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AVALIAÇÃO – Range Rover Sport HSE, um V6 a diesel que se impõe

O carro é imponente. Belo. Robusto. Passa a ideia de ser um veículo para poucos. Mas sem ostentação. É daqueles automóveis voltados a quem exige muito e não quer aparecer tanto. Se bem que seria impossível passar despercebido a bordo de um legítimo inglês da Land Rover. Mas os modelos top da marca, os Range Rover Sport, antes assustavam um pouco. Não tinham linhas tão refinadas e pecavam um pouco pelo design mais rústico. 
 
Neste ano, chegou ao Brasil o novo Range Rover Sport, que o GuarulhosWeb teve acesso para avaliação de uma semana, com motor SDV6 Diesel, que desenvolve 292 cv de potência com um torque máximo de 625 Nm a apenas 2.000 rotações. Há ainda opções com motor a gasolina 3.0 V6 Supercharged de 340 cavalos de potência e um 5.0 V8 Supercharged de 510 cv. A transmissão automática é a ZF8HP70 de oito velocidades e opções para trocas sequenciais no volante.
 
Este V6 a diesel dá conta do recado nas mais diferentes condições. A versão avaliada foi um HSE que tem preço de tabela de R$ 413.600. Está acima da SE de entrada (R$ 385 mil) e por isso traz diversos equipamentos embarcados a mais, que conseguem aumentar bastante a sensação de conforto e segurança. Com seus quase 300 cavalos de potência, tem fôlego de sobra para transpor quaisquer obstáculos off road com desenvoltura. 
 
Na cidade e estrada, dá ao motorista e demais passageiros a sensação de se viver em um mundo diferenciado. Primeiro pela posição alta que passa a ideia de superioridade. Depois, pelos diversos equipamentos tecnológicos que a gente só vê em filmes de ação. Basta tocar na maçaneta de uma das portas, por dentro ou por fora, que o carro entende que alguém quer descer ou subir. O estribo, que fica embutido, sai para fora facilitando o acesso e diminuindo a altura em relação ao solo. Um luxo. 
 
 
A arte de apertar botões
 
No Range Rover Sport, basta apertar botões. Sim, até o simples abrir do porta-luvas se dá a partir de um botão localizado acima do compartimento. Ligar o motor se dá com a chave no bolso. Basta apertar um botão localizado à direita do volante. Ah, quer ajustá-lo? Aperte um botão. Quer regular a altura dos bancos? Botão. Regular a altura da suspensão? Estacionar? O melhor modo de dirigir? Acionar os mais diversos equipamentos eletrônicos disponíveis? Botões. 
 
Alguns, inclusive, são a partir da tela central em touch screen. Basta tocá-los para escolher o som, o caminho a seguir, falar ao telefone, entre outras opções. Tudo de forma bastante prática e dedutível.  
 
Tudo de bom
 
Vale salientar que o Range Rover Sport foi desenvolvido em conjunto com o já aclamado novo Range Rover Vogue, o modelo top de linha da família inglesa. Tem melhor comportamento dinâmico em estrada, além da reconhecida capacidade fora de estrada da Land Rover. A nova tecnologia incorporada ao modelo proporciona aos clientes um exterior mais compacto e robusto, bem como uma cabine mais luxuosa.
 
As inovações tecnológicas incorporadas no seu chassi dinâmico em alumínio proporcionaram uma redução de peso de até 420 kg, uma inovação no seu segmento, o que oferece uma combinação excepcional de agilidade e conforto com todo o luxo de um SUV esportivo. Com menos peso, o veículo reduziu o consumo de combustível em até 24% em relação à versão anterior e suas emissões podem atingir 180 gramas de CO2 por quilômetro rodado.
Durante a avaliação, em estrada, o Range Rover Sport marcou média acima dos 8 km/l de diesel. Na cidade, o consumo fica na casa dos 6,5 km/l. 
 
