Cinema

AVALIAÇÃO – Novo, original e incomparável. Este é o Fusca

O Fusca voltou. Não é a primeira vez que isso acontece com um dos maiores ícones da indústrias automobilística mundial.

Descontinuado no final dos anos 80, foi ressuscitado em 1994 em terras brasileiras pelo ex-presidente Itamar Franco, numa tentativa de trazer de volta o verdadeiro conceito de carro popular. Mas o carro relançado pela Volkswagen naquela época era praticamente o mesmo que tinha saído de linha por já estar ultrapassado tecnologicamente. Ainda no final dos anos 90, mais um tentativa de reavivar o velho Fusca. Chegava ao Brasil, o importado New Beetle, uma releitura do velho sedã mas cheio de inovações. Figurou como um brinquedinho para quem gostava da marca e permaneceu em linha por vários anos, tanto que há as dezenas em nossas ruas.

Mas finalmente o Fusca realmente voltou em grande estilo, tomado de uma tecnologia comum em carros top de linha que, diferente do que muita gente disse por aí, é incomparável com o modelo do século passado. Nem com o New Beetle mais moderno é possível traçar um paralelo. O GuarulhosWeb avaliou, durante uma semana, um modelo completo, com câmbio DSG automático de seis marchar e encontrou pouquíssimas coisas do velho fusquinha: o perfil, o desenho do porta-luvas e as duas alcinhas laterais, que ajudam os passageiros do banco de trás a sair do carro. Fora isso, mais nada.

E isso é extremamente positivo. O Fusca de 2013 não tem absolutamente nada de popular. Começa pelo preço: com câmbio manual, sai a partir de R$ 76.600, e com transmissão DSG de dupla embreagem, começa a custar R$ 80.990. Só que esse valor, dependendo dos equipamentos embarcados, passa fácil dos R$ 100 mil. Quem quis pegar o carro logo de cara, assim que chegou ao Brasil, desembolsou até R$ 120 mil, incluindo aí um certo ágio cobrado em alguns concessionários.

E o Fusca vale tudo isso? Sim, vale. Tem potência de sobra com o motor 2.0 TSI de 200 cv, que garante um desempenho de gente grande. Extremamente esportivo, é altamente eficiente. O TSI oferece sua potência máxima a partir de 5.100 rpm. O torque máximo, 280 Nm, é atingido já a partir de 1.700 rpm. Com transmissão DSG de dupla embreagem, o Fusca 2.0 TSI tem velocidade máxima de 223 km/h (controlada eletronicamente) e acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos.

O novo carro tem 1.808 mm de largura (84 mm a mais que o New Beetle), 1.486 mm de altura (12 mm menor) e 4.278 mm de comprimento (mais 152 mm). São proporções totalmente novas. O aumento no comprimento permitiu que o teto fosse mais estendido, o para-brisa fosse deslocado para trás e a seção dianteira pudesse seguir o contorno do Fusca original. O novo ponto chave é a coluna C. Paralelamente, a equipe de desenvolvimento aumentou as bitolas e a distância entre-eixos do carro. Tudo isso dá ao novo Fusca uma aparência de força e tensão muscular.

Já que é impossível traçar semelhanças com o velho Fusca, as diferenças são marcantes. Onde o Fusca original tinha o motor, agora fica a tampa do porta-malas, que se ergue juntamente com o vidro traseiro quando aberta, dando acesso para muita bagagem (310 a 905 litros). Ele chega em 11 diferentes tonalidades, cores que deixam o carro "divertido" e o tornam tão exclusivo como uma digital. As cores sólidas são "Branco Cristal", "Preto Ninja", "Amarelo Saturno", "Vermelho Tornado" e "Azul Denim". As cores metálicas são "Azul Reef", "Marrom Toffee", "Cinza Platinum", "Prata Sargas" e "Prata Moon Rock". E ainda há uma cor perolizada: "Preto Mystic".

No painel, um banho de tecnologia Em frente ao motorista, há três instrumentos redondos (conta-giros, velocímetro e indicador do nível do tanque) que fornecem todas as informações importantes. No velocímetro, ao centro, há um display multifuncional. Da mesma forma, os sistemas de áudio e navegação, que são localizados dentro do campo de visão do motorista no painel, são ladeados por duas saídas de ar. Logo abaixo fica o painel de controle do ar-condicionado, também redesenhado, o interruptor das luzes de emergência e, finalmente, a alavanca de câmbio com o botão de partida do motor (opcional) à sua esquerda. Os instrumentos auxiliares dão um toque clássico. Mostradores de temperatura de óleo, relógio com cronômetro e medidor de pressão do turbo ficam sobre o sistema de áudio e navegação.

Opcionais
O Fusca oferece diversos itens opcionais que o deixam em situação de destaque. A versão avaliada trouxe várias dessas funcionalidades, que facilitam a vida do motorista e mais dois ocupantes, além de deixar esses dias de avaliação mais alegres.

Faróis bi-xenônio e luzes diurnas com LEDs
Teto solar panorâmico
Radio e sistema de navegação – sistema de áudio RCD 510, com acumulador de CDs, interface para cartão SD e tela sensível ao toque e, opcionalmente, pode receber o sistema de rádio RNS 315 com navegação integrada.
Sistema de som Fender
Keyless Access – Ele opera as portas sem necessidade da chave.
Instrumentos auxiliares
ParkPilot – sensores de aproximação de obstáculos dianteiros e traseiros
Revestimento de couro e bancos esportivos

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