Carro

Chevrolet Cruze 2015 chega ainda mais bonito e melhor

O GuarulhosWeb foi até Montevideo, no Uruguai, conhecer a versão 2015 do novo Chevrolet Cruze, mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo, no final do mês passado. De cara, dá para perceber que tanto o modelo sedã como o hatch (Sport6) mudaram para melhor. São alterações sutis, mas expressivas que deixam o bom carro da Chevrolet ainda mais bonito e melhor. 
 
A Chevrolet promete entregar um carro com maior agilidade no trânsito aliado a um menor consumo de combustível, resultado da maior disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas. Durante a apresentação, o GuarulhosWeb percorreu pouco mais de 300 km entre Montevideu e Punta Del Leste (ida e volta), nesta quarta-feira, ao lado de 60 jornalistas especializados de todo o Brasil, convidados pelo fabricante. 
 
Tirando as mudanças no visual, o desempenho está bem satisfatório. Tanto o sedã como o Sport6, ambos testados com câmbio automático de seis velocidades, revelam estarem muito equilibrados, com trocas de marchas suaves, mesmo quando se força mais o pé para avançar a velocidades mais altas como em retomadas. É possível obter ótimo desempenho sem forçar nada. O consumo de combustível neste trajeto ficou acima dos 11 km/l, abastecido com gasolina. O motor é o mesmo Ecotec 1.8 Flex de 144 cavalos, lançado em 2011. Porém, ele foi atualizado com recalibragens que garantem maior torque em baixas rotações e potência. 
 
Desenho 
As mudanças promovidas na carroceria do Cruze estão concentradas na frente. O para-choque foi redesenhado. A grade bipartida apresenta novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão LTZ. Mas o que mais chama a atenção são os faróis DRL (luzes diurnas), que chegam como item de série. Compostos de LEDs e localizados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia. O acionamento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada.
 
O Cruze ganha também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ. Duas novas opções de cores também passam a ser ofertadas: Branco Vintage e Cinza Aztec, que se juntam às Azul Macaw, Branco Summit, Bege Desert, Preto Carbon Flash, Prata Switchblade, Cinza Mond e Vermelho Pepper, essa exclusiva para o Sport6.
 
Outras novidades
Os vidros elétricos agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as portas pelo controle remoto. Há também a possibilidade de acionamento do motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo. Este item de conveniência é um dos novos diferenciais da versão LTZ, que ganha ainda acabamento interno premium. Bancos, portas e painel passam a ser revestidos em couro bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, encontrados apenas em modelos de segmentos mais sofisticados.
 
Desde a configuração LT de entrada, o Cruze vem equipado com diversos itens de segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbags frontais e laterais, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna antissequestro.
 
Ar-condicionado eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista.
O modelo ainda pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com gráfico para o auxílio a manobras, navegador com GPS, airbag de cortina, sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do botão Start/Stop no painel.
 
O que mudou no motor
Além da recalibração do moderno motor Ecotec 1.8 Flex (144 cv), os engenheiros da Chevrolet desenvolveram uma nova geração da transmissão de seis velocidades, batizada de GF6-2. Tanto o modelo sedã como o Sport6 mostram mais agilidade e suavidade nas trocas, melhorando significativamente a performance e o conforto ao dirigir.
 
Os números comprovam isso. Em comparação com o antecessor, o modelo 2015 foi até 1.2s mais rápido na prova de 0 a 100 km/h, cravando 10.2s quando abastecido com etanol. Retomadas de velocidade também ficaram mais ágeis, seja no modelo manual como no automático.
 
Isso porque o propulsor Ecotec 1.8 Flex reúne diversas tecnologias de ponta para motores aspirados. Entre elas o cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável, que torna as respostas do propulsor muito rápidas e colabora para uma queima de combustível otimizada.
 
O coletor de admissão variável (VIM) é outro destaque. Privilegia o torque em baixas rotações e a potência em altas rotações, tornando as respostas do motor mais elásticas.
 
Para informar o motorista quanto ao momento ideal para a troca das marchas, o Cruze manual passa a trazer uma luz de alerta no quadro de instrumentos.
 
Já a versão automática apresenta melhora no consumo de combustível e agilidade ao efetuar as trocas em espaço de tempo 50% inferior, sendo capaz de realizar reduções duplas e triplas.
 
Por ser inteligente, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o controle de cruzeiro está acionado, mantendo estável a velocidade selecionada em declives.
 
Confira os preços de todas as versões:
 
Cruze Sport6 LT  (manual) — R$ 70.400
Cruze Sport6 LT  (automático) — R$ 77.100 
Cruze Sport6 LTZ (automático) — R$ 86.400
 
Cruze Sedã LT  — R$ 73.500
Cruze Sedã LT  — R$ 77.100
Cruze Sedã LT  — R$ 79.100
Cruze Sedã LTZ — R$ 87.300 
 

Tags
Posso ajudar?