Carro

AVALIAÇÃO – Onix Effect, o compacto da Chevrolet personalizado de fábrica

No Salão do Automóvel de São Paulo, no ano passado, a Chevrolet mostrou o conceito Onix Effect, com apelo todo esportivo. Naquela versão, inclusive a motorização seria um passo adiante em relação aos modelos de série equipados motores 1.0 e 1.4. Tinha o 1.8 do Cruze, numa relação que ficaria inviável comercialmente pelos custos. 
 
Mesmo assim, a Chevrolet não perdeu tempo. Para agradar o consumidor, tratou de colocar em fabricação uma série especial Onix Effect que, se não tem uma motorização mais brava, conta pelo menos com um visutal bem interessante. O GuarulhosWeb avaliou o modelo durante uma semana, equipado com motor de 1.4 litro flex com 106 cavalos. A transmissão é manual, de cinco velocidades, combinando com a proposta do carro. Ou seja, nada de excepcional. 
 
A diferença está exatamente no acabamento esportivo, combinado com uma extensa lista de itens de conveniência, conforto e segurança. Conta com spoiler dianteiro, saias laterais, aerofólio e extrator na traseira. Outro elemento que chama a atenção no carro é o teto pintado em preto alto brilho, criando efeito parecido com o de uma cobertura de vidro. 
 
Série especial se destaca pelo visual
 
Durante a avaliação, o Onix Effect se comportou como um modelo de série, sem qualquer diferenciação em relação ao LTZ. Consumo honesto de combustível, acima dos 12 km/l na estrada com gasolina, facilidade em retomadas, ágil no trânsito urbano. Mas ele se diferencia dos irmãos mais comportados pela aparência. É o típico carro que já vem personalizado de fábrica. Será difícil querer colocar algo a mais no modelo. 
 
Vem com grade toda preta, faróis com máscara negra, luzes de neblina, lanternas com detalhes escurecidos, rodas aro 15 em tom grafite, pneus 185/65 e decalques coloridos no capô, nas laterais e na tampa do porta-malas. Fora a logomarca “Effect”, na porta, que se completa com retrovisores e os adesivos da coluna B em preto brilhante, dando amplitude à área envidraçada. Já o teto de mesma tonalidade garante maior fluidez ao.
 
 
Por dentro, toques de esportividade
 
Por dentro, o Onix Effect também não decepciona. O volante tem empunhadura mais espessa e base reta, igual ao de bólidos de competição. Conta com revestimento em couro, além teclas de controle do sistema multimídia Chevrolet MyLink. Os botões permitem ao condutor mudar as estações do rádio e fazer ou aceitar ligações telefônicas.
 
Assim como as molduras das saídas de ar no painel, o volante traz acabamento em vermelho acetinado. Há ainda tapetes bordados e quadro de instrumento com grafismo alusivo à nova versão. Ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista envolventes com regulagem de altura, alerta para esquecimento do cinto de segurança, travas e vidros elétricos dianteiros com comando na chave, freios ABS com EBD e airbag duplo, por exemplo, são itens de série.
 
Ficha técnica 
Motor 1.4 SPE/4
Cilindrada 1.389 cm3
Potência máxima Etanol: 106 cv a 6.000 rpm / Gasolina: 98 cv a 6.000 rpm
Câmbio Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Roda: 15 x 5,5 (alumínio – Effect) 
Pneus: 185/65 R15
Distância entre eixos (mm): 2.528
Comprimento total (mm): 3.930
Largura carroceria (mm): 1.705
Altura (mm): 1.484
Porta-malas (litros): 280
Carga útil (kg): 377
Tanque de combustível (litros): 54
Velocidade máxima (km/h): Etanol: 180 / Gasolina: 180 
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Etanol: 10s4 / Gasolina: 10s5
Preço R$ 48.971,00
 
 

Tags
Posso ajudar?