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AVALIAÇÃO – Honda CR-V flex oferece situações bastante distintas

Que o Honda CR-V é um dos esportivos utilitários mais interessantes disponíveis no mercado, não há dúvidas. Agora, o modelo conta ainda com motorização 2.0 flex, com 155 cv de potência com etanol.

O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana um modelo EXL 4×4, top de linha, e vivenciou situações bastante distintas. Como a maior novidade esta sob o capô – o motor 2.0l flex, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC -, nada melhor do que observar o desempenho do carro abastecido com etanol. E aí surgem os opostos.

Delicioso na cidade, já que não tem um tamanho exagerado e conta com diversos equipamentos que elevam o nível de conforto para motorista e passageiros, o CR-V demonstra uma sede que não parece ser dos automóveis Honda, conhecidos pelos baixos níveis de consumo de combustível. Dificilmente, faz mais do que 5 km com um litro de etanol, mesmo se utilizando do sistema Econ, acionado a partir de uma tecla no painel, que ajuda o carro a ser mais econômico, gastando menos combustível.

Mas basta pegar a estrada para o CR-V se transformar. Nas mesmas condições, com o Econ acionado, o Honda não perde muito em desempenho e ainda é capaz de fazer médias superiores a 10 km/l de etanol. Frise-se que trata-se de um ótimo nível de consumo até para modelos menores e com motores de menor potência. Ou seja, uma mão lava a outra, já que no final das contas, o carro agrada nas mais diferentes condições.

Sem o Econ acionado, o consumo na estrada fica na casa dos 9 km/l (sempre com etanol), mas o desempenho se torna ainda melhor. Ele tem mais pegada nas retomadas e consegue atingir velocidades maiores em um tempo mais reduzido. Neste ponto, cai por terra um velho mito de que o CR-V é fraco.

O Honda CR-V é equipado com propulsor de 2.0l flex, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC. Desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm, e torque de 19,5 kgf.m a 4.800rpm no etanol. Quando abastecido a gasolina são 150 cv de potência a 6.300 rpm, e torque de 19,3 kgf.m a 4.700rpm.

 

 

Nova tecnologia

Assim como o Honda Civic, apresentado no final do ano passado, o CR-V conta com o conceito Honda Flex One, que representa o empenho do fabricante em inovação para mobilidade sustentável, aliando alta performance com baixo consumo de combustível e emissão de poluentes para todas as gerações de produtos.

Em sua quarta geração, a linha 2013 do CR-V passou a contar com o sistema flex e a capacidade do tanque de combustível aumentou em 13 litros (passou a 71 litros) para compensar a autonomia nas situações em que se utiliza o etanol. Mas o maior destaque é a avançada tecnologia que dispensa o subtanque de partida a frio. Com o novo sistema, ao acionar o botão no controle da chave que destrava as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.

O carro conta com uma série de equipamentos, desde a versão LX 2×2, que garantem mais comodidade, como o sistema Bluetooth, que permite ao motorista atender chamadas sem a necessidade de manuseio do celular e até mesmo sem tirar as mãos do volante. A chave é em estilo canivete.

Ambas as versões são equipadas com transmissão automática de cinco velocidades, em que permite trocas suaves, sempre respeitando o estilo de condução do motorista, além de contar com o botão D3 na alavanca de transmissão. O sistema é indicado para trafegar em rodovias em que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou quando precisar encarar subidas.

Para evitar que o carro desça em uma subida no intervalo que o motorista tira o pé do freio e coloca no acelerador, a versão EXL é equipada com o sistema HSA (Hill Start Assist). A tecnologia auxilia na subida mantendo acionado o freio por até três segundos, tempo suficiente para acelerar em rampas com inclinações maiores, sem que ocorra o recuo do veículo. Outro diferencial na versão top de linha é o sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), evitando possíveis instabilidades e tornando a condução muito mais segura.

Um item de segurança são os seis airbagas (frontal, lateral e cortina) disponibilizados na versão EXL. A parte lateral conta com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição de passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentando na posição de risco se o airbag for acionado.

As duas versões são equipadas com freios ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e o sistema EBD (Eletronic Brake Distribution), responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme. Completando o conjunto de segurança, o CR-V tem cintos dianteiros com pré-tensionadores.

O modelo tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem e estará à venda na rede de concessionárias Honda a partir de maio de 2013 nas cores Branco Tafettá Sólido, Cinza Titanium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Prata Global Metálico e Preto Cristal Perolizado. O preço público sugerido, incluindo frete e pintura metálica ou perolizada, é de R$ 98.900,00 (LX 4×2) e R$ 114.900,00 (EXL 4×4).

 

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