A Volkswagen acaba de lançar no mercado brasileiro o Novo Fox, que passa a ser o primeiro carro nacional da marca a trazer a evolução do design mundial, já presente no Golf que chegou por aqui no ano passado. Modelo parte de R$ 35,9 mil podendo chegar a R$ 51,7 mil. São sete versões com quatro tipos de motorização (1.0 e 1.6) e três câmbios distintos (manuais de 5 e 6 marchas, além de um automatizado).
A frente é totalmente nova. Desde as portas dianteiras (coluna “A”), as linhas de estilo em direção à frente do carro foram substituídas, como capô, faróis e para-choques. Os faróis estão mais inclinados em relação aos do modelo anterior e passam a adotar a assinatura “mais quadrada”, semelhante a outros modelos VW no mundo. Agora, uma linha cromada horizontal divide toda a frente do veículo, tangenciando a parte inferior dos faróis, característica adotada também no Novo Golf.
A lateral traz como principal mudança as molduras das caixas de roda, que agora estão mais evidentes. Rodas de liga leve e calotas também são novas. Há cinco acabamentos para as rodas: três tipos de calota – “Folk” e “Samba”, de 15 polegadas, e “Blues” de 14 polegadas (esta para a versão BlueMotion) – e duas rodas de liga leve (Indie de 15” e “Tango” de 16”).
Outra mudança de estilo está nas molduras dos espelhos retrovisores, que estão maiores e com novo formato. A coluna “C”, a que fica entre a porta traseira e a tampa do porta-malas, é totalmente nova, não apenas por causa das molduras da caixa de roda, mas também pelas novas lanternas traseiras.
Na traseira, mudança total. As lanternas estão maiores e em posição horizontal, bem parecidas com o Novo Golf. O novo conjunto ótico passa a ser duplo e dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas, mantendo a assinatura visual noturna padrão da marca no mundo.
O para-choque traseiro passa a contar com retrorrefletores integrados na parte inferior, o que confere mais esportividade ao modelo. Em todas as versões a área que envolve o retrorrefletor é pintado de preto, dando a impressão de que o carro é mais alto.
O Novo Fox passa a contar com o Easy Trunk,sistema de abertura elétrica da tampa traseira pelo logotipo da Volkswagen, como já ocorre no CC e no Passat. Dessa forma, basta pressionar para frente a parte superior do logo para abrir a tampa do porta-malas.
Interior
O Novo Fox também mudou. O painel, por exemplo, passa a contar com uma nova peça plástica, mais lisa e de material mais nobre. O quadro de instrumentos tem novo grafismo e reforça a iluminação de LEDs brancos. As saídas de ar também têm formato mais uniforme e destacado em relação ao restante do painel.
Cada versão traz um ambiente de cabine diferente, do volante às tonalidades e materiais utilizados. Já na versão Trendline, de entrada, o painel conta com um aspecto metalizado. O tecido que cobre o interior também é novo: tear Venice Cinza, de aspecto mais sóbrio.
Na configuração intermediária Comfortline, há mais itens cromados no interior e o acabamento é diferenciado. O tecido que forra os bancos e as laterais das portas também é inédito: tear Byron cinza. De série o volante é o mesmo da versão Trendline, mas há a opção de equipar o modelo com o mesmo volante multifuncional do CC, com comandos do computador de bordo e dos sistemas de som e de telefonia.
Versões, poreços, motores e câmbios
FOX TRENDLINE 1.0 — R$ 35.900 Motor 1.0 TEC de 76 cv e câmbio manual de cinco marchas.
FOX BLUEMOTION 1.0 — R$ 37.690 – Motor 1.0 três-cilindros EA211 (MSI), de 82 cv
FOX COMFORTLINE 1.0 — R$ 38.190 – 900 Motor 1.0 TEC de 76 cv e câmbio manual de cinco marchas.
FOX TRENDLINE 1.6 — R$ 39.800 – Motor 1.6 EA111, de oito válvulas e 104 cv
FOX COMFORTLINE 1.6 — R$ 41.490 – Motor 1.6 EA111, de oito válvulas e 104 cv, e opção de transmissão automatizada I-Motion, de cinco velocidades.
FOX HIGHLINE 1.6 — R$ 44.590 – Novo motor 1.6 EA211 (MSI), de 16 válvulas e 120 cv, e câmbio manual de seis velocidades.
FOX HIGHLINE 1.6 I-MOTION — R$ 51.790 – Novo motor 1.6 EA211 (MSI), de 16 válvulas e 120 cv e câmbio automatizado de embreagem simples I-Motion
A linha 2015 do modelo marca a estreia de uma série de novidades à linha Fox, como faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC e ASR), câmbio manual de seis velocidades (MQ200-6F), novo motor 1.6l MSI de até 120 cv (família EA211), transmissão I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, entre outros.
Tecnologia e segurança de segmentos superiores
ESC – Controle eletrônico de estabilidade – O Novo Fox pode ser equipado na versão topo de linha Highline com sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica essa para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.
ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.
TC (M-ABS) – O Traction Control ou Controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor. O TC (M-ABS) está disponível de série para o Novo Fox Highline.
EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.
HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.
HBA – Função adicional do sistema ESC, o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.