O palco do lançamento do Camaro 2014 foi a pista circular do centro de testes da General Motors, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. A circunferência perfeita com quatro quilômetros de extensão e inclinação simula uma falsa reta. Cenário perfeito para acelerar a máquina. Mas a velocidade final, por questões de segurança, já que nem todos os jornalistas convidados podem ser considerados pilotos, foi limitada em apenas 160 km/h. Decepção? Nem tanto. Apesar do carro ter final (também limitada eletronicamente) de 250 km/h, acelerar forte o modelo, arrancando de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, causa uma sensação de domínio da máquina fantástica. Chegar aos 160 km/h é possível muito pouco tempo depois, fazendo com que o resto da “curva reta” seja percorrido no limite final de forma tranqüila e prazerosa. Nesse tempo dá para se deliciar e perceber que a fera, cada dia mais bela, fala alto e continuará causando.
As mudanças do Camaro SS, o topo da linha trazido ao Brasil, superam os detalhes. O design está renovado com .o mesmo motor V8 6.2L Small Block e a transmissão de seis velocidades GR6que garantem a performance de grande sucesso. Chega por R$ 210 mil no final de novembro ao mercado.
O Camaro 2014 apresenta uma evolução do design, comnova e maior grade frontal, que favorece o fluxo de ar. A adição de saída de ar no capô, melhora a exaustão de calor, e o novo parachoque compõe o visual da frente do Camaro. Novo difusor de ar e aerofólio que foram otimizados em túnel de vento, e nova lanterna, compõem o design da traseira do superesportivo.
Internamente o Camaro recebe bancos com regulagem elétrica, e as laterais das portas ganharam iluminação em LEDs na cor ice blue. Os mostradores do painel, a projeção de dados no para-brisa, bem como os mostradores no console central, apresentam um visual retrô e sofisticado ao mesmo tempo.
Força
O motor é equipado com o sistema AFM (Active Fuel Management) ou desligamento automático dos cilindros. Em velocidades de cruzeiro, como em uma viagem tranquila por uma estrada, o sistema de gerenciamento do motor comanda o desligamento de parte dos cilindros, da injeção de combustível, e o fechamento das válvulas de admissão e escape, utilizando uma válvula eletrônica, que atua sobre o comando hidráulico dos tuchos, comandando o fechamento das válvulas.
A tecnologia do motor Chevrolet Small Block V8 6.2L oferece comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. As válvulas de admissão e escape possuem massa reduzida em função da haste ser oca, favorecendo o aumento da rotação do motor. O módulo de gerenciamento do motor, é desenvolvido e calibrado pela Chevrolet (sistema “S2”), o que permite controle preciso do motor, maior integração com o veículo, garantindo assim uma melhor experiência ao dirigir.
Em conjunto com os mais de 400 cv de potência do motor e 56,7 kgfm de torque, trabalha a transmissão sequencial/automática de seis velocidades GR6, exclusiva da versão SS. Com ela, o motorista pode desfrutar do conforto da qualidade das trocas de marchas da transmissão automática, que são extremamente rápidas e fluídas, como também é possível fazer trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do volante “Paddle Shift”, que permite fazer as trocas de marchas, sem a necessidade de se tirar as mãos do volante.
Diversão
Dentro de um Camaro a experiência é única, desde o momento que se a aciona a partida de imediato ouve-se o motor, ouvimos o som grave característico do motor V8 6.2L Small Block, que certamente superará em muito as expectativas do motorista. O painel de instrumentos e os diversos mostradores do console se iluminam, ganhando vida e complementando a experiência de dirigir o Camaro.
Utilizando os seletores no volante “Paddle Shift”, é possível fazer trocas de marchas mais esportivas, sem a necessidade de tirar as mãos do volante. O sistema utilizado no Camaro que é desenvolvido pela Chevrolet, possui um requinte de software e calibração, que permite fazer uso do “Paddle Shift” com o seletor na posição “D” Drive.
O Camaro oferece controle eletrônico de tração e de estabilidade, que atua sobre os freios, e auxilia o motorista em uma direção mais segura. É possível desativar ambos os sistemas. Pressionando-se o botão apenas uma vez, ele desabilita o controle de tração, e pressionando novamente, o controle de estabilidade entra no modo “Dinâmico”, permitindo uma condução mais esportiva sem tantas intervenções, mas mantendo o elevado nível de segurança. Trabalhando em conjunto com o sistema eletrônico de tração o Camaro conta também com controle de tração mecânico, que utiliza diferencial traseiro de escorregamento limitado (LSD).
A direção ficou ainda mais confortável para o uso carro no dia-a-dia, porque o sistema, que era hidráulico, passou a ser elétrico, permitindo desenvolver uma calibração que tivesse um menor esforço em manobras em baixas velocidades.
