Com o avanço das minivans, as peruas pequenas e quase médias perderam mercado no Brasil. Tanto que vários modelos de sucesso desapareceram no mercado. Volkswagen e Chevrolet desistiram da Parati e do Corsa Wagon faz tempo, apesar da primeira ter a SpaceFox em seu portifólio. A Fiat ainda mantém a produção da Weekend. A Ford não tem nada parecido desde os tempos do Escort SW. Isso só para ficar entre os quatro fabricantes nacionais.
Mas essas idas e vindas da indústria reserva novos capítulos. A Volkswagen acaba de apresentar o Golf Variant, modelo baseado no Novo Golf que – segundo o fabricante – “chega para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança no mercado brasileiro”.
Produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, o modelo foi exibido no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo (2014), quando obteve excelente aceitação do público. Oferecido nas versões Comfortline e Highline, o Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O primeiro custará a partir de R$ 87.490 e o segundo, por R$ 94.990.
Ambas as versões do Golf Variant têm esse motor combinado exclusivamente à transmissão automática DSG de sete marchas, com função “Tiptronic” (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).
O Golf Variant oferece grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros. Com 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback, o Golf Variant mede 4.562 mm. Seu desenho traz as mesmas e impactantes linhas do modelo do qual deriva, em especial até a coluna central (“B”).
O Golf Variant é, a exemplo do hatchback, equipado de série em ambas as versões com sistema start/stop. É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Multicollision Brake”, sistema de frenagem automática (se o veículo estiver envolvido em uma colisão, o recurso aciona automaticamente os freios do carro após o impacto inicial). São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.
Interior
O Golf Variant se beneficia dos conceitos da MQB para espaço na cabine. A altura em seu interior é de 981 mm na dianteira e de 980 mm na traseira. Os passageiros do banco traseiro têm ótimo espaço para as pernas. O espaço para os cotovelos também é excelente, de 1.469 mm na dianteira e de 1.441 mm na traseira.
Em seu interior, o Golf Variant também ultrapassa as fronteiras de sua categoria em termos de qualidade de materiais, aparência e design. O amplo console central remete a veículos de classes superiores.
Sob o módulo de informação e entretenimento, montado bem ao centro do painel, estão os controles bem distribuídos do sistema de climatização. Segue-se a parte inferior do console, que se prolonga até alinhar-se com o grande apoio de braços central. Há um porta-objetos maior oculto sob o apoio de braços central, que pode ser ajustado no sentido longitudinal e em altura.
Os comandos dos vidros elétricos são colocados ergonomicamente nos apoios de braços. No lado do motorista, à frente da maçaneta da porta, fica o controle de ajuste dos espelhos elétricos. Os painéis de acabamento das portas são decorados com a interseção de duas linhas curvas que separam inteligentemente suas áreas funcionais: apoio de braço, maçaneta, porta-objetos e alto-falante.
Na versão Highline, o sistema de iluminação ambiente proporciona excelente luminosidade e uma elegante atmosfera noturna. A iluminação branca dos botões e interruptores ressalta a sensação de requinte.
Desempenho
O Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor.
Esse motor desenvolve potência de 140 cv a partir de 4.500 rpm, estendendo-se até 6.000 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm, surge já a apenas 1.500 rpm, mantendo-se pleno a até 3.500 rpm – a extensa faixa de ocorrência do torque máximo e da potência demonstra a elasticidade e a eficiência do motor.
Os números de desempenho mostram o lado esportivo do Golf Variant: são apenas 9,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h. O tanque de combustível tem 50 litros de capacidade. Seu peso em ordem de marcha é de 1.357 kg.
O Golf Variant tem também excelente diâmetro de giro de apenas 10,9 metros (sua direção tem assistência elétrica), o que facilita na realização de manobras em locais de espaço reduzido e em estacionamentos.