A picape mais vendida no Brasil durante quase duas décadas se renova mais uma vez. A Chevrolet apresentou à imprensa especializada, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Nova S10, que chega às revendas neste mês em um patamar de sofisticação e modernidade nunca antes encontrados em picapes médias nacionais.
E não é só mais uma cara bonitinha e moderna que se apresenta. A parte estrutural do modelo foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio são novos; os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados. Tudo para garantir aos usuários, além da força de uma todo terreno, o conforto de um automóvel.
A S10 ganha direção elétrica inteligente, que garante melhor dirigibilidade, principalmente em trechos urbanos. O sistema compensa inclinação da via em longos percursos e reduz trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas. Ainda segundo o fabricante, a picape chega até 5% mais econômica em relação à versão anterior, graças à utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e de soluções aerodinâmicas inovadoras. Mas continua sendo a mais potente e forte do segmento, tanto na configuração 2.8 TurboDiesel (200 cv) como na 2.5 Flex (206 cv).
Durante avaliação, quando o GuarulhosWeb pode andar tanto ao volante, no banco dianteiro e no traseiro, em revezamento com outros jornalistas, por mais de 400 quilômetros em rodovias e estradas de terra, entre Ribeirão Preto e Brotas, no interior de São Paulo, a S10 foi aprovada com louvor. Em sua versão com motor diesel, a potência aflora conforme se pisa no acelerador. Obter velocidades próximas ao 180 km/h não é tarefa nada difícil em condições de teste. Com o carro completamente à mão. Nada de vibrações ou ruídos indesejáveis. E um banho de conforto, sofisticação e tecnologia embarcados.
Em uma pista off road, dentro de uma fazendo, o modelo – uma High Country – superou com extrema facilidade até mesmo os obstáculos mais difíceis. Ou seja, muito mais que uma cara bonitinha ou um automóvel de luxo para desfilar pela cidade.
Nova identidade visual
Do ponto de vista estético, a versão 2017 da picape é logo percebida pela nova identidade visual -em sintonia com o DNA global da marca. As mudanças evidenciam a robustez e o prestígio do produto. A maioria das novidades está na cara, ou menor, na parte dianteira. O capô ganhou esportividade com a cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram completamente redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED (DRL), conferindo uma assinatura luminosa peculiar ao modelo.
O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.
Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as rodas de alumínio inéditas. Elas ajudam a reforçar a percepção de que a picape está maior e mais requintada. São aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas, representando um upgrade para o modelo LTZ (luxo). Já no topo de linha High Country, esse tamanho de roda é tradição.
Na traseira da Nova S10, a novidade aparece na tampa da caçamba, que a partir de então pode vir com uma discreta câmera de ré embutida na maçaneta, preservando assim o visual harmônico do conjunto. O compartimento de carga ganha diferentes tipos de cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LED.
Por dentro, sofisticação de automóvel
A Nova S10 vem tão sofisticada por dentro, que nem parece uma picape. Os materiais são mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria.
O quadro de instrumentos é bastante completo e de fácil leitura. Ele pode incluir computador de bordo de última geração com informações abrangentes, como navegação, velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo –relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.
O computador de bordo ainda possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus. Um alerta é dado quando algum deles sai da especificação recomendada pelo fabricante.
O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar majoradas e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay.
Na prática, isso significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do usuário. E o melhor: com a opção de comandos de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito.
Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes revestimentos dos bancos. Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor.
Novos itens
– Acendimento automático dos faróis,
– Sensor de chuva,
– Retrovisor central eletrocrômico,
– Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras,
– Sensor de estacionamento dianteiro,
– Acionamento remoto da ignição,
– Vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio da chave,
– lanternas e luzes de neblina,
– ar-condicionado digital com oito velocidades,
– rebatimento elétrico dos retrovisores externos,
– banco do motorista com ajustes elétricos,
– controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS),
– assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC)
PREÇOS
Motor 2.5 Flex
LT – R$ 97.890
LTZ – R$ 113.690
Motor Diesel
LS – R$ 105.590
LT – R$ 127.290
LTZ – R$ 150.190
High Country – R$ 167.490