Depois que a Renault conseguiu renovar seu sedã médio Logan, que era considerado o patinho feio da família, dar uma cara nova para o Sandero foi tarefa das mais fáceis. O hatch evoluiu. Ganhou linhas marcantes e modernas e se habilita para brigar em condições de igualdade com outros compactos premium que tem por aí.
Avaliamos aqui uma versão Expression com motorização 1.6 8V Hi-Power, que está um degrau acima do modelo que leva o motor 1.0 16V. Assim, não encontra dificuldades para cumprir bem sua missão, principalmente para quem busca um carro ágil, com boas respostas no conturbado trânsito de nossas cidades.
Este motor 1.6 8V da Renault é perfeito para esse tipo de carro. Ele gera 106 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 98 cavalos com gasolina. Durante esta avaliação, com álcool no tanque, conseguimos respostas rápidas mesmo com o ar condicionado acionado. Como ele oferece 85% do torque a partir de 1.500 rpm, a agilidade é certa, em especial no trânsito urbano, além de retomadas de velocidade mais rápidas, qualidade importante na estrada. No consumo em trânsito urbano, ficamos próximos dos 6 km/l de etanol na cidade, chegando perto dos 10 km/l na estrada. Nenhum primor, mas nada que o desabone.
O Sandero Expression vem com uma série de equipamentos de fábrica, que vão bem além do modelo de entrada Authentic, disponível só com motor 1.0. Traz CD MP3, que inclui USB e Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, retrovisor e maçanetas externas na cor da carroceria e coluna B com acabamento em preto.
Como itens opcionais, oferece ar-condicionado automático e a geração 1.2 do Media NAV (central multimídia que oferece GPS, sistema de som, Bluetooth e as funcionalidades Eco-Coaching e Eco-Scoring) e piloto automático (controlador e limitador de velocidade), entre outras tecnologias, que tornam mais agradável o dia a dia do motorista e dos passageiros.
O Eco-Scoring é um equipamento que ajuda bastante e ao mesmo tempo diverte. Ele atribui notas ao motorista em relação a aceleração, a troca de marchas e a antecipação, quesitos que melhoram a economia de combustível e tornam o carro “mais sustentável”.
O Sandero oferece um bom espaço interno em se tratando de um compacto. A posição de dirigir é satisfatória e quem vai no banco de trás, tendo uma estatura mediana, não terá do que reclamar. O porta-malas oferece espaço interessante por se tratar de um hatch compacto. Leva até 320 litros de bagagem sem rebater os bancos. É sem dúvidas o maior da categoria. Há também uma série de porta-objetos espalhados por todo o carro.
Este modelo Expression com motor 1.6 custa R$ 38.590.