Ao contrário de seus concorrentes em outros mercados, o Chevrolet Camaro vem equipado com suspensões independentes nos dois eixos. Tanto na dianteira quanto na traseira o Camaro utiliza suspensão do tipo Multilink, com barras estabilizadoras nos dois eixos.
Outro item importante que aumenta a flexibilidade de uso do superesportivos é o fato do motor ter sido calibrado para utilizar a gasolina brasileira. Para assegurar a estabilidade superior, o superesportivo vem equipado com rodas de alumínio de 20 polegadas de tala 8’ na dianteira e 9’ na traseira. Calçando as rodas estão os pneus de medida 245/45 ZR20 na dianteira e 275/40 ZR20 na traseira.
O conjunto de rodas e pneus deixa à mostra os enormes discos de freios (com 35,5 cm de diâmetro e 3,2 cm de espessura na dianteira e 36,5 cm de diâmetro e 2,8 cm de espessura na traseira) e as pinças Brembo – marca italiana reconhecida mundialmente por equipar carros de F1, de seis pistões na dianteira e quatro na traseira.
Tecnologia
O Camaro a partir do ano modelo 2014 recebe exclusivo sistema de multimídia Chevrolet MyLink, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.
Os usuários que desejarem utilizar os aplicativos precisam fazer o download do aplicativo em um smartphone compatível com o MyLink, por meio de lojas como App Store e Google Play. Além dos atributos conhecidos, como tela touch screen, de sete polegadas, MP3, USB, entrada auxiliar, Bluetooth, também conta com reconhecimento de voz para agenda e ligações telefônicas. Outras novidades: comandos de voz para navegação e áudio, configurações do veículo, câmera de ré integrada, e função áudio streaming utilizando o aplicativo Stitcher.
Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da visualização de demais informações tradicionais do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.
O sistema de áudio ainda conta com um sistema premium sound de 245 watts, da Boston Acoustics que conta com nove alto-falantes. O Camaro também oferece travas elétricas das portas e vidros com acionamento do tipo “one touch” tanto para o motorista quanto para o passageiro.
Um outro item muito importante é o Head-Up Display (HUD), um sistema que projeta algumas informações no para-brisa do veículo. A ideia é a de que, em um veículo superesportivo, o motorista não desvie o olhar da estrada, por isso as informações ficam projetadas diretamente para-brisa. O HUD nasceu em projetos militares que a GM executou para as forças armadas norte-americanas. Dentre as informações projetadas, o motorista pode visualizar a velocidade, a rotação do motor e a até a estação de rádio. O condutor ainda pode personalizar a altura e a intensidade das imagens.
Cores e Acessórios
O modelo superesportivo será comercializado nas cores: amarelo (lemon peel), vermelho (pull me over), preto e branco (Summit) com os seguintes acessórios: adesivos de capo, Insulfilme, filme segurança, capa protetora e rede para objetos no porta malas.
A história do ícone
A primeira geração do Camaro foi apresentada em 1966, já como modelo 67. Ele começou a ser vendido nos Estados unidos em 29 de setembro de 1966. Ele teve oito diferentes opções de motor. Duas delas, de seis cilindros em linha e as outras seis todas V8, partiam de 3.8 litros e chegavam até impressionantes 7.0 litros. Ele era comercializado em três diferentes versões, a RS, a SS e a Z28, mais esportiva ainda. Em seu primeiro ano de vida, o Camaro vendeu 100.255 carros. A primeira geração do Camaro foi vendida até 1969, totalizando quase 270.000 esportivos vendidos em apenas três anos de venda. Um verdadeiro sucesso.
A segunda geração foi introduzida em fevereiro de 1970 e foi produzida até o modelo de 1981. Ela chegava com um novo visual, ainda mais marcante para a época, que ainda receberia alterações estéticas nos modelos 1974 e 1978. Em relação a primeira geração, o Camaro foi fortemente remodelado, ficando maior e com um novo estilo. O esportivo ainda era vendido em três diferentes versões, a RS, SS e Z28. Esta última, foi descontinuada com o ápice da crise do petróleo, no final de 1974, mas voltaria com força total, em 1977. A segunda geração do Camaro estreou, em 1980, um novo motor: o V6 de 3.8 litros, em substituição ao de seis em linha, de 4.1 litros.
Em 1982, a Chevrolet apresentava a terceira geração do Camaro. Totalmente remodelada, ela inaugurava também a era dos motores com injeção eletrônica de combustível. Além de mais moderno, o Camaro também passou por um forte regime: ele estava 227 quilos mais leve que o modelo anterior.