Carro

AVALIAÇÃO – Ford Ka+, um sedã pequeno que oferece um tanto a mais

Lançado no segundo semestre do ano passado, o Novo Ka chegou ao mercado para tentar alavancar as vendas da Ford, classificada há décadas como a quarta fabricante brasileira. O modelo mais compacto da marca ganhou corpo para brigar em melhores condições com uma concorrência cada vez. Depois de avaliar um modelo hatch com motor 1.0 três cilindros, desta vez andamos durante uma semana com o Ka+ sedã com motorização 1.5, na versão SEL, a mais completa e mais cara da família. 
 
De cara, o carro agrada. Mas fica uma sensação que ele extrapola os limites de um Ka, já que – apesar de figurar como compacto – se apresenta como um sedã com bom espaço interno e dimensões externas não tão reduzidas assim. O motor 1.5 sobra em comparação com o modelo de entrada 1.0, que se ajusta mais ao pequeno Ford. Explica-se: o ganho não é tão grande assim para compensar o investimento a mais. Custa R$47.490, ou seja, R$ 12 mil mais caro que o modelo de entrada. 
 
Mas se é para gastar mais que se aproveite – e bem – tudo o que o carrinho oferece. E não é pouco. Vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, chave tipo canivete com controle remoto, rádio MyConnection com Bluetooth e compartimento MyFord Dock no painel para fixação de celular e GPS, desembaçador traseiro, ajuste de altura da coluna de direção e tapetes  de carpete, além de airbag duplo e freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC). 
 
Há ainda sistema de conectividade SYNC com CD e MP3-player, conexão Bluetooth, USB, comandos de voz, controles de áudio e telefone no volante, sistema AppLink para acesso a aplicativos do celular e Assistência de Emergência. Para completar, a versão top avaliada SEL tem ainda controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, rodas de liga leve 15", pneus verdes 195/55, faróis de neblina, computador de bordo, alarme volumétrico, ajuste de altura do banco do motorista, grade dianteira com aplique cromado e lanternas traseiras escurecidas.
 
 
Desempenho é bastante satisfatório
 
Se o Novo Ka já agradou quando oferecido com motor 1.0 12V TiVCT, que gera 85/80 cv de potência, imagina o que ele faz com o 1.5 16V Sigma, que oferece 110/105 cv, ambos com selo A de eficiência do Inmetro. Ao volante, em estrada, uma direção tranquila e eficiente. Trocas de marchas suaves e reduzidas sem qualquer problema, quando necessário. Numa subida de serra, porém, o desempenho fica parecido com o do motor 1.0, quando é necessário baixar para quarta para manter a velocidade, isso com dois ou três ocupantes a bordo. 
 
Na cidade, um pouco mais de força, é verdade, nas saídas e retomadas. Parece mais esperto, mas mesmo assim sem grandes diferenças para o modelo 1.0, que também se sai bem em meio ao trânsito urbano. No consumo de combustível, porém, ele é um pouco mais gastão, fazendo em torno de 9 km/l com etanol na estrada, o que não é nada mal. O 1.0 consegue fazer em torno de 11 por litro. 
 
 
Destaques da versão SEL do Ka+  
 
Porta-malas – 445 litros
21 porta-objetos da cabine
– compartimento para celular, 
– porta-copos e latas, 
– tomada de força e entrada USB no console, 
– rede multiuso do lado do passageiro
– espaço para acomodar duas garrafas (de 1 litro e 600 ml) e um guarda-chuva.
–  controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), 
– assistente de partida em rampas (HLA),
– rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15, 
– faróis de neblina, 
– computador de bordo, 
– alarme volumétrico, 
– ajuste de altura do banco do motorista
 

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