Sua esposa saiu de carro e você não faz idéia se ela foi fazer à manicure, ao shopping ou está no trabalho? Seu filho pediu as chaves de sua máquina para dar um rolê com os amigos, mas você não se aguenta de curiosidade para saber em que canto ele se enfiou? Alguns aplicativos de smartphones oferecem o compartilhamento de localização, mas basta esquecer o equipamento em algum lugar ou deixá-lo estrategicamente nas mãos de alguém para sua busca ser em vão, não é verdade?
Mas antes que você pense em implantar um chip em sua esposa ou filho, a Chevrolet já oferece no Brasil uma solução muito eficiente que, além de localizar em tempo real onde está o automóvel, oferece outras informações bem bacanas, como velocidade limite excedida, algo bastante interessante ainda mais se seu filho acaba de deixar as “fraldas” da adolescência.
Essas são algumas das comodidades oferecidas pelo OnStar, um serviço oferecido pela Chevrolet primeiramente no Cruze 2016 e agora também nas versões top de linha do Cobalt. Muito mais que um rastreador, o equipamento é bastante inteligente, como o GuarulhosWeb pode avaliar durante uma semana com um Cruze LTZ.
A partir do celular, é possível monitorar o caminho seguido pelo carro, desde o momento em que ele sai de sua garagem. Se o carro se movimentar, você recebe um aviso. Se ele ultrapassar uma determinada velocidade pré-estabelecida, o OnStar emite um sinal. Se você deixa o carro no estacionamento de um shopping lotado, basta acionar o serviço que o celular o levará até o local exato. Há ainda a possibilidade de você abrir ou fechar o carro à distância e até acionar sua buzina.
Fora essas inovações, o OnStar permite que você se comunique com uma central, com atendentes prontos a prestar as mais diversas informações 24 horas por dia. Basta apertar um botão instalado no retrovisor para puxar o bate-papo. Geralmente, o OnStar atende em menos de 30 segundos e informa locais de interesse, passando para o sistema MyLink o caminho a seguir. Se você pedir, ele pode monitorá-lo ao longo do caminho. Qualquer desvio de rota, o sistema volta a ligação para saber se está tudo bem.
“Por favor, você pode me informar o endereço do Parque Shopping Maia, em Guarulhos?”. Em instantes, além de passar o nome da rua, o atendente encaminha o mapa que aparece no sistema MyLink, no centro do painel. Durante a avaliação, em apenas um acionamento o sistema demorou mais de três minutos para completar a chamada, além de mais um para responder ao condutor.
Graças a um chip de celular instalado no carro, ele faz essa comunicação em áreas cobertas pela operadora. Por isso, o OnStar pode entar em contato com o carro mesmo sem ser acionado, em casos de emergência. Por meio de sensores instalados pelo automóvel, como nos airbags, ele pode identificar uma situação em que motorista e passageiros precisam de socorro imediato, enviando uma ambulância do Samu para o local, já que ele consegue monitorá-lo o tempo todo. Por razões óbvias, o GuarulhosWeb não precisou realizar este teste e ficou apenas na teoria. Melhor foi usar o serviço de concierge e solicitar uma reserva em um restaurante da região para quatro pessoas. Sim, ele faz isso.
Quanto custa tudo isso? A Chevrolet embutiu o OnStar no preço do carro. Somente depois de um ano, o proprietário irá pagar uma taxa pelos serviços. Por outro lado, pelos sistema de monitoramento, a tendência é que os valores sejam cobertos pelos descontos que serão obtidos no seguro do carro.
E o carro?
Mas nem só de OnStar vive o Cruze 2016. Agora, o câmbio automático de seis velocidades passa a ser item de série em todas as versões. No visual, ele mantém as recentes mudanças visuais na parte frontal da carroceria. O para-choque, por exemplo, foi redesenhado e recebeu luzes diurnas com LEDs localizados sobre os novos faróis auxiliares.
Na reestilização o Cruze recebeu também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as versões LT e LTZ.
O Chevrolet Cruze conta com controles eletrônicos de tração e de estabilidade, multimídia com tela de sete polegadas e, agora, o OnStar.
A chave computadorizada consegue abrir e fechar os vidros à distância, além de acionar remotamente a ignição e, assim, climatizar a cabine. Este item de é uma das exclusividades da versão LTZ avaliada, que traz ainda retrovisores externos com rebatimento elétrico; sistema multimídia com bluetooth, navegador e comando de voz em português; acabamento interno premium com bancos; portas e painéis revestidos em material bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, acabamento comum apenas em modelos de segmentos superiores.
O Cruze é equipado com o moderno Ecotec 1.8 Flex (até 144 cv), que reúne diversos sistemas de ponta para motores aspirados. Já a transmissão automática adaptativa de seis velocidades é capaz de realizar reduções duplas e triplas quase que instantaneamente. O motorista também pode realizar as trocas de forma manual por meio do sistema "Active Select".
Por ser inteligente, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o controle de cruzeiro está acionado, a fim de manter estável a velocidade selecionada em declives.
Com as evoluções mecânicas promovidas no veículo no fim do ano passado, o modelo ficou mais ágil e econômico no trânsito. Isso é resultado da maior disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto de troca de marchas.