Cinema

AVALIAÇÃO – Strada Adventure cabine dupla vive crise existencial positiva

A Fiat inovou, quatro anos atrás, ao lançar a primeira picape compacta, dotada de cabine dupla. A Strada Adventure, entretanto, ainda vive uma certa crise existencial que não chega a ser um problema... É, para muitos, uma solução.

O grande dilema para a Strada Adventure CD Locker 1.8, avaliada durante uma semana pelo GuarulhosWeb, está no fato dela não oferecer um grande espaço para os passageiros que vão no banco de trás, como também ter uma carroceria um tanto acanhada para uma picape.

Por outro lado, ao mesmo tempo que permite levar volumes que não caberiam em um carro compacto pode ainda transportar, sem receio de levar multas, mais duas pessoas no banco de trás. Ou seja, é uma via de mão dupla. 

O modelo tem preço de tabela de R$ 52.840,00, um valor que parece um tanto alto, mas acaba sendo viabilizado por ser muito bem equipada.


Sabe-se que a Fiat estuda algumas inovações para o modelo que deve ser lançado nos próximos meses, já em sua versão 2014, principalmente para facilitar o acesso ao banco de trás. Por enquanto, funciona como um compacto de duas portas, em que os bancos da frente precisam ser reclinados para se acessar o traseiro. Como contam com o dispositivo "Easy Entry" com memória, o banco volta à posição pré-determinada anteriormente.

O habitáculo cresceu em relação a cabine simples ou estendida para levar até quatro ocupantes, assim como os vidros laterais maiores integrados perfeitamente ao desenho. Conta com uma barra no teto, mais longa, o que permite o transporte de mais objetos. A caçamba também oferece uma capacidade de carga razoável, de 580 litros.
Por fora, é um carro bem interessante, com linhas robustas e agressivas do estilo Adventure – para-choque envolvente com grade cromada na dianteira, farois polielípticos de dupla parábola com canhões cromados e máscara negra, caixas de rodas com molduras cinza, rodas de liga leve exclusivas, retrovisores externos com indicadores de direção incorporados e estribos laterais antiderrapantes.

A caçamba traz a tampa removível como as das outras versões, o que dá muito mais praticidade, e também vem com chave, para maior segurança. As lanternas traseiras possuem uma parte móvel na tampa da caçamba. Um para-choque escuro emoldura o conjunto, dando-lhe um ar robusto e valente.

O interior da picape traz o estilo e alto nível de acabamento da linha Adventure, com quadro de instrumentos exclusivo à versão, mais bússola e inclinômetros longitudinal e transversal.
Outro destaque importante, que só os veículos Adventure possuem, é o sistema de bloqueio de diferencial, o Locker, opcional nesta versão, que ajuda o veículo a vencer situações adversas de rodagem, reforçando a vocação "off-road light" da família Adventure.

O motor 1.8 Flex proporciona boa dirigibilidade e alto desempenho. Trata-se de um carro delicioso e ágil na cidade, oferecendo desempenho bastante satisfatório na estrada. Ou seja, vai bem em diferentes situações. E se dá bem, quando vai para estradinhas de terra ou mesmo em pisos escorregadios, graças ao sistema Locker.

Posso ajudar?