O câmbio ZF8HP70 de oito velocidades foi configurado para proporcionar alto desempenho em qualquer uma das versões. As marchas mais baixas possuem uma relação curta e oferecem respostas rápidas em situações urbanas ou muita força no fora de estrada. As marchas mais altas têm relação mais alongadas, o que oferece mais conforto em velocidade de cruzeiro (aos 100 km/h o modelo pode estar abaixo das 2.000 rotações) e melhor consumo de combustível.  Resumindo: você até se esquece de que existe um câmbio, já que as reações do carro são perfeitas e quase imperceptíveis. 
 
Design
 
O novo Range Rover Sport apresenta um design arrojado, potente e robusto, que sugere uma condução mais esportiva e o posiciona de uma forma muito clara entre o Range Rover Vogue e o Range Rover Evoque, compartilhando traços de personalidade cravados no DNA Range Rover. 
Com um ângulo do pára-brisas baixo, um perfil aerodinâmico arredondado e um teto flutuante que começa mais alto na frente e vai se inclinando para baixo ao chegar na parte de trás, o novo Range Rover Sport é 8% mais aerodinâmico que o seu antecessor. Por outro lado, o novo Sport é 149 mm mais curto e 55 mm mais baixo que o novo Range Rover Vogue, além de pesar 45 kg a menos.
 
Apesar de ter sido desenvolvido em conjunto com o novo Range Rover Vogue e de partilhar características com o seu irmão, 75% dos componentes do novo Range Rover Sport são diferentes. É uma quantidade significativa de componentes exclusivos que influenciam diretamente no seu design e em sua personalidade. As rodas de 20, 21 e 22 polegadas completam o design distinto do SUV, com uma aparência extremamente esportiva. O HSE avaliado traz rodas de 21 polegadas de série. 
 
 
Suspensão 
 A distância máxima do solo foi aumentada para 278 mm (+ 51 mm) e o sistema de suspensão pneumática foi atualizado e varia automaticamente entre duas alturas na condução. 
 
O sistema de suspensão Adaptive Dynamics monitora o piso cerca de 500 vezes por segundo e, aliado ao controle pneumático de altura da suspensão ajustado automticamente, oferece ao condutor, em situações de alta velocidade, uma experiência incomparável de dirigibilidade ao contornar curvas com extrema estabilidade e sem a mínima rolagem da carroceria.
 
Fora de estrada, segujndo informa a Land Rover já que, nesta avaliação, o GuarulhosWeb não colocou o carro neste tipo de situação, a suspensão pode ser elevada e o condutor conta com a mais atual e inovadora geração do sistema “Terrain Response 2”, que seleciona automaticamente o modo mais indicado para cada tipo de terreno. 
É disponibilizado sistema de tração integral permanente que incorpora uma caixa de transferência com reduzidas para condições mais exigentes fora de estrada, com uma distribuição de 50/50 e capacidade de bloqueio em 100%.
 
 
o modelo conta com 
– 8 airbags 
– sistemas como ABS, EBA, EBD, DSC, HDC, entre outros
– Bancos em couro Oxford perfurado 
– Park Assist
– Câmera de ré-
– Geladeira no console central
– Ar condicionado de 3 zonas
– Sistema de áudio Meridian Surround com 19 alto-falantes incluindo subwooofer, entradas USB e iPod (828w de potência)
 
 
O pack de conectividade inclui:
Bluetooth, permitindo o controle do celular por meio da tela touch screen de 8 polegadas ou dos comandos no volante. 
Transmissão de áudio via Bluetooth, para reproduzir músicas armazenadas em um telefone ou outro dispositivo portátil pelo do sistema de áudio do veículo 
Conectividade USB ou iPods/MP3
Tela Dual View, que permite ao passageiro da frente assistir a um DVD enquanto, na mesma tela, o motorista enxerga informações úteis do carro como, por exemplo, o sistema de navegação
Sistema de fones de ouvido sem fio 
 
 
O novo Range Rover Sport também é equipado com sistema de entretenimento traseiro. Duas telas independentes de 8 polegadas posicionadas na parte traseira dos encostos de cabeça dos bancos dianteiros podem transmitir imagens diferentes de acordo com a vontade de cada um dos ocupantes dos bancos de trás, que contam com sistema de fones de ouvido sem fio e também entrada auxiliar para acoplamento de dispositivos externos, como um video game.
 

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