa o subtanque de partida a frio, marca a chegada do motor bicombustível ao modelo

A linha 2013 – quarta geração do Honda CR-V – será equipada com o sistema flex, que possibilita abastecimento do veículo com etanol ou gasolina em qualquer proporção. Além disso, a capacidade do tanque de combustível aumentou em 13 litros (passou a 71 litros) para compensar a autonomia nas situações em que se utiliza o etanol.

Outro grande destaque fica por conta da avançada tecnologia que dispensa o subtanque de partida a frio, a exemplo do Honda Civic 2.0, apresentado recentemente. Com o novo sistema, ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.

A nova tecnologia faz parte do conceito Honda Flex One, que representa o empenho da Honda em inovação para mobilidade sustentável, aliando alta performance com baixo consumo de combustível e emissão de poluentes para todas as gerações de produtos.

Na versão 2013, o Honda CR-V manterá todo o seu pacote tecnológico e estará disponível na rede de concessionárias a partir do próximo mês (maio), nas versões LX 4×2 e EXL 4×4, as duas com câmbio automático e motor 2.0 flex.


A versão LX também incorporou o sistema Bluetooth, que permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular e até mesmo sem tirar as mãos do volante. A chave passa a ser em estilo canivete (LX e EXL) e ambas contam agora com alarme ultrassônico (presencial).

Todas as novidades chegam para tornar ainda mais completo e tecnológico um modelo de sucesso no Brasil: o Honda CR-V, que chegou ao país em 2000, já contabiliza 72.900 unidades vendidas.

Potência
O Honda CR-V é equipado com propulsor de 2.0l flex, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC. Desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm, e torque de 19,5 kgf.m a 4.800rpm no etanol. Quando abastecido a gasolina são 150 cv de potência a 6.300 rpm, e torque de 19,3 kgf.m a 4.700rpm.

Ambas as versões são equipadas com transmissão automática de cinco velocidades, em que permite trocas suaves, sempre respeitando o estilo de condução do motorista, além de contar com o botão D3 na alavanca de transmissão. O sistema é indicado para trafegar em rodovias em que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou quando precisar encarar subidas.

Para evitar que o carro desça em uma subida no intervalo que o motorista tira o pé do freio e coloca no acelerador, a versão EXL é equipada com o sistema HSA (Hill Start Assist). A tecnologia auxilia na subida mantendo acionado o freio por até três segundos, tempo suficiente para acelerar em rampas com inclinações maiores, sem que ocorra o recuo do veículo. Outro diferencial na versão top de linha é o sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), evitando possíveis instabilidades e tornando a condução muito mais segura.

Um item de segurança são os seis airbagas (frontal, lateral e cortina) disponibilizados na versão EXL. A parte lateral conta com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição de passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentando na posição de risco se o airbag for acionado.

As duas versões são equipadas com freios ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e o sistema EBD (Eletronic Brake Distribution), responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme. Completando o conjunto de segurança, o CR-V tem cintos dianteiros com pré-tensionadores.

O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará à venda na rede de concessionárias Honda a partir de maio de 2013 nas cores Branco Tafettá Sólido, Cinza Titanium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Prata Global Metálico e Preto Cristal Perolizado. O preço público sugerido, incluindo frete e pintura metálica ou perolizada, é de R$ 98.900,00 (LX 4×2) e R$ 114.900,00 (EXL 4×4). Os clientes podem obter informações sobre a concessionária mais próxima pelo telefone 0800 701 3432 ou pelo site www.honda.com.br.

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