Cinema

LANÇAMENTO – Parece a Captiva mas não é. A nova Tracker chegou

Na primeira olhada, em meio ao trânsito, na rua, você vai achar que se trata da Captiva, a SUV média da Chevrolet que roda por aqui desde 2008. Mas um olhar mais atento irá mostrar que se trata da irmã compacta, a nova Tracker

O nome, como já se tornou comum na linha Chevrolet, é de uma outra SUV da marca que fez sucesso por aqui no início dos anos 2000. Mas o carro que chega nesta semana aos concessionários é muito mais moderno e segue a nova identidade da Chevrolet. Assim como a irmã maior Captiva, a Tracker também vem do México. Por questões de mercado e para obedecer a cota de importação, não será possível trazer para o Brasil um grande volume de unidades.

A General Motors espera comercializar 8 mil unidades por ano, um número bastante pequeno frente aos concorrentes diretos: a Ford Ecosport e a Renault Duster. Por isso mesmo, a Tracker chega ao Brasil somente na versão top de linha, LTZ, equipada com tudo do bom e do melhor, com motor 1.8L Ecotec e o eficiente câmbio automático GF6 de segunda geração. Assim, à primeira vista, os preços – estabelecidos a R$ 71.990 (completa menos airbags laterais e teto solar elétrico) e a R$ 74.490 (com tudo incluso) – podem até parecer um pouco salgado.

Mas basta entrar na Tracker, ligar a chave e pisar no acelerador para perceber que vale quanto custa e não tem condições de entrar na briga direta com os concorrentes, que oferecem opções mais simples e com câmbio manual por menos de R$ 60 mil. A Revista É! participou do evento de lançamento, nesta quarta-feira, no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, no interior de São Paulo.

E na pista de testes da GM foi possível ter ótimas impressões do novo utilitário esportivo compacto que combina versatilidade, eficiência e prazer ao dirigir. Sim. Em diferentes condições que simulam uma rodovia, com as mais diferentes imperfeições no asfalto, subidas e descidas, além de curvas que simulam uma serra, o Tracker demonstrou que veio para agradar. O câmbio automático avança e reduz sem qualquer sobressalto ou inconveniente, obedecendo ao pé nas mais diferentes situações.

Na Pista Circular, de quatro quilômetros de extensão, que simula uma reta sem fim, devido a seu grau de inclinação, foi possível acelerar forte, chegando rapidamente a mais de 180 km/h no velocímetro sem qualquer dificuldade. Basta enfiar o pé embaixo e seguir adiante.

O motor Ecotec 1.8L do Tracker rende 144 cv quando abastecido com etanol e 140 cv com gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm já aparece com 3.800 rpm. Com gasolina, o torque máximo é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. 90% do torque já estão disponíveis com 2.200 rpm.

A transmissão automática de seis velocidades tem a opção de mudanças no modo manual sequencial oferecendo uma opção de esportividade. A transmissão se adapta ao estilo de condução do motorista, e comparando a velocidade da roda e do eixo de entrada da transmissão, ela identifica quando o veículo está em subida mantendo uma marcha mais reduzida e maior oferta de torque, o que resulta em mais força para ultrapassagens e maior controle do veículo. O mesmo ocorre em uma descida, situação em que a transmissão reduz as marchas de forma a aumentar a sensação de controle do veículo, além de reduzir o desgaste dos freios, sem prejuízo ao consumo de combustível.

A motorização do novo Tracker apresenta excelente desempenho para sua categoria, levando 11,5 segundos para ir de 0-100km/h e velocidade máxima de 189 km/h quando abastecido com etanol. Com gasolina o Tracker precisa de 11,7 segundos para ir de 0-100km/h e atinge a mesma velocidade máxima de 189 km/h.

 

Estilo e versatilidade

O modelo Tracker tem um visual com o DNA global da Chevrolet, com linhas que transmitem robustez, fluidez, movimento e estabilidade visual. As caixas de rodas são bastante pronunciadas, reforçando o visual robusto. O spoiler traseiro integrado à carroceria ressalta a dinâmica do design e o excelente coeficiente de arrasto. Com 4.248 mm de comprimento, 1.776 mm de largura e 1.647mm de altura, o Tracker oferece um excelente espaço interno. Utilizando o rack de teto é possível expandir o volume a ser transportado com suporte de até 75kg.

O interior foi elaborado com linhas fluidas, modernas e espaço interno bastante definido, possibilitando um interior bem organizado com até oito configurações de assentos. O veículo oferece também grande disponibilidade de portas objetos, além de um porta-malas de até 735L com os bancos rebatidos. O banco traseiro oferece rebatimento 60/40. Ao se rebater o banco do passageiro dianteiro é possível acomodar objetos de até 2300 mm de comprimento.

Um porta luvas superior oferece fácil acesso ao motorista, além de possuir uma bandeja para acomodar o smartphone dentro daquele espaço. Há ainda uma entrada USB bem localizada abaixo da bandeja, possibilitando a conexão do smartphone e outros dispositivos USB ao áudio do SUV. Ao lado da entrada USB está localizada uma entrada de áudio auxiliar.

MyLink

Outro item de destaque do Chevrolet Tracker é o exclusivo sistema de multimídia Chevrolet MyLink – “Bring Your Own Media”, que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências.

O MyLink se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros.

Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da visualização de demais informações tradicionais do celular, como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.

Os usuários que desejarem utilizar os aplicativos precisam fazer o download do aplicativo em um smartphone compatível com o MyLink, por meio de lojas como App Store e Google Play.

Sólida Segurança

A robustez de seu projeto estrutural faz do Tracker um dos mais seguros SUVs, com os freios Anti- Bloqueio (ABS) de quatro canais, com distribuição eletrônica da força de frenagem, e assistente de frenagem em caso de pânico, que reduz a distância para frenagem.

O novo Tracker utiliza arquitetura global com elevada rigidez estrutural, o que concede ao veículo muita estabilidade, segurança, e menores índices de ruído e vibração, tornando a condução muito confortável e que surpreende ao dirigir.

Está equipado também com seis airbags – sendo dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina -, cintos de segurança de três pontos em todas as cinco posições de assento, sistemas de ancoragem ISOFIX para assentos de segurança para crianças e pedal de freio desarmável. Todos são itens de série que agregam ainda mais segurança ao modelo.

 

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