Repaginado pela primeira vez no início deste ano desde que foi relançando em 2010, o Novo Uno deixou de ser o carro básico de entrada da Fiat já há algum tempo. Nem é o mais barato oferecido pelo fabricante ítalo-mineiro, posto que é ocupado hoje pelo Palio Fire, uma versão anterior do compacto “premium” da marca. Com uma frente mais arrojada e algumas mudanças internas, a linha 2015 se torna ainda mais atrativa, quase que roubando o posto do irmão mais requintado.
O Auto News avaliou uma versão Way 1.0, que se apresenta como a mais aventureira da família, durante uma semana. Apresenta como principais diferenças alguns itens a mais de conforto e estilo, como barra longitudinal no teto, porta-luvas iluminado, conta-giros, faróis com máscara negra, lanternas traseiras fumê, suspensão elevada, tecidos de revestimento exclusivos, revestimento preto nas colunas das portas, anéis estéticos na grade dianteira, frisos laterais das portas com inscrição Way, detalhes estéticos nos para-choques dianteiro e traseiro e molduras nas caixas de roda.
O Uno Way se destaca também pelo nível de requinte interno, apesar de ser um modelo 1.0. Apresenta de série ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, faróis de neblina e quadro de instrumentos com display LCD de alta resolução com computador de bordo. Ou seja, é bastante completo e eficiente para quem não quer muito motor, mas não abre mão de conforto e tecnologia.
Com preço sugerido de R$ 37.354, conta com o motor Fire 1.0 Evo, que gera potência máxima de 73 cv e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com etanol, a potência é de 75 cv e seu torque chega a 9,9 kgfm a 3.850 rpm. Na mão, durante a avaliação, quando abastecido com o segundo combustível, ele demonstrou um comportamento honesto. Nada de outro mundo. Comporta-se com a agilidade esperada para um modelo deste nível, sem comprometer demais quando é necessário exigir um pouco mais de força. Nada que algumas reduções rápidas de marcha, numa subida de serra, não resolvam.
No consumo de combustível, fica na faixa dos 10 km/l com etanol na estrada e próximo dos 8 km/l na cidade. Isso sem o ar condicionado acionado. Quando o calor lá de fora fica insuportável e o equipamento é ligado, as marcas caem bastante, já que se torna necessário pisar mais e exigir mais do motor para manter o desempenho esperado.
Versão avaliada fica perto dos R$ 43 mil
O Uno Way avaliado veio recheado de itens opcionais, que o tornam um carro muito mais interessante. Porém, tudo tem seu preço. Se incluir os sete pacotes disponibilizados pela Fiat, ele pode chegar a R$ 42.970,00. São detalhes que tornam o carro mais agradável e bonito, além de aumentar o conforto e o número de equipamentos tecnológicos.
Entre os itens a mais, estão 3° apoio de cabeça traseiro rebaixado, apoia-braço central no banco do motorista, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, console porta objetos no teto, volante com regulagem de altura, rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, Viva-voz Bluetooth® e função Audio Streaming – inclui volante com comandos do rádio e telefone, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré). Tem ainda alarme antifurto, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, ambiente interno na cor preta, sobre-tapetes exclusivos em carpete, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve.
Itens de série
Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
Ar-condicionado + Para-brisas degradê
Calotas integrais exclusivas Way
Computador de Bordo
Console central com porta-objetos e porta-copos
Desembaçador do vidro traseiro
Detalhe estético inferior cinza nos para-choques dianteiro e traseiro
Detalhes internos na cor Grafite (Maçanetas, aros das saídas de ar, volante)
Direção hidráulica
Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Econômetro
Embreagem com acionamento mecânico
Faróis com máscara negra
Faróis de neblina
Fiat Code 2ª geração
Follow me home
Indicador para troca de marchas (Shift up/down)
Maior altura em relação ao solo
Quadro de instrumentos iluminado com display LCD de alta resolução equipado com Computador de Bordo comandado por teclas no volante
Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
Revestimento externo na coluna central das portas
Rodas de aço estampado 5.5 x 14" + Pneus 175/65 R14 (Baixa resistência a rolagem)
Vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento
Volante com detalhe na cor Grafite